Guerra civil no Brasil: áudio falso fala de guerra fraterna entre militares

By | 03/03/2015

Boato – Alerta de membro do Exército aponta que o Brasil está próximo de uma guerra civil fraterna entre militares de direita e de esquerda.

Uma grande manifestação para que a presidente Dilma Rousseff saia do poder está marcada para o dia 15 de março. É claro que o evento está gerando algumas perspectiva e nem todas são verdadeiras (como, por exemplo, a informação de que Lula estaria preparando um exército para atacar os manifestantes).

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Boato diz que pode acontecer uma guerra civil no Brasil

Boato diz que pode acontecer uma guerra civil no Brasil

No meio de tudo isso, áudios de alerta começaram a circular via WhatsApp. Um deles dava conta que o Brasil passaria a ter um confronto entre militares de direita e de esquerda após a possibilidade de revolução militar no Brasil.

De acordo com o áudio, a inteligência do Exército apontava que militares de direita e da reserva vão tentar tomar o poder, mas vão enfrentar, antes disse, militares de esquerda, Força Nacional e Exércitos de países vizinhos. Escute e veja um dos textos que acompanha a postagem:

TEM QUE SER DADO UM BASTA NESSA PALHAÇA

GUERRA FRATERNA SE TRANSFORMANDO NUMA GUERRA CIVIL QUE É BEM PIOR – A GRAVIDADE É INTENSA……

NÃO TEM NINGUÉM AQUARTELADO – ESTÃO TODOS EM CAMPO

OUÇAM COM ATENÇÃO E SAIAM TENTANDO CONFIRMAR – Prestem a máxima atenção no que está sendo dito: “INTERVENÇÃO MILITAR DE DIREITA CONTRA UMA INTERVENÇÃO MILITAR DE ESQUERDA”

Vamos aos fatos. O primeiro ponto é que a voz que dá a mensagem sequer se identifica. Além disso, ele também fala que recebeu a informação da “inteligência do Exército”. Essas informações vagas são típicas de boatos na internet.

Além disso, ele fala sobre possibilidade de intervenção militar tanto de direita como de esquerda. Já esclarecemos aqui no Boatos.org que é nula a possibilidade impeachment de Dilma (salvo que algum escândalo político envolvendo ela diretamente venha à tona). Se isso é difícil, imagine um golpe militar.

Ele cita o termo “guerra fraterna”. Tentamos dar uma busca sobre o que seria isso e… adivinha: não encontramos nada. Ele também fala sobre exércitos vizinhos invadirem o Brasil. Vamos pensar no caso da Venezuela. Maduro já tem problemas suficientes por lá. Ele não caçaria mais problemas no Brasil.

Por total falta de provas e mesmo argumentos lógicos, podemos atestar que o áudio sobre a guerra civil fraterna no Brasil não passa de mais uma teoria da conspiração que circula na internet.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora (e amiga) Lídia Neves. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

20 thoughts on “Guerra civil no Brasil: áudio falso fala de guerra fraterna entre militares

  1. Alves

    É “nula a possibilidade de Impeachment” de Dilma: Estamos em outubro e tudo está se confirmando. Haverá impeachment, Dilma resistirá a entregar o poder e haverá guerra civil. Devemos rezar o terço diariamente pela paz em nossa nação e se preparar para o pior!!!

    Reply
  2. Wilson

    Então coloca ai mais um ponto a ser elucidado, o Foro de São Paulo não existe é um boato?

    Reply
  3. tarantino

    A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.

    Reply
  4. carlos

    O maravilhoso da guerra é que cada chefe de assassinos faz abençoar suas
    bandeiras e invoca solenemente a Deus antes de lançar-se a exterminar a seu
    próximo.”

    Reply
  5. Airton Junior

    Não pense que seja mentira também, eu tenho ouvido de pessoas do próprio exercito, qual a função do exercito? proteger o povo, se houver conflitos, e se não resolverem urgente essa situação, é melhor prevenir do que remediar. Talvez não esteja ao ponto de guerra, mas que o exercito deve estar desaquartelado, com certeza. Acontece que o País está dividido entre esquerda e direita. O que não pode ocorrer é o confronto direto, e, existe um tremendo descontrole do governo., o povo está se sentindo enganado, na minha opinião, vamos rezar para que isto seja apenas boatos.
    Pense um pouco, Comissão Nacional da Verdade, o povo está se sentindo enganado, o babaca do Lula falando em exército do MST, apoio do Nicolás Maduro á Dilma, o vídeo está no Youtube, inclusive com oficiais do exército sentado ao seu lado esquerdo no discurso e aplaudindo no final. Não podemos esquecer dos militares da Venezuela que vieram para o Brasil preparar guerrilheiros do MST, sem concentimento do Ministério da Defesa.
    Pense bem meu amigo.

    Reply
  6. Carlos

    Quem ganha com isso são os mercados. Bobagem

    Reply
  7. Junior

    Fiquem atentos pois PT tem militantes espalhando mentiras em sites, pode ser verdade sim!

    Reply
  8. Flávio

    Sendo verdade ou não, vamos orar, de verdade, pedindo a intervenção de Deus e as bênçãos de Maria. Somente Deus pode nos ajudar. A oração de todos é sugerida por Maria como forma de implorar perdão a Deus e pedir pelo povo. Peçamos por nós mesmos e nossas famílias.

    Reply
  9. Anonimo

    Boa Tarde.
    Todo rumor .. sai de algum foco. Não duvido de coisas terríveis que estão por vir… Ninguém sairia inventando coisas neste nível… “infantil”… e é como aquele antigo ditado… onde há fumaça a fogo…. se atentem… pode ser verdade sim.

    Reply
  10. Kaique valente

    Se é verdade, porque ainda não falaram isto, nos jornais ?

    Reply
    1. jota

      Porque a imprensa é uma concessão pública e deve favores a eles por isso apresenta outras besteiras para desviar as atençôes da sociedade

      Reply
  11. Kaique valente

    Se é verdade, porque ainda não falaram isto, nos jornais ?

    Reply
  12. Patrick

    Bom o fato de estocar alimento é realmente uma medida preventiva do exercito.
    O fato que essa noticia foi publicada primeiramente pelo site antinovaordemmundial e 5 dias depois surge um video desses ja desmente uma boa parte.
    Existe o soldado, cabo, sargentos e sub tenente, depois que vem os oficiais, ou seja um sargento não teria uma informação confidencial.
    Sargento se apresentaria como 1°, 2°, 3° sargento. Não somente como sargento.
    Não seria um sargento que iria oficialializar a informação, sempre é um comandante ou ministro.
    Por fim 4×1 decreto boato de internet.
    Não podemos discartar a hipotise de uma guerra civil pois a maior parte votou na dilma, e o restante não quer, o exercito pode intervir por causa desses inteligentes alegando que até decidirem quem vai substituir, o problema que o tempo que ficam é um pouco longo.

    Reply
    1. Wilson

      Só sei que essa conversa já chegou nos quarteis e tem milicos dizendo a mesma coisa que o povo.

      Reply
  13. Michael

    Bom dia.
    Também sou cético à muitas informações que circulam.. primeiro atesto a veracidade para depois comentar com alguem, mas…. e se…. esse audio foi feito por pessoas ligadas realmente aos fatos e simplesmente lançaram propositalmente na mídia por esse caos estar à porta? Como vocês identificariam suposta verdade? .. ou apenas inserem contextos para dizer que isso ou aquilo é falso, é boato.. até porque se for verdade vocês publicariam que REALMENTE é verdade? … até porque também, o nome do site não permite, ao meu ver…
    … isso pode não ser boato… mas.. esperamos que seja !!
    Mike

    Reply
  14. CharlieVox

    Eu estava querendo compartilhar o seu conteudo, mas achei muito SUJA de propaganda esta página… mas excelente comentários, e digo mais que isto pode até ser de algum militar que esta sendo inflamado por algum cabeça grande para divulgar as mentiras e sofismas e terem credibilidade diante da sociedade por serem militares dando tal feedback…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *