Cargo de ministro exige curso superior #boato

By | 16/03/2016

Boato – Lula não pode ser ministro porque cargo exige curso superior.

A escolha de Lula como ministro-chefe da Casa Civil acarretou em diversas reações na internet. Entre pessoas indignadas e outras esperançosas com a volta de Lula, algumas levantavam uma questão: como Lula poderia exercer o cargo se não tem curso superior? Leia alguns dos comentários a respeito do assunto na internet:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Ministro de Estado tem que ter ensino superior, diz boato

Ministro de Estado tem que ter ensino superior, diz boato

ALÔ dilma!

LEMBRE-SE: O CARGO DE MINISTRO EXIGE CURSO SUPERIOR! NÃO QUEREMOS UM LADRÃO PEGO EM FRAGLANTE EM QUALQUER MINISTÉRIO! DESOBEDIÊNCIA CIVIL JÁ! FORA dilma! FORA lula! FORA pt!

Meme de Sérgio Moro: Alguém pode fazer um favor? De lembrar a Dilma que para ser ministro tem que ter curso superior.

Agora a questão que não quer calar: é verdade que é preciso ter curso superior para exercer o cargo? Vamos ser bem objetivos: a resposta é não. De acordo com a Constituição Federal, há apenas três requisitos para ser ministro de Estado: ser brasileiro, ter mais de 21 anos e estar no exercício de direitos políticos (ou seja, se a pessoa perdeu os direitos políticos em um processo como de cassação, não pode). Este link do STF fala sobre o assunto.

Um dia antes de Lula ser anunciado por Dilma, o deputado federal por São Paulo Bruno Covas (PSDB) apresentou um projeto de lei tornando obrigatório o ensino superior para o cargo. Ele anunciou pelo Facebook o requerimento. Vale lembrar que para uma proposta desta ser aprovada, tem que ser votada na Câmara, no Senado e sancionada por Dilma. Ou seja, não há tempo para impedir a volta de Lula.

Resumindo: Não precisa de curso superior para ser ministro de Estado. Ah, e o juiz Sérgio Moro não falou nada a respeito do assunto.

One thought on “Cargo de ministro exige curso superior #boato

  1. Maria Pinheiro

    nÃO SEI SE É NECESSÁRIO TER CURSO SPERIOR, MAS SE ELE FOI PRESIDENTE, ACREDITO QUE ELE NÃO TEM NEM O SEG. GRAU……………KAKAKAKAK, EITA BRASILLLLLLLLL

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *