Ficha criminal que aponta Dilma como terrorista é falsa

By | 28/08/2014
Ficha que aponta Dilma como terrorista e assaltante de banco é falsa

Ficha que aponta Dilma como terrorista e assaltante de banco é falsa

Boato – Presidente Dilma Rousseff possui ficha criminal com planejamento de assassinato, envolvimento com terrorismo e assaltos.

Escapar de polêmicas e boatos não é fácil, principalmente quando você é presidente de um país. Em época de campanha eleitoral então, nem se fala, todos os candidatos estão sujeitos a serem vítimas de notícias falsas, invenções, montagens e intrigas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Um exemplo disso é uma ficha criminal da Dilma Rousseff, que circulou na internet em 2009, e que agora voltou a ser compartilhada nas redes sociais. A imagem cita diversos crimes como assalto, envolvimento com terrorismo e até planejamento de assassinato.

A ficha criminal foi reproduzida pela Folha de São Paulo, em 2009 e, logo depois, a imagem foi desmentida e reconhecida como falha pelo próprio veículo, com um artigo com o título “Autenticidade de ficha de Dilma não é provada”, divulgado no dia 25 de abril de 2009, época em que ela ainda era ministra da Casa Civil.

O veículo admitiu que recebeu a imagem por e-mail e veiculou no jornal a ficha datilografada em papel em tom amarelo, na íntegra, na página A10 e em parte na Primeira Página, com o título ‘Grupo de Dilma planejou sequestro de Delfim Netto’.

O artigo ainda explica que o foco da reportagem não era a ficha, mas sim o plano de sequestro em 1969 do então ministro Delfim Netto (Fazenda) pela VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), organização guerrilheira à qual a Dilma pertencia.

Três dias antes da Folha se retratar, o veículo recebeu uma carta da Dilma, dizendo ‘Apesar da minha negativa durante a entrevista telefônica de 30 de março (…) a matéria publicada tinha como título de capa ‘Grupo de Dilma planejou sequestro do Delfim’. O título, que não levou em consideração a minha veemente negativa, tem características de ‘factóide’, uma vez que o fato, que teria se dado há 40 anos, simplesmente não ocorreu. Tal procedimento não parece ser o padrão da Folha.’ A ministra também ligou na redação, pedindo detalhes da ficha, pois esta poderia ter sido manipulada e falsificada.

O texto de retratação da folha pode ser lido no link e ainda afirma que a imagem da ficha falsificada circulava na internet desde o dia 30 de novembro de 2008, através do site www.ternuma.com.br (‘terrorismo nunca mais’). O Observatório da Imprensa também divulgou, na época, uma análise sobre esse acontecimento.

A verdade é que a Dilma foi mesmo presa em 1970, por ‘subversão’, em uma época de ditadura militar, onde fazer oposição aos governos militares significava ser ‘subversivo’. Ou seja, a nossa atual presidente não é uma terrorista assassina, até que provem o contrário, pois a ficha criminal de Dilma que voltou a circular agora na internet é falsa. Detalhe: a ficha verdadeira é essa. 

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitor Luis Felipe Baptista no Fórum do Boatos.org no Facebook e contou com o ótimo auxílio de Lauro Carvalho e Rodrigo Gomes Paixão. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook. 

7 thoughts on “Ficha criminal que aponta Dilma como terrorista é falsa

  1. fénavida

    Deus tudo vê. A verdade é um caminho sem volta.

    Reply
  2. Lucas Cipriano

    Estamos cansados do pt estamos cansados de ver a nossa nação dessa maneira e temos que ouvir que isso é boatos? não.Pelo contrario essa é uma das grandes verdades precisamos acordar não podemos nos calar chega de um país de pobreza de miseria chega de ouvirmos que no Brasil não há pobreza pois sim,há muita pobreza em vez de falarem que aqui em nossa nação não há pobreza vamos combater essa pobreza essa miseria vamos todos para de acreditar nessa porcaria do PT precisamos acordar não podemos mais acreditar em mentiras vamos votar certo vamos votar para um futuro correto chega chega não vamos mais nos calar queremos verdade queremos justiça.
    desculpa pelo meu desabafo mas essa é a grande verdade
    Lucas oliveira -Lluto pela verdade e a justiça.

    Reply
    1. Andre M

      Não entendi. Luta pela verdade e pela justiça, mas quer que algo falso seja verdade? Que verdade imparcial é essa?

      Você pode até ter sua opinião, mas o momento que você usa de provas falsas, sua opinião perde o valor.

      Reply
  3. Mataya Sadhana

    As “coisas a mais” são mais inverdades (para não redigir outras palavras) que a mídia podre fabrica sem pudor! Se existem, que se prove! Assim como ficou provada a ficha falsa e suja divulgada por uma importante (não serve nem para papel reciclado) revista brasileira!

    Reply
  4. ÂNGELO

    ESSA FICHA É A FALSA, MAS…”HÁ MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA DO SONHA VOSSA VÃ FILOSOFIA”

    Reply
    1. cleide freitas

      A VÃ FILOSOFIA TUCANA, VOCÊ QUER DIZER.

      Reply
      1. fénavida

        Deus tudo vê. A verdade é um caminho sem volta.

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *