Boato: Aécio Neves concede entrevista bêbado ao Estadão

By | 11/08/2014
Boato diz que Aécio Neves deu entrevista embriagado

Boato diz que Aécio Neves deu entrevista embriagado

Boato – No final de julho, o candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, teria dado uma entrevista bêbado à TV Estadão.

Anos eleitorais, geralmente, trazem muitas brigas políticas, seja entre os partidos ou entre os próprios candidatos. Quanto mais a data da eleição se aproxima, mais escândalos são trazidos à tona. E assim, qualquer ‘marolinha’ pode virar um tsunami. De Dilma já vimos muitas histórias no Boatos.org. Mas a boataria não é exclusividade dela.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

No dia 29 de julho, sexta-feira, o candidato à presidência da República, Aécio Neves (PSDB), concedeu uma entrevista ao jornal Estado de São Paulo. No vídeo, ele ataca o PT e a outra candidata ao governo federal e atual presidente da República, Dilma Rousseff.

Mas o que chamou a atenção não foram as duras críticas, mas o desempenho de Aécio frente as câmeras. Durante a entrevista, o candidato se balançava para frente e para trás. Não demorou muito e logo alguns internautas acusarem Aécio de estar bêbado. A informação ganhou força após ser publicada em um blog da revista Fórum.

Segundo a assessoria do candidato (na versão do texto da Fórum), o balançar se deve ao forte vento que atingia a cidade no dia da entrevista. Ainda segundo eles, Aécio estava bem e a informação pode ser confirmada pelo balançar das folhas da árvore que também aparecem no vídeo.

A oposição acusa, a assessoria esclarece, mas o fato é que não há como provar se Aécio estava realmente bêbado. Porém, podemos analisar alguns fatos que podem refutar essa teoria e demonstrar que o simples balanço não é um forte argumento que provem o estado de sobriedade de qualquer pessoa.

Quando uma pessoa atinge o nível de embriaguez, além de perder o equilíbrio, ela não consegue formular frases compreensíveis, podendo falar sobre tudo e não dizer nada. Um exemplo é esse flagra do ator Serginho Hondjakoff, o eterno Cabeção da novela Malhação.

No vídeo, podemos perceber que ele não consegue seguir um raciocínio lógico, emendando assuntos e não falando ‘coisa com coisa’. O que é bem diferente do caso de Aécio, que consegue formular uma ideia e inclusive fazer acusações e discutir sobre determinados assuntos. Talvez, se Aécio tivesse falado algo a favor de Dilma, aí sim, poderíamos desconfiar de algo.

No final das contas, não há como saber se a acusação é verdadeira ou não. Porém, essas explicações demonstram que o simples fato do balanço não é suficiente para afirmar se alguém está bêbado ou não. Como o ônus da prova fica com a acusação, só temos a dizer que a história é um boato assim como na história de que ele seria usuário de cocaína.

Vale lembrar que outros vídeos na internet apontando Aécio em estado ébrio circulam pela internet. Esse é um deles. Nesta ocasião, a probabilidade de ele estar bêbado é bem maior do que na entrevista do Estadão.

15 thoughts on “Boato: Aécio Neves concede entrevista bêbado ao Estadão

  1. Olga Garcia

    E daí?…bêbado ou sóbrio que diferença vai fazer? o importante é que ele
    NÃO está fazendo nada de mais,já vi pessoas fazerem coisas piores e no entanto,
    continua no páreo.Deixem o homem em paz.Outra,vá que tomou um pilequinho e daí?
    não vai alterar nada na vida dele mesmo,se for isso,ele está apenas relaxando porque o TREM é BRABO!

    Reply
  2. Joao Carlos

    Por que não mostram a Dilma subversiva, assaltando Bancos, matando soldados da antiga Força Publica.

    Reply
  3. ORRAIO

    Olha o tufo de cabelo levantado no alto da cabeça dele, que fica parado em todas as direções que ele se vira.
    Olhe no cabelo da moça loira que nem se meche enquanto ela anota.
    Olhe as folhas do caderno dela, que apenas esvoaçam, apesar de soltas.
    Deveriam ter vergonha de ser tão parciais assim.
    Não temem pela perda de credibilidade de seu site?

    Reply
    1. JOHN

      O AUTOR DESSE TEXTO SOBRE O BEBUM TUCANO CANDIDATO A PRESIDENTE DEVE ESTAR MAIS BEBADO DO QUE ELE. QUEM VÊ UMA COISA E ESCREVE OUTRA É IDIOTA OU MAL INTENCIONADO.
      – Onde tem folhas de arvores balançando?
      – Porque os cabelos do bebum Aécio continuam sem nenhum movimento, igualmente aos da loira?
      ESSA VENTANIA QUE BALANÇA O CORPO DO BEBUM DROGADO E NÃO BALANÇA SEUS CABELOS SÓ PODE SER VIRTUAL E FEITA POELOS CÉREBROS DROGADOS DE SEUS MANIPULADORES

      Reply
  4. Georges

    “Talvez, se Aécio tivesse falado algo a favor de Dilma, aí sim, poderíamos desconfiar de algo”. Esse seu comentário foi desnecessário; será que ele revela a razão de defender Aécio, um bebum notório? De mais a mais, não se nota nenhum vento capaz de balançar uma pessoa e manter as folhas das árvores imóveis lá no fundo…

    Reply
  5. Jaime Balbino

    O Boatos.org não precisava tentar explicar o que o próprio Aécio não conseguiu. Perderam tempo. Não é a suposição de que ele esteja bêbado que fez o vídeo bombar, mas a DESCOMPOSTURA inexplicável para quem chamou uma entrevista e teoricamente estaria preparado para se deixar falar e filmar.
    Dizer que alguém bêbado não concatena ideias é desconhecer a capacidade de alguns, especialmente os mais velhos e inteligentes. Mostrar um jovem imberbe muito mamado como exemplo não resume as possibilidiades.
    No mais, quem usou drogas, especialmente cocaína, pode falar com maestria e ter uma expressão corporal desconexa e um olhar perdido ou fixo, dependendo do caso.

    Reply
  6. Gumercindo

    Forte Vento que atingia a cidade? Observe no 1:31 que a página do caderno da jornalista pouco se move e, como foi dito acima, as árvores ao fundo não balançam, muito menos os fios do cabelo do tipo se mexem.
    Melhor seria nem comentar, nem alegar que isso de bebedeira é boato coisa e tal.
    Deixa assim, faz de conta que não viu e não defende.
    A zuera nunca tem fim….

    Reply
  7. Dirce Uerba

    Você diz que “o simples fato do balanço não é suficiente para afirmar se alguém está bêbado ou não”.
    Baseado em que você chegou nessa conclusão?
    Conversou com algum psicólogo? Algum médico? Quem são?

    Não se baseie no ‘achometro’, busque dados e informações consistentes e conclusivas, não faça uma defesa sem respaldo. Jamais diga que a informação é falsa porque você “crê” que seja boato. Investigue mais.

    Reply
    1. Jaime Balbino

      Também senti falta de alguma fonte que comprovasse isso, fico parecendo puro achismo. No mais, é impossível afirmar tal coisa com essa ênfase, como fez o Boatos.org.

      Reply
  8. Dirce Uerba

    Além de investigador “forense”, virou Médico, Cientista e outras coisas mais, Edgar?

    Me responda: porque então o PSDB solicitou que fosse tirada a entrevista do site do Estadão?

    Ou será que seus contatos possui acesso limitado nessas informações?

    Reply
  9. Paulo

    Se o vento estivesse tão forte, a ponto de balançar o “não bebado”, era para o câmera, que estava fazendo a filmagem, também balançar. E pelo vento que se vê nas folhas, não seria suficiente para balançar um homem sóbrio. Vai ver tava usando sapatos redondos……

    Reply
  10. Ron Freitas

    Na boa, quem já bebeu ou já viu alguém bêbado sabe diferenciar. Ele parecia bêbado ou entorpecido o que é pior ainda. Se tiver duvida, veja e compare com outros vídeo em que ele fala estando “supostamente sóbrio”.

    Reply
  11. Marco Antônio de Castro

    Não vi folhas balançando nas árvores!
    Além do mais, basta ver NOS OLHOS e na dificuldade de manter um raciocínio bem desenvolvido para afirmar que, SIM, ele estava bêbado !

    Reply
    1. Jaime Balbino

      O que mais me surpreendeu na argumentação do Boatos.org foi terem “comprado” a versão furada do vento ao mesmo tempo em que tentam desmontar a suposição que estivesse bêbado. Não digo que o Boatos.org esteja protegendo o Aécio Neves porque o texto foi imparcial e até reconhece e aponta situações em que Aécio aparece mesmo bêbado, mas faltou pesquisa e questionar a assessoria.

      Reply
      1. Geraldo Ferzola

        Imparcial? “Talvez, se Aécio tivesse falado algo a favor de Dilma, aí sim, poderíamos desconfiar de algo”.

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *