Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Mentira: Charlie Hebdo publicou charge racista de ministra francesa

Mentira: Charlie Hebdo publicou charge racista de ministra francesa

Charlie HebdoBoato – Cartunistas da Charlie Hebdo publicaram piada racista com ministra francesa negra comparada a um macaco

O trágico atentado na França na sede do jornal francês Charlie Hebdo teve repercussão mundial e as notícias em torno do acontecido tomaram conta dos veículos de comunicação nos últimos dias. Além disso, várias pessoas demonstraram seu apoio, propagando a expressão “Je suis Charlie” (Eu sou Charlie), mas por outro lado também tiveram os que criticaram as charges do veículo e divulgaram outra expressão, a “Je ne suis pas Charlie” (Eu não sou Charlie).

A discussão sobre certo e errado em torno de humor e religião foi (e ainda vai) longe, mas além disso, o momento foi propício para aparecerem notícias falsas para defender determinado ponto de vista. Isso é comum quando um assunto ganha grande repercussão na mídia, boatos aparecem e são propagados em peso nas redes sociais.

Tem circulado uma imagem na internet que retrata a ministra da justiça da França Christiane Taubira como uma macaca, em uma charge. Em cima da imagem, a seguinte frase: “Eu não sou Charlie”. Abaixo da imagem, há uma mensagem que diz que a charge é de um cartunista da Charlie Hebdo e, por fim, fala “É esta a liberdade de expressão que você defende? Onde termina a liberdade e começa o crime?”

Alguns sites e blogs postaram a imagem, acompanhando algum texto de repúdio ao Charlie Hebdo, um deles foi o Plantão Brasil, o texto dizia no fim que a fonte era do Brasil 247. Logo após a repercussão desta charge e das notícias em torno dela, alguns sites buscaram a verdade e desmentiram a autoria da imagem, um deles foi o Universo Racionalista.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na verdade, houve uma publicação da revista francesa chamada Minute no dia 13 de novembro de 2013, que trouxe na capa a seguinte chamada “Maligne comme un singe, Taubira retrouve la banane” (Maliciosa como um macaco, Taubira encontra a banana). A revista é de extrema-direita apoiada pelo partido National Front, que também é de extrema-direita. Em uma ocasião, após Taubira declarar seu apoio ao casamento gay, uma candidata do National Front, Anne Sophie Leclère, postou no seu Facebook a charge racista, essa que circulou como se fosse do Charlie Hebdo.

Depois disso, a revista foi condenada e teve pagar uma multa e a candidata Anee pegou 9 meses de prisão. Mas por que associaram esta imagem ao Charlie Hebdo? É que, de fato, a charge pertence ao veículo, inclusive tem a assinatura do cartunista Charb na imagem, mas o desenho foi cortado, a imagem original apresenta o dizer:  “Rasseblement bleu racist”, traduzindo, diz que a coalizão política de direita, da qual o Nation Front faz parte, a Rasseblement bleu  é racista. A charge é uma sátira às declarações racistas da revista Minute e ao National Front.

Charb  ainda publicou uma nota na página da Charlie Hebdo dizendo: “Minute n’est pas Charlie Hebdo. Le racisme n’est pas de l’humour” (Minute não é Charlie Hebdo. O racismo não é uma piada.), ele ainda declarou total apoio a ministra Taubira, vítima de racismo.

Resumindo: Charlie Hebdo publicou uma charge contra o racismo de outra revista à ministra francesa e a charge foi cortada e atribuída como uma charge racista do próprio jornal Charlie Hebdo. Não passou de uma notícia falsa.