Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 13 teorias da conspiração sobre a queda do avião de Eduardo Campos

13 teorias da conspiração sobre a queda do avião de Eduardo Campos

Acidente de Campos rendeu boatos na internet
Acidente de Campos rendeu boatos na internet

Em pouco mais de um ano de história do Boatos.org, poucos casos renderam tantos boatos repentinos como o acidente trágico que vitimou o candidato a presidente Eduardo Campos na manhã do dia 13 de agosto de 2014.

Nos últimos dias, todos os textos do Boatos.org estão sendo dedicados ao assunto. Mesmo assim, não conseguimos desmentir o volume de boatos e teorias da conspiração que apareceu na internet. Por isso, juntamos treze dessas histórias para apresentar e derrubar em um único texto.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

1 – Dilma mandou matar Eduardo Campos

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Essa foi a história falsa que mais circulou na internet. Muitos comentários em redes sócias acusaram a candidata à reeleição de ter dado cabo no concorrente. O Boatos.org fez um texto desmentindo detalhadamente a história. Mas vamos citar três motivos rapidamente:

O primeiro é que Dilma tende a perder mais votos se Marina Silva entrar no pleito. Além disso, as investigações descartam qualquer hipótese de ataque ao avião de Campos. Por fim, em todas as hipóteses apresentadas na web, a coisa ficou no achismo e não foi apontada prova alguma que poderia ser Dilma.

2 – Dilma criou lei para atrapalhar investigações do acidente

Mais uma história absurda, apresentada com detalhes nesse post do Boatos.org. Após a notícia do acidente, a informação que Dilma havia criado uma lei para garantir sigilo em investigações de acidentes aéreos começou a circular na internet. A criação da lei é verdadeira, mas alguns fatos que acompanham a história são falsos.

Primeiro, não foi Dilma que criou a lei. Ela foi feita durante a CPI do Apagão Aéreo, em 2007 e teve participação da Aeronáutica na sua formulação. Além disso, ela não impede investigações. Ela só separa investigações que visam prevenção de novos acidentes com investigações que buscam apontar culpados.

3 – Dilma vai matar os outros candidatos

Essa é de tão extremo mal gosto como as outras. Imagens na internet apontam quem Dilma agora vai tentar matar Aécio Neves e Marina Silva. Uma imagem da presidente, por exemplo, dizia o seguinte: “Te cuida Aécio, você é o próximo”.

Só racionando um pouco: quem é o idiota que está em primeiro nas pesquisas e resolve matar os outros candidatos? Um petista? Não, a resposta certa é ninguém. Acorda para a vida, rapaz.

4 – A coincidência do número 13

Esse foi um achado dos teóricos da conspiração. Logo após o acidente, imagens apontando que Eduardo Campos tem treze letras, o DDD de Santos é 13, a idade de Campos é 49 (4 + 9 = 13) e ele morreu no dia 13 de agosto. Claro, que isso apontaria o PT como culpado pela morte do político.

É difícil discutir com essas conjecturas que são criadas sem muito fundamento. Foi coincidência? Foi. Afinal, quem seria louco o suficiente para matar alguém apenas por causa das coincidências com o 13?

5 – Illuminati estão por trás da história da queda do avião

O número 13 pode não ter nada a ver com o PT. O número, de grande significado para os Illuminati, seria a assinatura da culpa deles na morte de Eduardo Campos. O argumento seria que Campos iria construir “uma pátria” e não uma sociedade global como os outros candidatos.

Esse papo de Illuminati não passa de teoria da conspiração. Há uma dúzia de mortes de celebridade que são atribuídas ao grupo. Claro, nenhuma com qualquer prova concreta. Ou seja, mais um boato.

6 – Marina Silva mandou matar Eduardo Campos

Por pouco, Marina Silva não embarcou no avião que caiu em Santos. Além disso, ela deve ser a nova candidata a presidente pela coligação de Campos (apesar de a decisão oficial ainda não ter sido falada). Essas seriam as provas de que ela tem culpa no cartório.

Assim como no caso de Dilma, não há sequer uma prova concreta. Marina tinha tanta popularidade na época em que tentou criar o partido A Rede que poderia ter entrado como candidata em inúmeros outros partidos (ex: PPS e PV) que os convidaram quando o registro da Rede foi negado. Ou seja, porque cargas d’água ela iria escolher ser vice e depois matar o candidato?

7 – Aécio Neves mandou matar Eduardo Campos

Para rebater as acusações contra Dilma, defensores da presidente afirmaram que Aécio Neves teria culpa. Na coletiva, inclusive, ele teria dado um sorriso irônico na hora em que falou da morte de Campos.

Não, não e não. Aécio perde muito mais do que ganha ao ter que disputar as eleições contra Marina Silva e não Eduardo Campos. E assim como no caso das outras “suspeitas” não há uma prova concreta do envolvimento dele no acidente.

8 – Foto falsa do corpo Eduardo Campos após o acidente

Esgotando as hipóteses de assassinato, vamos falar das que envolvem sensacionalismo. A primeira delas foi publicada no Boatos.org. Uma foto falsa que seria do corpo de Eduardo Campos começou a circular online.

A imagem é falsa. Ela é de um acidente em que um ônibus pegou fogo em 2012. Além disso, a foto já foi atribuída a outra morte: a do ator americano Paul Walker no final do ano de 2013.

9 – Vídeos falsos mostram avião de Campos arremetendo e caindo

Outra balela envolvendo falsas provas sobre o crime. Um canal do Youtube resolveu começar a postar vídeos que seriam dos acidente de Eduardo Campos. Em um dos vídeos, o avião de Campos estaria arremetendo e outra filmagem mostrava a queda da aeronave.

Os dois vídeos não são referentes ao acidente com Eduardo Campos. O vídeo da arremetida é de 2012 e aconteceu em um dia com muito vento no aeroporto de Bilbao, na Espanha. O outro não conseguimos identificar. Mas com certeza não era o de Campos. Vale lembrar que chovia muito no dia da tragédia em Santos.

10 – Homem viu Eduardo Campos abrir o olho após a morte

Em entrevista ao vivo para o Jornal Hoje, da TV Globo, um homem afirmou que viu os “olhos azuis” de Eduardo Campos aberto após a queda do avião. Ele também começou a falar que Campos era o “candidato dele”.

Esse foi um vacilo da Globo. Em busca de informações, começaram a falar com o povo e ouviram um contador de lorotas. A perícia já apontou que o acidente tornou os corpos das vítimas irreconhecíveis. Ou seja, é impossível saber que era os olhos de Eduardo Campos. O Terra falou sobre a farsa.

11 – Avião bateu em um helicóptero antes de cair

Mais um vacilo da imprensa. Logo após o acidente, a jornalista Ticiane Villas-Boas, da TV Bandeirantes, apontou que o jato em que estava Eduardo Campos havia batido em um helicóptero. A emissora deu ao vivo a informação. Com o passar do tempo e sem indícios de destroços do helicóptero, a versão foi totalmente refutada. A própria Band desmentiu a informação posteriormente.

12 – Dilma Bolada faz piada sem graça sobre acidente

Um dos perfis mais atuantes nas acusações contra Dilma após o acidente com Campos é o da candidata a deputada estadual por São Paulo Daniela Schwery. Entre as muitas postagens dela contra os “esquerdopatas”, uma se destacou. Foi a reprodução de um tuíte do perfil Dilma Bolada (falso de Dilma Rousseff). O perfil dizia “Já dizia o ditado: pra descer todo Santos ajuda!”.

Só tem um detalhe, a postagem era falsa. Não passava de uma montagem com o perfil Dilma Bolada. Mais tarde, ela acabou pedindo desculpas. Mas não perdeu a chance de, mais uma vez, atacar o PT.

13 – Jair Bolsonaro vai ocupar a vaga de Campos nas Eleições

Um dos debates após o acidente é sobre quais os rumos do PSB nas eleições. No meio de toda essa confusão, uma pegadinha que apareceu na internet apontava que Jair Bolsonaro poderia ser o substituto de Eduardo Campos como candidatos. Apesar dos muitos cliques que a informação teve em redes sociais, não passava de uma pegadinha. Bolsonaro é do PP e apenas candidatos da coligação de Campos podem se candidatar.

Fora esses boatos publicados por aqui, tínhamos muitos outros. Um, inclusive, dava conta que o Boatos.org sabe de toda a verdade sobre o assassinato e que encobrir a história. Muito provavelmente outras histórias vão continuar aparecendo e, na medida do possível, a gente vai ajudá-los na organização das informações.