Falsa conversa de rádio: navio americano encontra farol espanhol

Navio americano encontra farol espanhol e é arrogante, diz lenda
Navio americano encontra farol espanhol e é arrogante, diz lenda

Boato – Navio da marinha estadunidense que encontra espanhóis e faz ameaças para que eles saiam da rota. O problema é que os espanhóis estavam em uma ilha.

Estados Unidos x Espanha. Não, a história que vamos apresentar hoje não fala de um jogo de Copa do Mundo e sim de um caso que envolve um navio da marinha norte-americana e autoridades espanholas acabou se tornando sucesso na internet. A transcrição do diálogo fala sobre uma divergência sobre quais dos “navios” desviaria a rota para evitar uma colisão.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um vídeo divulgado na internet já fazia muito sucesso no exterior, gerou repercussão nas redes sociais no Brasil devido à arrogância dos norte-americanos na situação. Segundo o vídeo, os norte-americanos não queriam desviar para evitar uma colisão e chegaram a usar ameaças para os espanhóis.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

O problema é que o rádio espanhol vinha de um farol, ou seja, não poderiam desviar. A história realmente é ótimo. Para descobrir se essa história é verdadeira ou não, confira o texto e vídeo, na íntegra, abaixo:

ESPANHA – A-853 falando. Por favor, mude seu curso para 15º Sul, para evitar se colidir conosco. Vocês estão vindo direto em nossa direção. Distância: 25 milhas náuticas.

EUA – Nós que recomendamos que vocês mudem seu rumo 15º Norte, para evitar colisão.

ESPANHA – Negativo. Repito: Por favor, mude seu curso 15º Sul para evitar colisão.

EUA -É o capitão deste navio americano falando. Insisto, você mude seu rumo 15º Norte para evitar colisão.

ESPANHA – Não consideramos isso realizável nem conveniente. Sugerimos que mude seu rumo para 15º Sul para evitar colidir-se conosco.

EUA – Eu sou o capitão da marinha americana o segundo maior porta-aviões da frota dos Estados Unidos. Nós estamos escoltados por couraçados, 6 contratorpedeiros,5 cruzadores, 4 submarinos e outros navios de apoio. Estamos manobrando rumo ao Golfo Pérsico para manobras militares, para o Comando Ofensivo no Iraque. Não sugiro, mas ordeno-te: mude seu rumo 15º norte. Ou seremos forçados a tomar as medidas necessárias para garantir a segurança deste navio e desta força da coalisão. Vocês são um país aliado, membro da OTAN e desta coalisão. Por favor, obedeçam imediatamente e fiquem fora do nosso curso!

ESPANHA – Juan Manuel Salas Alcántara falando! Somos, ao todo, duas pessoas. Nossa escolta é de 1 cachorro, nossa comida, 1 cerveja, e um canário que agora está dormindo. Temos o apoio da estação de rádio “La Coruña e do canal 16 da Emergência Marítima. Não estamos navegando, uma vez que estamos em terra firme. Falo do Farol A-853 Finisterre, na costa da Galícia. Não temos nem ideia da p***** de posição que ocupamos no ranking de Faróis da Espanha. Façam a m***** que vocês quiserem e tomem as medidas necessárias para garantir a segurança do seu barco que vai porrar a proa contra as pedras. Por isso, novamente insistimos que o melhor, mais seguro e recomendável é que: desviem sua rota 15º Sul para evitar a colisão.

EUA – Ok, entendido. Desligo.

Apesar de ser sempre bom dar uma “espetada” nos yankees, a história não passa de uma piada que começou a ser interpretada como se realmente houvesse acontecido. Tanto que, há mais de uma versão sobre a história, como o caso em que o farol se localiza no Canadá, e não na Espanha, como divulga o site Navy.mil.

Aliás, a piada já existe já mais de 80 anos, segundo o site Snopes.com. A piada surgiu de uma tirinha que apareceu em um jornal canadense, em 1931. A história, até então resumida, assumiu a forma de piada na versão que conhecemos.Vale lembrar que, no segundo maior porta-aviões norte-americanos, não existiria um profissional que identificasse o farol?

Então, lembremos, que a história não passa de uma piada que nunca aconteceu na realidade. Se for compartilhado, não se esqueça de lembrar as pessoas que é tudo uma piadinha.

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)