História falsa: presidente da Indonésia manda recado para brasileiros

By | 03/02/2015
Presidente da Indonésia manda recado para o Brasil, diz boato

Presidente da Indonésia manda recado para o Brasil, diz boato

Boato – Presidente da Indonésia, Joko Widodo, manda recado para os brasileiros a para Dilma dizendo que fica surpreso dela pedir para perdoar um bandido.

A pena de morte do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, chamou a atenção do país todo para a punição severa existente na Indonésia, local onde o condenado por tráfico de drogas foi executado.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A profissão de Archer era instrutor de voo livre e ele foi preso após tentar entrar na Indonésia, em agosto de 2003, pelo aeroporto de Jacarta com 13,4 kg de cocaína. A droga estava escondida em uma asa delta desmontada. Na Indonésia, traficantes de drogas são punidos com pena de morte.

Logo após a divulgação sobre a execução do brasileiro, a presidenta Dilma Rousseff mandou um apelo de clemência para que o condenado não fosse executado, porém, o pedido foi rejeitado pelo presidente da Indonésia, Joko Widodo. Circulou nas redes sociais que, além da rejeição, Widodo havia mandado um recado para a presidenta, que dizia:

“Fui criado numa família de bem, com valores morais muito bem estabelecidos. Se eu errava, meu pai me castigava. Foi assim que eu cresci. Por isso fico muito surpreso ao ver a presidente do Brasil pedir para eu perdoar um bandido. Isso mostra que há algo muito errado nesse país. Se a senhora Rousseff gosta tanto assim de contrabandistas, então ela deveria mantê-los no seu próprio país ao invés de exportá-los para o país dos outros”.

O texto vem acompanhado de uma imagem do presidente da Indonésia. Uma das versões do post foi compartilhado mais de 8 mil vezes. Na postagem, nenhuma fonte, veículo ou link oficial são citados sobre o recado de Widodo, trazendo dúvidas sobre a veracidade da mensagem, o que leva a crer não se passa de um boato.

De fato, o presidente da Indonésia negou o pedido de Dilma com relação à execução do brasileiro, como foi citado por vários sites brasileiros, como nesta notícia do Pragmatismo Político. Porém, nenhum site, veículo ou até mesmo blog divulgou o suposto recado do presidente que circulou na internet. O que o presidente declarou aos veículos de informação foi que os países devem respeitar uns aos outros no que diz respeito à soberania e à lei nacional de um país, como diz na BBC.

Esta notícia no site da Exame diz, por exemplo, que Widodo postou em sua página oficial do Facebook uma mensagem defendendo a pena de morte na Indonésia contra o tráfico de drogas. A postagem pode ser vista neste link, e trecho da mensagem traduzida diz: “A guerra contra a máfia da droga não pode ser feita com meias medidas, porque as drogas têm verdadeiramente arruinado a vida dos usuários e das suas famílias”.

Ou seja, o recado do presidente da Indonésia à Dilma é falso, não passa de uma invenção, típica de quando um assunto é muito comentado na internet e gera audiência para todo tipo de informação (e desinformação também, infelizmente) que circula sobre este assunto.

2 thoughts on “História falsa: presidente da Indonésia manda recado para brasileiros

  1. Retificador

    Pragmatismo Politico, o mesmo site que censurou meus textos, não me admira que eles tenham repassado essa notícia, isso é bem ao estilo deles. Fascistas são atraídos por mentiras e pelo lixo midiático. Não há porque render atenção a idéias de gente assim, nada..

    Reply
  2. luiz henrique paes

    Descobri o site de vocês a pouco mais de um mês e era justamente o que eu estava procurando. Eu ficava muito incomodado com as “noticias” que se espalhavam pelo WhatsApp pois muitas eram absurdas para mim e muito difícil de acreditar em suas veracidades. Agora a primeira coisa que faço quando encontro esses boatos rolando e visitar esse site. Essa noticia do presidente da Indonésia foi uma que pesquisei a fundo e não encontrei nada e fiquei feliz quando vi esse post desmentindo (estou no caminho certo rsrs).

    Parabenizo todos os envolvidos.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *