Gleisi Hoffmann disse “vou esmagar Sérgio Moro” #boato

Boato – Irada com Operação Lava Jato, senadora Gleisi Hoffmann disse que vai esmagar Sérgio Moro e expulsá-lo de Curitiba.

A Operação Lava Jato está, sem dúvida, fazendo um estrago na política brasileira e no PT. Em meio a tudo isso, os militantes mais simpáticos ao partido não poupam críticas ao juiz Sérgio Moro. Por outro lado, quem não gosta do PT detona os políticos a cada decisão da Justiça. E, no meio do fogo cruzado, boatos aparecem.

Gleisi disse que vai esmagar Sérgio Moro, diz boato
Gleisi disse que vai esmagar Sérgio Moro, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A última história que está circulando online tem a senadora Gleisi Hoffmann como protagonista. Na mesma semana em que ela e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, viraram réus no STF, uma declaração que teria sido dela começou a circular online. Leia:

ÓDIO MORTAL!!! Gleisi Hoffmann promete: ”vou ESMAGAR Moro”

Estilo Gleisi  famoso em Curitiba. Soberba, autoritária, ambiciosa e centralizadora, se acha o 3º caroço do abacate. Destemperada e barraqueira, se orgulha em afirmar  que num debate não  tem pra ninguém. Folgada por natureza,  insuportável após  ganhar costas quentes ao casar com homem poderoso e sem noção, ao se eleger Senadora, financiada pela máquina do  PT. Sempre pendurada em Dilma  Rousseff. Se achava a legítima  Primeira Dama Bionica. A inatingível,  acima do bem e do mal. Rainha de Curitiba.

A prisão  do marido arranhou o que mais preza na vida.  A Soberania  na Alta Sociedade da Cidade  Sorriso. Deixou  de ser a número  1, em listas  de convidados,  em Festas  VIPs. Acabou o Glamour.  Carruagem só  não virou abóbora,  porque seu caso está mais  pra mandioca de Dilma.

Ódio mortal contra  Moro, ecoa de Santa Felicidade  a Los Angeles,  passando pela Rua das Flores e Batel. Não  entende como um juizinho de primeira estância  tenha ousado  tanto e jura vingar. Garante esperar poeira abaixar.  Esse pesadelo temporário passará,  Lula reassumirá pra botar essa gentinha no seu devido lugar, pra mostrar a Moro, ter mexido com pessoa errada. Afirmou  para amigos.

– QUANDO EU ACABAR, ELE E  SUA LAIA SAIRÃO  DE CURITIBA  COM RABINHO ENTRE AS PERNAS.  ME AGUARDEM.

Gleisi Hoffmann disse “vou esmagar Sérgio Moro”?

Por mais que o texto acima esteja horrivelmente mal escrito, ele foi muito compartilhado em redes sociais. Mas será mesmo que Gleisi Hoffmann falou que iria esmagar Moro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Uma lida no texto já aponta que ele não diz coisa com coisa. Para começar, o título fala que ela disse que “iria ESMAGAR (em caixa alta) Moro”. O grande detalhe é que não há nenhuma menção à frase do título dentro do texto. Coesão nota zero.

Para além disso, a própria forma que o texto é escrito (com erros de vírgulas, de digitação e ortografia que matariam um professor de português) e o caráter opinativo deixa claro que a história não deve ser levada a sério.

Mesmo com tudo isso, resolvemos pesquisar quais seriam as referências da história. Descobrimos que ela surgiu em um blog em julho deste ano e viralizou por meio dos sites Pelo Amor de Deus e Jornal do País. Os dois sites que ajudaram a “bombar” a história são de um grupo conhecido aqui no Boatos.org: de sites que vivem lançando boatos.

É só olhar na lista de notícias de cada um deles. Os boatos vão desde a aceitação da cassação de Jean Wyllys passa pelo “esporro” que Temer teria dado no apresentador Fausto Silva e vai até a “surra” que Lula teria tomado em Natal. Ou seja, credibilidade zero. Mas você me pergunta: saiu em algum outro lugar? Eu respondo que não.

Com toda a análise do conteúdo e pela falta de fontes confiáveis, podemos afirmar que Gleisi Hoffmann não falou que iria esmagar Sérgio Moro. Ela pode até não morrer de amores por ele, mas não deu a tal declaração.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)