Piloto da British Airways tira foto de avião no eclipse solar #boato

Boato – Foto tirada por piloto da British Airways mostra o momento em que um avião passa embaixo do eclipse solar.

Na última segunda-feira (21), milhões de pessoas pararam para assistir ao primeiro eclipse solar dos últimos 99 anos nos Estados Unidos. o país do “Tio Sam” foi o único do planeta que pode observar o eclipse solar total. Mesmo assim, o espetáculo atraiu milhões de olhares, e até hoje tem dado o que falar nas redes sociais.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Entre as imagens sobre o fenômeno, uma viralizou em especial. A foto teria sido tirada pelo piloto da companhia aérea British Airways e mostrava um avião exatamente embaixo do eclipse solar. Leia o que diz a mensagem:

Foto do piloto da British Airways, tirada no momento do eclipse solar. Outro avião fazia o mesmo percurso sobre o Oceano Atlântico.

Piloto da British Airways tira foto de avião embaixo do eclipse solar?

A imagem é de cair o queixo. Mas, ao contrário do que se imagina, a história por trás dela é bem diferente. E se você ainda não entendeu o porquê, a gente te explica. Vamos aos fatos. O primeiro ponto que desmonta a farsa está no fato de que não existe avião nenhum na imagem. Isso mesmo! Ao pesquisamos a foto no banco de imagens do Shutterstock, encontramos a foto original e, para nossa surpresa, não existe avião algum.

Outro detalhe importante: a imagem não foi registrada por algum piloto da British Airways. Na verdade, a imagem é de autoria da Agência Espacial Americana (Nasa). Dito isso, saiba que a imagem apareceu na internet muito antes de agosto de 2017, o que prova que não se trata do eclipse solar do dia 21 de agosto. Para não restar dúvidas: o ângulo do sol no avião e a perspectiva dele – que parece estar à frente do eclipse – denunciam que se trata de uma montagem. Ou seja, boato.

Vale apontar que o boato também circulou em língua inglesa e o ThatsNonsense.com, site gringo que checa boatos na internet, desmentiu a história. Por sinal, histórias envolvendo eclipses solares são figurinhas carimbadas no mundo da boataria. Só aqui no Boatos.org, já desmentimos balelas sobre luas de sangue, dois sóis e escuridão na Terra.

Resumindo: a história que aponta que o Piloto da British Airways tirou foto de avião embaixo do eclipse solar é falsa. De fato, a imagem é fantástica. Mas não se iluda porque é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

5 comentários em “Piloto da British Airways tira foto de avião no eclipse solar #boato

  • 30/08/2017 em 13:16
    Permalink

    É bem pior do que isso. É uma montagem e muito feia. Primeiramente, durante o chamado “anel de brilhante”, o brilho do sol ainda é suficientemente grande para ser impossível enxergar as estrelas. A transição entre a atmosfera com nuvens e a estratosfera, escura, é muito abrupta, indicando que a imagem foi cortada. Não se vê a sombra da Lua nas nuvens e por fim, e mais gritante, quem está iluminando as nuvens? A iluminação delas vem claramente da esquerda e, pela coloração, provavelmente durante um pôr do Sol. Impossível que esse sol aí na frente ilumine as nuvens dessa forma.
    Uma montagem, mal feita e muito feia.

    Resposta
  • 29/08/2017 em 23:18
    Permalink

    Pesquisaram no Google e não encontraram nada, então é boato? Legal cara

    Resposta
    • 30/08/2017 em 18:08
      Permalink

      Não, espertão. Eles pesquisaram no Shutterstock (e não no Google) e ACHARAM a foto original. Conseguiu ver a diferença? Legal, cara.

      Resposta
    • 31/08/2017 em 11:40
      Permalink

      Você não leu o artigo. Se leu, não entendeu como foi a pesquisa.

      Resposta
  • 29/08/2017 em 18:50
    Permalink

    Esse site é muito importante para nós , pois não temos como verificar a idoneidade das informações que recebemos .

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)