Foto de Joaquim Barbosa rasgando a Constituição no STF é falsa

Foto fake que mostra Joaquim Barbosa rasgando Constituição no STF

Foto fake que mostra Joaquim Barbosa rasgando Constituição no STF

Boato – Na sessão do dia 13 de setembro, uma foto flagrou Joaquim Barbosa rasgando a Constituição Brasileira em frente a colegas no STF. A impunidade do mensalão teria motivado a atitude.

Dos personagens que circulam em Brasília, o ministro Joaquim Barbosa é um dos que mais tem o nome atribuído aos boatos na internet. O atual presidente do STF só perde para integrantes do PT quando o assunto são os hoaxes que viralizam na web.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

A última informação sobre o ministro que tomou conta de blogs e das redes sociais dá conta de que ele teria rasgado a Constituição durante uma sessão do STF. Confira o texto que tem circulado nas redes sociais:

Na secção da última sexta dia 13/09/13 o ministro Joaquim Barbosa presidente do supremo tribunal federal rasga a constituição Brasileira na frente de vários colegas do Supremo e ele afirma: Somos o único caso de democracia no mundo em que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram. Somos o único caso de democracia no mundo em que as decisões do Supremo Tribunal podem ser mudadas por condenados .Somos o único caso de democracia no mundo em que deputados, após condenados, assumem cargos e afrontam o judiciário. Somos o único caso de democracia no mundo em que é possível que, condenados, façam seus habeas corpus, ou legislem para mudar a lei e serem libertos.

Ministro Joaquim Barbosa.

O texto começou a circular antes do último voto em relação ao pedido de embargos infringentes para 12 dos 25 condenados do mensalão. De acordo com o texto, Barbosa teria falado aos colegas do Supremo que o Brasil é o único país em que os condenados legislam contra quem os condenam, que condenados assumem cargos e legislam contra o judiciário.

Apesar de a história ser realmente forte, tudo não passa de um boato. A começar pela foto. Nota-se claramente que é uma montagem (por sinal, não muito bem feita). É possível perceber que a imagem do rosto de Barbosa está muito mais nítida que o fundo da imagem e que as folhas da Constituição estão muito mais borradas. Isso mostra que houve montagem.

Além disso, não houve sessão no STF na sexta-feira (13). A própria agenda do ministro mostrou que no dia 13 de setembro ele não teve compromissos oficiais. O banco de imagens do STF também não registrou fotos desse dia. Por fim, a notícia não saiu em lugar algum da mídia. Com isso, chegamos à conclusão de que, apesar de ser contra os embargos infringentes, Joaquim Barbosa não rasgou a Constituição.

, , , ,

46 Responses to Foto de Joaquim Barbosa rasgando a Constituição no STF é falsa

  1. lizete 7 de julho de 2014 Em 20:24 #

    Ele pode rasgar a biblia da constituiçao.

  2. Minos Adão Filho 18 de junho de 2014 Em 02:48 #

    O Brasil não precisa de justiceiro ou vingador, Barbosa tem que cumprir a Constituição. STF está refém do seu próprio presidente, Barbosa não tem mais condições de continuar integrando a Suprema Corte, ele é tão grosseiro e não respeita os colega que ficou sozinho, se ele não sair agora a turma bota ele pra fora, Barbosa abraçou a projeto da Globo agora vai ser fritado.

  3. Neumar 5 de junho de 2014 Em 01:28 #

    De fato é uma foto fake, mas que traduz perfeitamente o que “ele” fez com a constituição,
    a constituição não é o que ela diz e sim o que o “ministro” diz que ela diz.

  4. Jorge Eustaquio 2 de junho de 2014 Em 15:26 #

    ESTA IMAGEM NÃO APARECEU NA TELEVISÃO

    SOBRE A FOTO – VAMOS DIVULGAR PESSOAL, PARA O BEM DO BRASIL E DE CADA UM…
    Na seção da ultima sexta feira (28) o ministro Joaquim Barbosa presidente do supremo tribunal federal
    rasgou a Constituição Brasileira na frente de vários colegas do Supremo e afirmou:
    Somos o único caso de democracia no mundo em que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram. Somos o único caso de democracia no mundo em que as decisões do Supremo Tribunal podem ser mudadas por condenados. Somos o único caso de democracia no mundo em que deputados, após condenados, assumem cargos e afrontam o judiciário. Somos o único caso de democracia no mundo em que é possível que, condenados, façam seus habeas corpus, ou legislem para mudar a lei e serem libertos.

  5. Juan Carlo Winckler Albernaz 14 de março de 2014 Em 13:39 #

    Se querem um pais melhor, essa e a melhor ideia. Pois o Brasil carece de pessoas capacitadas (nao ganeralizando, mas especificando) para exercer o cargo de responsaveis pelo nosso dinheiro bem investido no nosso Brasil.
    Assinem a petição, por um Brasil melhor.
    http://www.avaaz.org/po/petition/Joaquim_Benedito_Barbosa_Gomes_Presidente_da_Republica_Federativa_do_Brasil/?naABSgb

  6. Carlos 13 de março de 2014 Em 19:19 #

    Valeu Joaquim, homens como vc deve ser presidente deste país que não tem vergonha de tanto escândalo, pais sem lei, sem justiça, sem emprego, sem saúde, sem educação, afinal não tem nada nem veregonha. Parabens Joaquim

    Carlos..

  7. Carlos 13 de março de 2014 Em 19:18 #

    Valeu Joaquim, homens como vc deve ser presidente deste país que não tem vergonha de tanto escândalo, pais sem lei, sem justiça, sem emprego, sem saúde, sem educação, afinal não tem nada nem veregonha. Parabens JOAQUIM..

  8. Roberto 13 de março de 2014 Em 12:13 #

    Com certeza ele não faria isso, pelo menos em publico, sabe das consequências. Uma montagem dessas é só pra fazer politicagem. E política no Brasil sempre foi feita através da politicagem, a diferença é que hoje as pessoas têm mais acesso as informações.

  9. TOTI 12 de março de 2014 Em 16:57 #

    Incrível, ontem dia 11 de março teve um jantar aqui em casa e uma das convidadas, advogada, muito cheia de certezas e opiniões, falou deste assunto com muita propriedade, descendo a lenha em Joaquim Barbosa…

  10. Maria Lucia 12 de março de 2014 Em 12:36 #

    Ele é muito íntegro para fazer isso literalmente, embora, em suas palavras durante o julgamento do mensalão tenha citado que a nossa Constituição Federal fora rasgada…o que para nós, brasileiros, significa exatamente a cena, sem a necessária demonstração do ato em si mesmo…

  11. deuza Oliveira 9 de março de 2014 Em 02:18 #

    Com a educação que ele tem mesmo que pudesse ele não faria isso, apesar que vontade não falta.

  12. Kasey 8 de março de 2014 Em 07:37 #

    Montagem com certeza. Se fosse no julgamento do supremo ele estaria usando uma capa, e não está, o ambiente no fundo não é o do plenário. Aquela gravata vermelha… ele sempre usa gravatas muito discretas. Quanto ao foco na foto, não sei bem, mas quando se foca algo de perto, o plano de fundo fica mesmo embaçado, e também ficam embaçadas as partes em movimento. Há também uma diferença na distância entre o pulso e a mão que não combinam. Quanto ao texto, reflete bem a realidade.

  13. Cássio 6 de março de 2014 Em 19:34 #

    Quem é essa Lívia só pode ser mulher de algum condenado.

  14. Victor 5 de março de 2014 Em 19:53 #

    Hehehe a montagem ficou horrivel velho >.<
    Garanto tal fato só ocorreu na mente dele mesmo.

  15. Josué 4 de março de 2014 Em 13:49 #

    Qualquer divulgação de inverdades que por ventura possa denegrir a imagem de alguém, deveria ser punida.

  16. O Oráculo 4 de março de 2014 Em 08:26 #

    Chupa Barbosa!!! kkkk

  17. Leonardo de Castro 3 de março de 2014 Em 17:13 #

    Mais uma da equipe de marketing do facebook. Mais uma mentira q visa compartilhamentos sem escrúpulos.

  18. ubirajara 2 de março de 2014 Em 12:45 #

    É UMA PENA… O QUE NA VERDADE SÓ IRIA MATERIALIZAR OS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS ANOS… E MOSTRAR MAIS UMA VEZ QUE O DITADO QUE: “todo mundo é igual perante a lei” É A MAIS PURA VERDADE… IGUAL ENTRE OS PARES… “e se bandidos julgam bandidos da mesma quadrilha o que o povo estava esperando”?

    • Francisco 3 de março de 2014 Em 18:59 #

      Verdade; gostei da sua explicação; um bando de safados manipulados julgando outros safados!

  19. jorge 18 de novembro de 2013 Em 02:07 #

    eu jorge do rio de janeiro,18/11/2013 , estou com tigo joaquim barbosa vai pracima deles.

    • braga 1 de janeiro de 2014 Em 12:27 #

      Parabéns Joaquim Barbosa
      Esperamos que ele seja presidente do nosso Brasil .Espero que faça a pena de morte para crimes .de estrupo, latrocínio
      , matadores .

  20. Jefferson 16 de novembro de 2013 Em 12:51 #

    Ah eles vão querer a todo custo tentar prejudicar a imagem de Joaquim não encontram nada na vida do cara q desabone a sua conduta, mas Deus está com ele. Mas, mesmo assim Joaquim não aceite tudo que te derem , não beba e não coma e cuidado com quem trabalha com vc , busque gente de total confiança. O passado dessa gente é nebuloso são capazes de tudo por dinheiro e mais ainda por vingança Deus com vc meu irmão e nossas orações também, um país inteiro depende de pessoas como o Sr. boa sorte e saiba que a maioria está contigo. Essa constituição deveria ser rasgada mesmo porque só favorece os ricos ,os assassinos, e os criminosos , o povo continua sem saúde, sem educação, sem transporte ,sem lazer e sem comida de qualidade, principalmente os que trabalham.

    • Paulo 11 de março de 2014 Em 15:19 #

      Será que não? dá uma pesquisada no google e ver quanto ele tem recebido só de perdas salariais. Ver quantos meses ele tem de férias em um ano, fora os recessos.
      Esse foi criado pela globo para defender os direitos dos poderosos. Foi só o PT falar em fazer uma reforma política q
      que os poderosos se desesperaram e querem derrubar o PT.

      • wanderson 11 de março de 2014 Em 20:57 #

        Paulo, você deveria estudar tanto quanto ele (Joaquim Barbosa) para gozar das regalias que ele tem. É inacreditável como as pessoas ficam bisbilhotando a vida das outras, não para elogiar seus esforços, mas para fazerem fofocas por despeito e inveja, é claro!. Isso é Brasil, Ops! Isso é o povo brasileiro.

      • RUBENS 11 de julho de 2014 Em 19:57 #

        O PT fazer reforma política? só pode estar de brincadeira né mesmo sr. Paulo! A única reforma política que o PT quer é transformar este maravilhoso País em comunista, assim como fizeram com Cuba em 1959. Acordo bobo, ainda dá tempo!

  21. Pedro 2 de outubro de 2013 Em 17:45 #

    Alguém achou que essa foto era real?

    • André 28 de outubro de 2013 Em 02:51 #

      A julgar pelos 55.764 compartilhamentos de (pelo menos) um dos post originais, muita gente simplesmente se deixar levar.

      • Rui 3 de março de 2014 Em 03:02 #

        Eu compartilhei em vários grupos, avisando as pessoas sobre a montagem pessimamente feita. Coisas de PTralhas.

        • Beto 1 de abril de 2014 Em 02:46 #

          Tolinho, tolinho. No mínimo votaria em Barbosa para presidente e Luciano Hulck para vice. kkkkkk.
          Já deve ter votado no Collor, Maluf e acredita em duendes. kkkkkk

        • Beto 1 de abril de 2014 Em 02:46 #

          Tolinho, tolinho. No mínimo votaria em Barbosa para presidente e Luciano Hulck para vice. kkkkkk.
          Já deve ter votado no Collor, Maluf e acredita em duendes. kkkkkk

    • livia 20 de novembro de 2013 Em 16:44 #

      O ministro demonstra que náo estava preparado para exercer o cargo máximo da Suprema Corte,. A comecar pelas declaracóes levianas que costuma publicar, e agora sobretudo por desrespeitar a Lei de Execucóes penais para fazer valer sua äncia de prender e perseguir os acusados do mensaláo. Talvez por ser uma pessoa cheia de rancor e infelicidade por ter que carregar o pesadelo de uma doenca infernal

      • vanmacedo 21 de dezembro de 2013 Em 00:56 #

        Lívia vc é petista? sendo ele (Joaquim) membro da mais alta corte nacional, que já tem o nome de SUPREMO, se ele não ter “ancia” para que estes LADROES da saúde, educação e de todos os direitos que é roubado do mais necessitados (povo brasileiro), fiquem no onde já deveriam estar a muito (CADEIA), quem mais terá, tal digo de passagem coragem, para fazer tal?

        • Ellen 9 de março de 2014 Em 15:03 #

          Uma coisa é ele perseguir bandidos, outra coisa é proteger outros!

          Ele está envergonhando nosso país, e o povo aplaude o novo Batman da Globo. Em breve teremos um novo Collor na presidência!

          http://www.megacidadania.com.br/video-e-2474-desmontam-a-ap470/

          • RUBENS 11 de julho de 2014 Em 20:02 #

            Ele está protegendo quem? Ora será que quem desvia dinheiro público não é bandido?

      • Henry Viana 3 de março de 2014 Em 20:35 #

        Quem que vai condenar os bandidos então ? você ? quem é capacitado?….Eu queria que essa foto fosse verdadeira, ja que só tem bandido em Brasilia de mãos limpas

        • Gabriela 9 de março de 2014 Em 01:04 #

          eu também, Henry!!

      • AFONSO PANTONI 3 de março de 2014 Em 21:21 #

        VOCE DEVER SER DO TIME DESTES LADROES OU TER ALGUM PARENTESCO COM ELES

      • Andre 6 de março de 2014 Em 17:05 #

        infernal é sua ortografia sua analfabeta!!!!

      • Gabriela 9 de março de 2014 Em 01:01 #

        que doente você, criatura!! … e é ânsia, com s.

      • Jeison Valmir da Silveira 14 de março de 2014 Em 23:47 #

        Doença infernal é o que tem dentro de sua cabeça,criticando uma pessoa que não faz vista grossa para corrupção.é por causa de gente sem cultura de justiça como você que nosso pais está afundando.

        • Claudia 14 de maio de 2014 Em 17:40 #

          Sua afirmação seria verdadeira se o mesmo SUPREMO e o mesmo MINISTRO JOAQUIM BARBOSA não estivesse há anos sentado em cima do processo sobre o MENSALÃO TUCANO aberto ANTES MESMO do MENSALÂO do PT. Perde essa Corte a oportunidade histórica de desmistificar o fato de que a CORRUPÇÃO é mais do que a base deste nosso um sistema de governo, é uma cultura secular, que inclusive permeia as camadas populares, a classe média e, principalmente, a elite de nosso País. A Máxima Corte (STF), “escolhendo” entre a podridão generalizada, apenas um partido político (no caso o PT) e esquecendo os demais (em especial o PSDB), se traveste de partido (por ser parcial), politizando seu papel. E com isso ilude, compactua e retroage em anos as conquistas democráticas.

    • Lurana Glória Guimarães 9 de março de 2014 Em 13:39 #

      Pior q tem gente compartilhando isso no face até hj afff

    • Teófilo 9 de março de 2014 Em 14:38 #

      Muita gente acreditou pelo facebook..

    • Lidiane 23 de março de 2014 Em 23:34 #

      Não adianta querer que Joaquim Barbosa se candidate para presidente para resolver os problemas desse país.
      – Sendo ele juiz, sim ele pode resolver muitos problemas de gerenciamento.
      Joaquim foi indicado por se mostrar uma pessoa digna e de caráter assim como o povo brasileiro. Porém o BRASILEIRO se esquece de que quem faz a verdadeira democracia de um país é o próprio povo e quem faz a política também somos nós. Um exemplo disso ocorreu quando houve o aumento de preços dos transportes públicos. “FUNCIONOU” graças à democracia do povo. Quando finalmente o Brasileiro entender que ele pode sim mudar a política desse país, finalmente sairá às ruas para exigir seus direitos e também exigir toda a reformulação de leis que esse país precisa. Uma delas, sobre as terceirizações, que fazem a redução do salário do seu parente, primo ou qualquer outro familiar ou conhecido. A roubalheira pode acabar sim se enxergarmos que a única democracia e politica que funciona é a do povo!
      Esperar que ele ou aquele resolva os problemas. Não. Não funciona
      A população estimada do Brasil é de 201.032.714 habitantes, de acordo com os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Se cada um exigir os seus direitos. Sim o rumo desse país pode mudar.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Capa falsa da Veja: Joaquim Barbosa pede para população não votar no PT - 6 de junho de 2014

    […] A Veja já foi citada no boato da criação da “Bolsa-Prostituição”. Joaquim Barbosa já foi mostrado rasgando a Constituição. E o PT… bem, toda semana tem um boato sobre o partido aqui no […]

  2. Rasgando a Constituição?! | E a Bíblia? - 26 de setembro de 2013

    […] http://boatos.org/politica-2/foto-joaquim-barbosa-rasgando-constituicao-stf-falsa.html […]

Deixe uma resposta

Feito em WordPress. Tema de Woo Themes