Bolivianos estão invadindo o Brasil para ir a protesto em Brasília #boato

By | 15/04/2016

Boato – Um grupo de bolivianos foi detido pela Polícia Federal em Goiânia. Eles estão indo para Brasília para o protesto contra o impeachment de Dilma.

Normalmente, o Boatos.org desmente informações de sites não muito conhecidos e até usa “figurões” da mídia para atestar a verdade sobre um boato. Mas e quando a mídia, como patinho, cai e reproduz o boato? Como faz? A gente tem que desmentir a própria mídia.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Bolivianos estão invadindo o Brasil, diz boato

Bolivianos estão invadindo o Brasil, diz boato

Na última quinta (14), começou a circular na internet a informação de que bolivianos estariam chegando ao Brasil para defender Dilma contra o impeachment no protesto que acontece no dia 17. A informação começou a circular após a Polícia Rodoviária Federal para um grupo de três ônibus em Goiânia sob a suspeita que eles estariam indo para Brasília. A Veja deu a informação assim:

PM de Goiás investiga se Bolívia mandou ônibus para ato pró-Dilma

A Polícia Militar de Goiás interceptou em Goiânia três ônibus vindos da Bolívia. A inteligência da PM acredita que os ônibus estavam levando manifestantes a Brasília para prestar apoio à presidente Dilma Rousseff no domingo.

Os ônibus se perderam na cidade. Abordados pela polícia, os motoristas disseram que levavam participantes para um congresso imobiliário. Exibiram, inclusive, um documento em que a viagem, sem o objetivo, é comunicada à Agência Nacional de Transporte Terrestre.

O policial que abordou a caravana informou o comando da PM que passageiros informaram que outros ônibus estariam indo para a capital federal vindos de países como Venezuela e Paraguai para participar dos atos pró-Dilma. A PM abriu investigação para averiguar o objetivo da viagem.

O site O Antagonista (escrito por Diogo Mainardi) deu a informação de forma mais incisiva (com direito a um áudio):

ESTAMOS SENDO INVADIDOS?

A PM de Goiás abordou mais cedo três ônibus cheios de bolivianos que vieram ao Brasil protestar – e sabe-se lá o que mais – contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Na gravação abaixo, o policial diz que um dos motoristas contou que outros manifestantes virão da Venezuela, do Peru, da Argentina e do Paraguai. Estamo sendo invadidos.

À PF, os bolivianos alegaram ter vindo ao Brasil para o lançamento de um projeto imobiliário do grupo boliviano Sion, de Santa Cruz de La Sierra.

No Facebook, a informação rolou de forma mais direta ainda:

Bolivianos… Cubanos… Peruanos… Colombianos ….

Já estão no Brasil para abater os brasileiros, sabendo que estão sendo derrotados na votação do Impeachment. Governo trás terroristas e guerrilheiros para enfrentar os brasileiros. Ou seja …. Haja rápido brasileiros.

Chamem o exército imediatamente por invasão aos território brasileiro sem o consentimento dos brasileiros. Afinal de contas… Estamos sendo afrontando na nossa terra. E isso é inadmissível nas nossas leis. Olha … Os documentos.

Caramba. A coisa só piora. A informação vem de um site notícias, passa por blogs de opinião e chega explodindo no Facebook. Já seria incitação à violência se a informação fosse verdadeira. Mas o que dizer quando ela é falsa? Vamos aos fatos.

Apesar de ninguém acreditar a já sair pré-julgando os bolivianos quando chegaram ao Brasil (imaginem se fossem norte-americanos?), é fato que eles realmente vão para um Congresso imobiliário. A informação surgiu da própria PRF, que após averiguar os documentos apontou que tudo estava correto. Esta matéria do Jornal O Hoje dá a informação:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou na manhã desta sexta-feira (15) que o destino dos três ônibus que vieram da Bolívia era Goiânia. Os veículos foram abordados na tarde desta quinta-feira (14), no sentido Goiânia-Brasília, na BR-060, entre Guapó e Abadia de Goiás.

Segundo a PRF, os 150 passageiros bolivianos foram fiscalizados e a polícia não encontrou irregularidade alguma. Os passageiros alegaram que estavam indo para um congresso imobiliário em Goiânia mas teriam errado o caminho.

Depois da abordagem, os veículos deram a volta e seguiram rumo à capital onde permanecem no Setor Oeste para participar do congresso. 

A PRF informou que os ônibus não podem ir até Brasília para ato pró-Dilma, pois a autorização dos veículos já tem uma rota traçada que é Bolívia /Goiânia. A revista Veja divulgou na noite desta quinta-feira (14) que a comitiva boliviana era de manifestantes para prestar apoio à presidente Dilma Rousseff no domingo (17), em Brasília. 

O Popular também divulgou nota oficial do Grupo Sion, patrocinador do evento. Leia:

 O Grupo Sion (empresa com sede na Bolívia há mais de 10 anos no ramo imobiliário) vem a público esclarecer que os três (03) ônibus com 160 vendedores chegaram a Goiânia ontem (quinta-feira), cidade destino.

O motivo não tem relação nenhuma com as manifestações políticas que estão acontecendo no Brasil.

O único e verdadeiro motivo para a chegada dos bolivianos na capital goiana é para o coquetel de inauguração de mais uma empresa do Grupo Sion em Goiânia que vai acontecer neste sábado (16), na sede da empresa instalada no setor Oeste; e para um almoço de lançamento do primeiro empreendimento do grupo no Brasil em uma fazenda adquirida no Lago Corumbá IV, Luziânia (GO), no domingo (17).

O grupo internacional, conta com 20 empresas na Bolívia, uma em Cancun (México) e agora chega ao Brasil, no Estado de Goiás, com a Efrata Empreendimentos Imobiliários e Construções. O Grupo Sion esclarece ainda que desde agosto de 2015 a empresa visita o país para implantação dos seus projetos e que a data para estes eventos já estavam programadas há meses.

O Grupo Sion lamenta as especulações e se coloca a disposição para mais informações.

Pelo o que entendemos, aconteceu o seguinte: o grupo viria para o Brasil e a polícia parou. Logo, alguém inventou a história de que seriam bolivianos para participar de protestos e jogou no WhatsApp. A polícia, fazendo o seu trabalho, averiguou e viu que os bolivianos iriam para um congresso mesmo. Mas aí a história já tinha tomado conta da internet.

Resumindo: pelo menos neste ônibus, não há bolivianos para ir no protesto e defender Dilma. Nem vamos entrar no mérito de guerrilha armada e etc (se quiser saber mais, clique aqui). Mas aceitem, essa história é um boato e um vacilo da mídia.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Roberto Sales, Maria Hilmar e Marco Antônio Jamayka. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

13 thoughts on “Bolivianos estão invadindo o Brasil para ir a protesto em Brasília #boato

  1. Marcelo Nunes

    Haha, chapa branca. Credibilidade zero. Eles não foram “detidos”, foram monitorados, pois a entrada no pais não foi clandestina. E aí chegaram em Brasília, como apareceu na TV, por que? Se perderam?

    Reply
  2. Eduardo

    Esse BOATOS.ORG é chapa branca, representa o PT.
    Na moral…. estou tirando da minha lista de favoristos esse site!

    Reply
  3. José Carlos Lima Spin

    Parabéns por desfazer mais um boato

    “Notícia chegou a ser publicada por uma das principais colunistas da Veja e provocou uma recomendação da Procuradoria da República em Goiás, assinada por um procurador ligado ao Instituto Millenium, contra a participação de estrangeiros em manifestações; bolivianos são, na verdade, vendedores, e vieram participar da inauguração da filial de Goiânia do Grupo Sion

    http://www.revistaforum.com.br/2016/04/16/invasao-boliviana-atos-pro-dilma/

    Reply
  4. Miguel

    Podem passar o link para a nota oficial do Grupo Sion?

    Reply
  5. Valdemir

    Caramba se fosse no século passado eu acreditaria nisto, alguém aí já ouviu falar em invenção moderna chamada GPS?

    Reply
  6. Dudu

    NÃO É BOATO NÃO!! vcs erraram!! acertaram sobre a questão do evento de trabalho, porém o mérito é que existe dentro da gestão de risco pela ótica partidaria desse grupo à participação no domingo ao evento. Por isso o MPF recomendou que eles sejam impedidos.

    vejam aqui no link do próprio MPF-GO:
    http://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/mpf-go-recomenda-que-orgaos-de-seguranca-publica-impecam-participacao-de-estrangeiros-em-atos-politicos-relacionados-ao-impeachment-1

    http://7minutos.com.br/2016/04/mpf-goias-recomenda-que-estrangeiros-sejam-impedidos-de-participar-de-atos-politicos/

    Reply
  7. Sebastiana Araujo

    Sempre que tomo conhecimento dessas notícias. Consulto boatos.org. As pessoas vão espalhando notícias falsas, sem confirmarem a verdade. E mais, vejo direto a Globo News.

    Reply
  8. [email protected]

    Mas o próprio Antagonista diz que o plano não menciona Brasília?

    http://www.oantagonista.com/posts/plano-de-viagem-oculta-ida-a-brasilia

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *