Boato que Joaquim Barbosa pode renunciar ao STF se espalha na internet

By | 20/08/2013
Joaquim Barbosa pode renunciar ao STF, diz boato

Joaquim Barbosa pode renunciar ao STF, diz boato

Boato – Se os recursos do Mensalão começassem a ser julgados, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, renunciaria ao cargo.

Este boato, que pode ser lido aqui, foi escrito por Carlos Chagas (jornalista que já passou por alguns canais de televisão e foi assessor de imprensa na época da ditadura militar) e publicado inicialmente no blog de política “Tribuna da Imprensa” no mês de maio de 2013.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O artigo foi escrito na época de uma viagem que Joaquim Barbosa fez à Costa Rica. O autor cita que havia um boato que circulava Brasília de que o presidente do STF poderia renunciar ao cargo se os embargos declaratórios ou infringentes do julgamento do Mensalão fossem julgados.

O texto não cita fontes do boato, apenas ataca os condenados no caso por tentarem “melar” o julgamento. Também diz que na “semana seguinte”, a resposta (sobre a renúncia) seria dada.

A esperada resposta na “semana seguinte” não veio, já que Barbosa sequer tocou no assunto. Por outro lado, o artigo de Chagas começou a se espalhar por blogs e redes sociais como se fosse factual. O texto começou a ganhar mais força justamente após o início dos recursos do caso, em agosto.

Vamos aos fatos. Sem questionar a qualidade do artigo de Chagas ou mesmo o posicionamento político do autor, o fato é que os embargos já começaram e ser julgados e Joaquim Barbosa não deu sinais em momento algum de que renunciaria ao cargo de presidente do STF e ao de ministro.

Ninguém da mídia tocou no assunto. Não seria uma ótima pauta para um jornalista? Com certeza, seria muito mais importante do que a discussão que o presidente do STF teve com o ministro Ricardo Lewandowski e que foi tratada com exaustidão na mídia. E o mais estranho de tudo: nem o próprio Carlos Chagas voltou a falar sobre a renúncia. Talvez nem ele mesmo acredite na renúncia atualmente.

Com esses indícios, podemos afirmar que a hipótese de Joaquim Barbosa renunciar é mais improvável do que a dele se candidatar a presidente em 2014 (apesar da grande popularidade que tem atualmente), fato que ele já descartou em algumas entrevistas, como nesta para o jornal O Globo. Ou seja, a história da renúncia começou como especulação, não vingou e agora é mais um boato de internet.

Leia na íntegra o texto que fala da renúncia de Joaquim Barbosa ao STF

6 thoughts on “Boato que Joaquim Barbosa pode renunciar ao STF se espalha na internet

  1. Milcourts Alves Ribeiro

    Devem os jornalistas, blogueiros, etc, não lidarem com suposições ou especulação, deveriam discutir a verdade e só em torno da verdade, sou petista, não nego, e pergunto por que o mensalão mineiro não foi ainda julgado, se é mais antigo que mesalão que foi julgado? Sei de uma série de processos contra ex´prefeito do Leste de Minas que estão no Supremos e os processados livres, e o Joaquim sabe disso.

    Reply
  2. jorge teixeira dos santos

    ja vai tarde, e outro safado que nao tem coragem de renunciar a boa vida que leva em um
    emprego estatal que suga todo o sangue do povo humilde desse pais.

    Reply
  3. Alexandre T. Sztyber

    O povo é muito manipulável. Não procura fontes. Repassa qualquer coisa que cai no colo. Tão inocentes que nem sabe o mal que faz ao propagar desinformação.
    Há tempos divulgam mensagens do Jô, do Jabor, de qualquer um que possa passar credibilidade. O fato é que é muito fácil descobrir mentiras ou quando um texto não pertence a quem se refere. No caso o Jabor. Caramba. Fazem comentários racistas, equivocados, preconceituosos e colocam o nome dele. Pomba! O cara é cineasta e advogado, não é tão burro para fazer comentários deste tipo. É só raciocinar. É um favor que fazem não repassando besteira alarmista. Na dúvida, procure na rede algo que constate a verdade.
    :-)

    Reply
  4. alberto folha

    ainda bem que são boatos e fofocas, me refiro sobre Joaquim Barbosa, homem íntegro. Se você for candidato, conte comigo e com minha esposa e se eu SONHAR que ela não votou em você eu largo ela. Só que ela ultimamente não está deixando eu DORMIR COM MEDO DE EU SONHAR.

    Reply
    1. Rafael

      Na boa veio, voce sinceramente acredita na politica Brasileira?
      Voce acha que este Demagogo que nada fez de concreto ate agora,vai resolver alguma coisa?
      Voce ainda acredita que teu voto tem poder?
      Pensa e reflita: ” SE VOTAR MUDASSE ALGUMA COISA, NAO SERIA OBRIGATORIO, SERIA PROIBIDO”
      Vai sonhando, pois é disto que que o governo gosta.
      e ouça a musica do chico: “Na calada da noite eu me dano”

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *