Foto falsa mostra bebês colocados em caixa de papelão em hospital do Pará

By | 23/12/2013
Imagem de bebês em caixas de papelão é de hospital em Honduras

Imagem de bebês em caixas de papelão é de hospital em Honduras

Boato – Por falta de leitos, bebês recém nascidos estão sendo colocados em caixas de papelão na Santa Casa de Belém, no Pará. Foto flagra descaso da saúde.

Não é boato que a saúde pública do Brasil é péssima. Qualquer atendimento em um posto de saúde ou hospital leva horas (salvo raras exceções). Porém, há momentos em que as pessoas conseguem inventar situações ainda piores do que a realidade.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Esse é o caso de uma foto que circula na web e que aponta um “flagra” de um bebê recém nascido sendo colocado em uma caixa de papelão. Junto a mensagem, aparece o seguinte texto:

Bebes em caixa de papelão em hospital federal.

Vocês estão vendo isso ?? O ministro da saúde que cuida desse assunto quer ser Governador de São Paulo.

Você vai votar nele???????????

No Facebook, a foto começou a ganhar circulação em uma página que é contra a presidente Dilma Rousseff. Mas antes disso, a imagem apareceu no jornal Diário do Pará. Esse matéria foi escrita em julho de 2013. O link não é possível de ser acessado, mas este site acabou reproduzindo a matéria do jornal.

O texto fala de uma situação real: a morte de bebês na Santa Casa da capital paraense. Porém, o gancho (fato que puxa a reportagem) é falso. O texto aponta que um “funcionário que não quis se identificar” fez imagens dos bebês em caixas de papelão.

Na realidade, a imagem não é do hospital de Belém. A foto do bebê em uma caixa de papelão foi feita em uma hospital da cidade de Santa Rosa de Copán, em Honduras. Esse vídeo mostra como é a situação no local.

O próprio Diário do Pará pode enfrentar problemas por colocar a matéria falsa. Esse blog (de cunho político) fala sobre a matéria falsa do jornal.

A reprodução da página no Facebook contra Dilma aproveitou a imagem, que fora sugerida por um internauta (que provavelmente não tinha boas intenções), e colocou a mensagem falando que o caso havia acontecido em um hospital federal. Vale lembrar que, se a imagem da reportagem do Diário do Pará fosse real, nem seria em um hospital público. A Santa Casa é uma rede filantrópica, sem fins lucrativos, mas privada.

Com isso, chegamos à conclusão de que a imagem não é de um hospital público brasileiro tampouco da Santa Casa de Belém. Ou seja, a imagem não condiz com o texto que a acompanha. Mas vale ressaltar, mais uma vez, que a situação da saúde não é tão melhor do que a apontada nas denúncias na web.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

0 thoughts on “Foto falsa mostra bebês colocados em caixa de papelão em hospital do Pará

  1. Pedro Octávio

    Tem gente que beira a calhordice quando faz quer provar algo na internet, esse ano é ano eleitoral, não estou me posicionando a favor nem contra governo algum, porém, muita gente se aproveita que é ano eleitoral e lança qualquer imbecilidade na internet pq sabe que nós, idiotas, nem vamos procurar saber se é verdade ou não aquele fato. Até hoje tem gente que acredita na Bolsa Puta e que a Maria do Rosário confundiu o controle remoto da tv com o celular.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *