Corte de Haia quer novas eleições no Brasil e prisão de Lula #boato

By | 26/02/2016

Boato – Pressionada por 21 países, Corte de Haia quer novas eleições no Brasil, prisão de Lula e fim da corrupção.

Sem dúvida, este ano de 2016 promete. Agora que “começou de fato”, o ano já reservou o indiciamento do ex-presidente Lula e a prisão temporária do marqueteiro das campanhas presidenciais do PT de 2006, 2010 e 2014, João Santana. No meio de tudo isso, uma nova informação surge na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Corte de Haia pede novas eleições no Brasil, diz boato

Corte de Haia pede novas eleições no Brasil, diz boato

De acordo com um texto publicado por diversos blogs e compartilhado no Facebook, a Corte de Haia teria pedido novas eleições no Brasil após pressão de 21 países. O tribunal também teria pedido a prisão imediata de Lula e o “fim da corrupção”. Leia texto:

PRESSIONADA POR 21 PAÍSES CORTE DE HAIA QUER NOVAS ELEIÇÕES NO BRASIL, PRISÃO DE LULA E FIM DA CORRUPÇÃO. Corte de HAIA avisa “Ou tira a Dilma, prende o LULA e para a roubalheira, Ou Brasil sofrerá sanções”. Brasil poderá sofrer sanções da corte internacional criminal de Haia…

21 países enviaram uma carta a corte de HAIA para que medidas sejam tomadas no Brasil se não houver um ponto final na corrupção. O pedido ainda contempla a saída de Dilma com novas eleições gerais. Investigações severas e prisão do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e a paralisação total da corrupção. Entre as sanções os grupo que forma G1 poderá deixar de comprar qualquer produto alimentícios do Brasil.

Exa. FATOU BENSOUDA PROMOTORA CHEFE DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL. CONSIDERANDO que, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) proclama: “Artigo III – Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”

Os cidadãos brasileiros signatários submetem ao PROMOTOR do TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL petição no sentido:

Que novas eleições sejam convocadas em 90 dias para que o direito e a democracia daquele país permaneça. Que as apurações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja encarada com responsabilidade e com respostas imediatas a população brasileira. Não existe outras formas a não ser medidas e sanções ao Brasil sem uma resposta do fim da corrupção

Na certeza que, assim procedendo, contribuem para o aperfeiçoamento da ordem internacional e os prospectos da paz continental, firmam essa petição virtual, que será enviada pelos administradores do site CHANGE.ORG à apreciação de S. Exa. FATOU BENSOUDA, Promotora Chefe do Tribunal Penal Internacional, Haia, Países Baixos.

A gente tirou muito dos itens do texto porque ele estava gigantesco. Mas deixamos o essencial para descobrir se a história é verdadeira ou falsa. Por isso, vamos aos fatos.

Para começar, o próprio texto em si mostra muitas contradições. Alguns erros de informação estão no texto, como que trata o grupo de 21 países como “G1” (não seria G21?). Ao final do texto, ele fala em “petição virtual”. Mas como os países do G21 vão fazer uma petição virtual?

É aí que achamos a solução da questão. Quando resolvemos procurar o texto citado na matéria, chegamos a uma petição no site “Change.org”. E, ao contrário do que diz o início do texto, quem criou a petição não foi o G21 e sim um sujeito chamado Eduardo, de Gravataí (RS). Além disso, tentamos achar alguma informação a respeito do assunto em inglês e nada encontramos.

Resumindo, os blogs que circulam a informação da Corte de Haia pegaram a carta do Change.org e mudaram o autor. Em vez de “um brasileiro indignado”, colocaram muitas outras pessoas. Veredicto: boato. Apesar de realmente as coisas estarem se complicando para o governo e Lula, a Corte de Haia não pediu nada.

9 thoughts on “Corte de Haia quer novas eleições no Brasil e prisão de Lula #boato

  1. Gabriel

    SOS .We ENDANGERED JUSTICE IS equipped WITH CRIME ARMY turn my back

    Reply
  2. Eduardo Negreiros

    Mas que a maioria do texto se aplica fielmente à situação do Brasil não tenho dúvida, principalmente os “CONSIDERANDO…”

    Reply
  3. Eduardo Dutra Aydos

    SOBRE ESSA NOTÍCIA FALSA, publiquei em minha página no facebook, no dia 26-02-16, a seguinte denúncia: ,

    “MEU REPTO A UMA EXPLORAÇÃO FACTÓIDE DE UMA INICIATIVA SÉRIA E CONSEQUENTE: Em comentário no site do repórter que publica a informação abaixo, escrevi o seguinte comentário: “Essa notícia, por melhor que seja sua intenção, é equivocada e tangencia o limite do plágio intelectual. A carta que segue a notícia sem fonte, detalhe e qualquer indicio documental que lhe confira credibilidade, foi redigida por mim e assinada por mais de 400 brasileiros, e por esta iniciativa, totalmente ignorada pelo repórter signatário desse pôster, enviada, através da change.org à Corte de Haia. Lamento ter que registar que não é criando factoides informacionais que iremos moralizar a esfera pública neste país.”
    Melhor fariam os divulgadores desse factoide se contribuíssem, de forma honesta e consequente, para engrossar as fileiras dos signatários do abaixo-assinado postado na change.org: https://www.change.org/p/s-exa-fatou-bensouda-promotora-che…

    Comentário adicional, que também publicado no mesmo dia:
    “Pior é a que a notícia desafia nossa inteligência, 21 países (quais?) pressionam a corte (como? através de que recurso institucional?) a corte de Haia quer (ora a corte não tem vontades, ela se expressa formalmente através de pedidos de informação, inquéritos, decisões, etc.) novas eleições (a corte de Haia não tem ingerência sobre os processos institucionais dos países membos) prisão de Lula (a corte só pode exigir prisão através de um mandado) e fim da corrupção (também descabe essa querela… como se uma corte pudesse querer o fim do crime… o que compete às cortes é fazer justiça, ou seja, punir desconformidades e resgatar direitos fraudados). Enfim, um a notícia que não oferece nenhum suporte de realidade à informação que pretende passar e que, ainda por cima, manipula o que existe de real em matéria de iniciativas neste setor, para criar uma expectativa infundada de realização de um desideratum sério e consequente, cuja força de convencimento ainda precisa ser consolidada.”

    Reply
  4. Rita Cassia Le Sénéchal Cruz

    Se a “corte de Haia” não tomou qualquer atitude com relação aos crimes de lesa-pátria cometidos nos desgovernos FHC e anteriores, iriam se pronunciar agora!? Somente imbecis para acreditar nessa estorinha do boi Tatá. A soberania de um país não pode ser manipulada nem por Haia nem pela ONU, etc. Haja vista as atrocidades que vem sendo cometidas mundo afora e ficado por is
    so mesmo. Deve ser mais um factóide lançado pelos derrotados nas urnas e seus cúmplices para desestabilizar mais o país. Agora, esse tal repórter que publicou “esse furo” deveria ser processado. Só nesse país mesmo…

    Reply
  5. Sandro José de Oliveira

    Que pena. Deveria ser verdade. A corte de Haia deveria pedir a cabeça do inimigo número um do Brasil, Lula ladrão da Silva e sua comparsa Dilma Fantoche Rousseff.

    Reply
  6. Zelia Maria Da Silva Cabral

    Sergio Rocha Repórter sempre me pareceu confiável, publicou esse artigo e eu comentei: Essa frase, no último parágrafo do texto: “…firmam essa petição virtual, que “será enviada” pelos administradores do site CHANGE.ORG à apreciação de S. Exa. FATOU BENSOUDA, Promotora Chefe do Tribunal Penal Internacional, Haia, Países Baixos” está em contradição com o título do artigo: “Corte de Haia quer novas eleições no Brasil…” Afinal, a Corte de Haia mandou a resposta antes que a petição fosse enviada a ela? Por gentileza, gostaria que me me explicassem este enigma. – Agradeço a vocês – agora está explicado

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *