Nunca “deixe seu amém” em posts no Facebook, pelo amor de Deus!

By | 01/03/2016

Aproveitadores se utilizam da fé de incautos para propagar mensagens falsas, fotos bizarras e ódio no Facebook. Tudo isso só usando o seu inocente e caridoso “amém”.

Desde quando o Boatos.org foi criado, em 2013, um fenômeno em algumas histórias falsas nos chama atenção: o excessivo uso da palavra amém em comentários de postagens bizarras no Facebook. Fazendo uma busca rápida pela rede social, a gente encontra diversas vezes pedidos como esse. A coisa funciona de forma muito simples. A pessoa posta um conteúdo e pede um amém nos comentários. Olhe alguns exemplos:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

No facebook, faça o bem e nunca deixe o seu amém

No facebook, faça o bem e nunca deixe o seu amém

Situação 1:

– Foto de criança sem os dois braços (uma montagem)

– Descrição: deixe o seu amém

– Resultado: foto expondo a doença da criança viraliza

Situação 2:

– Página posta foto de Jesus e pede “deixe o seu amém”

– Todo mundo deixa o amém

– Resultado: página ganha muitos fãs e começa a postar boatos contra políticos, gays, muçulmanos e umbandistas.

Situação 3:

– Foto de mulher que “teve” 11 bebês

– Descrição: deixe o seu amém

– Resultado: boato viraliza e a gente tem que fazer um desmentido aqui

Como vocês puderam ver nas três situações acima, o amém nos comentários nada mais foi do que uma ferramenta de manipulação. Sim, manipulação de resultados no algoritmo do Facebook.

Acontece da seguinte forma: quanto mais comentários a mensagem tiver, mas engajamento o Facebook vai entender que ela teve e mais vai se espalhar. Ainda mais, quem escreveu amém vai ter em sua timeline várias outras mensagens relacionadas. Adivinha pedindo o quê?

Atentos na manipulação do “rebanho”, espertinhos da rede social estão usando a estratégia para difundir conteúdo. E o pior, o conteúdo difundido é, via de regra, de baixa qualidade. Ou você acha que uma mensagem de criança doente vai adicionar algo a você?

Por isso, nós do Boatos.org fazemos uma campanha! Nunca, em hipótese alguma, digite amém em comentários do Facebook. Se você fizer isso vai estar compartilhando informações erradas e deixando o debate na rede social. Quer uma sugestão? Use a sua religiosidade para fazer coisas que orgulharia Jesus como, por exemplo, compartilhar o amor e a verdade. Amém!

PS: a gente poderia falar sobre o proselitismo religioso que fica latente com a prática. Mas resolvemos focar só na questão de qualidade de conteúdo.

10 thoughts on “Nunca “deixe seu amém” em posts no Facebook, pelo amor de Deus!

  1. Geraldo otaviano

    Concordo plenamente! Digitando amem vc esta concordando com a desgraça do outro

    Reply
  2. Lucas Eduardo

    Não precisa deixa seu amém,basta você seguir e procura a deus todos os dias.isso vale mais de que um amém.

    Reply
  3. Vanussa

    Eles usam até acidentes com gente morta para deixar seu amém.Bando de ipocritas ignorantes e ainda tem um bando de gente besta que deixa mesmo.

    Reply
  4. Maria Amelia Pinheiro

    Tudo isso é falta do que fazer, vão procurar uma lavagem de roupa gente…..kakakkak

    Reply
  5. Adriano Cardoso

    Bom dia, também não gosto nada de boatos, só que achei esse texto um tanto desproporcional, pois, embora sejam boatos na maioria das vezes as descrições não são apenas: “comente amém”, antes disso geralmente escrevem algo como: “você acredita na cura” etc… a palavra amém nada mais significa do que “assim seja” é uma expressão de concordância com algo que foi dito ou escrito por alguém, todavia, ela é mais utilizada pelas religiões cristãs, muitas pessoas sem instrução que não tem religião alguma muitas vezes não só digitam amém como compartilham esses conteúdos que na maioria, eu disse na maioria das vezes são falsos, pois, embora seja minoria alguns podem ser reais. Por fim entendo a preocupação, mas acho que nas entrelinhas foi feita uma critica ao Cristiianismo, porém, se eu entendi errado peço perdão.

    Reply
    1. Elaine Vargas

      Realmene, concordo com a banalização do AMEM que nada mais é : que assim seja. Então como vou ver uma desgraça e dizer que assi seja. Otras são as correntes milagrosas; não há milagre sem trabalho.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *