Retrospectiva: o melhor de 2014 no Boatos.org, por Hellen Bizerra

By | 26/12/2014
Hellen escolhe os melhores textos de 2014 no Boatos.org

Hellen escolhe os melhores textos de 2014 no Boatos.org

Hellen, quase 23 anos completos, 1,66 de altura, paulista do interior, jornalista. Tenho uma queda por livros e aos 15 descobri que além de lê-los queria escrevê-los também. Santista por tradição familiar, sou dessas pessoas que gosta de futebol, mas não sabe torcer. Fecho os olhos em momentos decisivos e sou de roer unhas em pênaltis, confesso. Ainda não descobri qual a diferença entre dom e talento, mesmo assim gostaria de ter os dois, para tudo.

Assista à retrospectiva 2014 do Boatos.org

Há sete meses faço parte da equipe do Boatos.org. Há sete meses desminto falcatruas, balelas e histórias sem pé nem cabeça (ou às vezes com tudo isso, porém falsas) da internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Comecei minha colaboração no Boatos.org depois de um convite do editor e criador do site, Edgard Matsuki, e aí não parei mais. Duas vezes por semana sento em frente do computador para escrever, mas agora tenho a antena ligada, qualquer indício de boato apita o alerta. Ócios do ofício.

Minha adaptação ao estilo do site e a sua proposta não demorou, muito provavelmente porque desde o princípio gostei da coisa. Desde o princípio a liberdade de criação e a possibilidade de introduzir um pouco de mim em cada desmentido deixou o trabalho com cara de hobby. Portanto, nada a reclamar, só elogios suspeitos de uma babona do Boatos e de todos os membros da equipe.

Dos textos que escrevi tenho os meus prediletos. Não que eu desdenhe os outros, mas claro que sempre há os favoritos. Ao estilo CQC, se fosse criar meu ‘Top Five’, ficaria assim:

Em quinto lugar estaria um texto produzido em julho que deu muito trabalho. ‘Informação Errada: Dilma proíbe histórias em quadrinhos no Brasil está entre os preferidos porque exigiu bastante leitura prévia e compreensão sobre o assunto para não escrever bobeira.

Na quarta posição um texto recente que me deixou realmente preocupada com a irresponsabilidade de certos boatos. Hoax: Homem soropositivo pede água e depois estupra as mulheres que o atenderam foi o desmentido de um típico e triste caso do ‘brincar com coisa séria’ e gostei muito de escrevê-lo exatamente por isso. A tentativa de conscientizar através desse texto o colocou no rol dos especiais.

Na terceira posição entra um dos mais preferidos de todos mesmo.Matéria colombiana suspeita que lesão de Neymar foi forjada’ está entre os favoritos por duas razões, trata-se de um assunto que envolve um ídolo do time do coração e era Copa do Mundo, nós respirávamos futebol e eu adoro futebol.

Ocupando o segundo lugar, Teorias conspiratórias afirmam que Ebola é uma farsa, entra pra lista dos preferidos pelo absurdo da história. Acreditar que algo tão sério quanto o Ebola é invenção da Cruz Vermelha seria engraçado se não fosse estupidez. Por isso gostei tanto de escrever esse, deixou a sensação boa de dever cumprido e de reforço sobre a seriedade do Ebola.

Por fim na primeira posição do meu Top Five particular está Mentira: Povoado vegetariano vive mais de 120 anos’. O preferido entre os preferidos é o texto sobre o assunto mais curioso que já escrevi. E é bem essa a razão dele ser o grande escolhido, a temática inusitada liberou ainda mais a criatividade e aí as palavras saíram fáceis, bem mais do que o normal. Foi leve e gostoso de fazer, por isso é o número um.

One thought on “Retrospectiva: o melhor de 2014 no Boatos.org, por Hellen Bizerra

  1. Henrique Mendes

    Hellen, parabéns pelo trabalho no blog. Confesso que não tenho tantos acessos assim, mas pude acompanhar alguns dos textos e gostei muito do que li. Mais uma vez parabenizo pelo trabalho… Beijo

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *