Retrospectiva: o melhor de 2014 no Boatos.org, por Nicoly França

Nicoly França escolheu os melhores textos do ano de 2014 no Boatos.org
Nicoly França escolheu os melhores textos do ano de 2014 no Boatos.org

Eu sou Nicoly, jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e escrevo no Boatos.org desde fevereiro. Também escrevo no Mas não me diga e sou colunista no Brasil Post. Nesse tempo escrevendo aqui no site vi muitos boatos na internet, desde os mais bizarros até os mais inocentes.

É difícil enumerar quais os textos mais gostei de fazer, porque foi muito interessante a experiência de produzir tanto material, tentando sempre desmentir de uma forma clara e divertida para os leitores e depois vendo a repercussão nas redes sociais.

Assista à retrospectiva 2014 do Boatos.org

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Listei os quatro boatos que mais gostei de desmentir. O primeiro foi Mentira: Cone Crew diz no Lollapalooza que Criolo é mera enganação, publicado em abril deste ano. A notícia falsa havia sido publicada no Estadão e repercutiu nas redes sociais, pois o festival Lollapalooza estava em pauta em todos os veículos e páginas. Assim que eu vi a notícia, fui checar e vi que tanto o Criolo quanto a Cone Crew se manifestaram nas suas redes sociais, desmentindo a notícia. Depois que eu produzi o texto, a página da Cone Crew Diretoria publicou o meu texto e teve uma repercussão legal com o público.

O segundo é Balela: Brad Pitt escreve emocionante carta de amor para Angelina Jolie, publicado em maio de 2014. Vários sites, blogs e páginas nas redes sociais divulgaram uma carta que o Brad Pitt fez para Angelina Jolie, super emocionante, uma verdadeira declaração de amor. Mas na verdade, o boato já era antigo e a carta circulava há um bom tempo em sites, acho que foi até uma decepção para os fãs descobrir que a carta não era verdadeira, #chateados.

Na época da Copa do Mundo, teve 7×1 mas também teve muito boato. Um deles é ‘Coreia do Norte vence a Copa do Mundo, aponta vídeo falso brasileiro’. Foi um vídeo falso, produzido pelo Não Salvo, mas que foi notícia no mundo inteiro, como se um veículo da Coreia do Norte, de fato, tivesse enganado a população, se dizendo o país campeão da Copa do Mundo 2014. Foi interessante ver como é fácil cair em um boato, quando este é bem feito. Este foi o terceiro da minha lista.

Por último, eu listo o “Propaganda falsa: iPhone fica à prova d’água se você instalar o iOS 7″. Eu adoro escrever sobre tecnologia e esse foi um texto bem legal de fazer, pois muitas pessoas acreditaram na notícia que dizia que com a atualização do sistema operacional do iPhone para o IOS 7, o celular tornava-se a prova d’água. E essas  pessoas não só acreditaram, como foram lá e testaram, mergulhando o aparelho na água, o resultado foi trágico, pois a notícia era falsa e o celular, é claro que estragou.

Com essas notícias, notei que realmente o boato tem um poder muito grande na internet e, cada vez mais, os usuários tem de prestar atenção no que lê por aí, checar as informações é imprescindível para não ser enganado e repassar notícia falsa ou desinformação. Para o meu crescimento profissional, como jornalista, foi muito interessante trabalhar em cima dessas pautas, utilizando uma intensa apuração, para passar informações verdadeiras, de forma clara, aos usuários. Mas como boato sempre tem por aí, sempre que você ver alguma notícia suspeita por aí, é só mandar pra gente, que a gente desvenda!

2 comentários em “Retrospectiva: o melhor de 2014 no Boatos.org, por Nicoly França

  • 29/04/2017 em 02:41
    Permalink

    Gostaria da pesquisa de vocês sobre figuras em nuvens vistas dia 23.04.17 em Maracaibo Venezuela

    Resposta
  • 29/04/2017 em 02:37
    Permalink

    Surgiu um novo comentário, que peço verificar se procede: sobre fotos tiradas em Maracaibo, Venezuela no último domingo, dia 23.04.17 das nuvens da cidade, onde aparenta figura humana

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)