Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 7 boatos sobre Dilma Rousseff que circularam na web em 2015

7 boatos sobre Dilma Rousseff que circularam na web em 2015

Não é novidade que quase todo dia aparece um boato novo sobre Dilma. O Boatos.org fez uma lista de sete histórias falsas que circularam na internet em 2015.

A coisa não anda nada boa, isso é indiscutível. E como dizem que no caos tudo piora, tem quem aproveite a atual situação política e econômica do país para ‘botar lenha na fogueira’. Por isso, o Boatos.org está fazendo especiais com os personagens que mais foram citados em 2015. Depois de falar de Jean Wyllys, vamos listar sete (dos muitos boatos) que circularam neste ano envolvendo a presidente Dilma Rousseff. Confira a lista:

Dilma tentou suicídio, diz boato
Batendo recordes: boatos envolvendo Dilma Rousseff saem quase todo dia

1 – Dilma aparece em imagem com Pablo Escobar

Desde o início do ano, circula na internet uma suposta foto de Dilma, a presidente da Argentina Cristina Kirchner, o falecido presidente argentino Nestor Kirchner e o traficante colombiano Pablo Escobar. Como muita gente compartilhou a história sem checar, saiba que nem Pablo Escobar nem Dilma são as pessoas da imagem. Leia mais sobre o boato.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

 

2 – Dilma tentou suicídio no Palácio do Planalto

Na mesma semana em que pesquisas mostravam a queda da popularidade de Dilma Rousseff, uma história começou a circular online: a de que a presidente teria tentado se matar com um coquetel de remédios. A história era falsa, mas circulou pelo WhatsApp de forma tão forte que até Dilma acabou desmentindo essa. Leia mais sobre o boato.

3 – Dilma vai confiscar dinheiro da poupança dos brasileiros

Esse boato nem é tão novo assim. Mas em 2015, ele foi citado diversas vezes. Na mais forte delas, no dia 18 de março, a história dava conta que o dinheiro seria retirado da poupança dos brasileiros. A história se espalhou logo após os protestos do dia 15 de março, mas como é possível ver não se concretizou. Leia mais sobre o boato.

4 – Dilma jogou cabide na empregada Jane

A história de uma suposta agressão de Dilma à empregada havia circulado na internet na época das eleições de 2014. Porém, em 2015 ganhou força após ter sido publicada por Ricardo Noblat em sua coluna no jornal O Globo. Apesar disso, ficou comprovado que o colunista caiu no boato. Leia mais sobre o boato.

5 – Dilma faz homenagens a Marco Archer

Um dos acontecimentos que mais chamou a atenção no início do ano foi a morte dos brasileiros condenados por tráfico de drogas na Indonésia. Após isso acontecer, começou a circular na internet a informação de que Dilma teria decretado luto de três dias pela morte dele. Assim como a história do busto para Archer, ela era falsa. Leia mais sobre o boato.

6 – Se Dilma sofrer impeachment, não é o vice que assume

Nos primeiros seis meses do ano, muito se falou do impeachment de Dilma. No meio de toda a discussão, muita desinformação rolou pela internet. Uma delas dizia que não era o vice presidente (Michel Temer) que assumiria o poder no caso de Dilma cair. A informação não procede. Leia mais sobre o boato.

7 – Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos

Uma história que circulou na internet em 2015 foi motivada por uma fala (péssima) de Dilma durante o último debate antes das eleições em de 2014. No vídeo, Dilma dizia que a aposentadoria seria com 85 para mulher e 95 para homens. Ao contrário do que o vídeo apontava (e que circulou) o resultado seria a soma de tempo trabalhado e idade e não apenas idade. Neste ano, a Câmara aprovou a medida. Leia mais sobre o boato.

PS: Esse texto foi feito em colaboração com Edgard Matsuki.