Pessoas abandonam carros por causa de aumento da gasolina na Alemanha #boato

Boato – O governo da Alemanha anunciou o aumento dos combustíveis. Em uma hora, as pessoas deixaram os carros na rua e o preço da gasolina baixou.

“Olha o gooool da Alemanha…”. Vocês notaram que depois do fatídico 7 a 1 na Copa de 2014, o número de textos na internet exaltando a Alemanha aumentou? Talvez seja só impressão deste que voz fala, mas volta e meia, um exemplo de lá viraliza por aqui. Detalhe: nem todos são verdadeiros. Hoje vamos falar de mais um deles.

Tem circulado, principalmente entre pessoas indignadas com o preço dos combustíveis (que não são poucas), uma foto do que seria um protesto na Alemanha que evitou que a gasolina ficasse mais cara.

O texto aponta que alemães tomaram uma atitude contra o governo: “Na Alemanha o governo subiu o preço de combustível. Em apenas uma hora de tempo as pessoas abandoram seus carros nas ruas e avenidas e foram a pé para casa. Mais de um milhão de carros abandonados. Tiveram que baixar o preço. Quando o povo é inteligente os corruptos não conseguem concretizar seus objetivos”, diz a mensagem (deixamos os erros de propósito).

Pessoas abandonaram carros na rua por causa de aumento da gasolina na Alemanha?

A história viralizou muito, mas muito, no Facebook. Chegamos a ver postagens com mais de 200 mil compartilhamentos em um dia e comentários do tipo: “Porque não fazemos aqui? Aqui não se faz pois não somos unidos. A gente abandona o carro e os gatunos lá vão se aproveitar”. Mas será que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O texto segue aquele enredo clássico de boatos na internet (com direito até a um erro de digitação no “abandoram” em vez de “abandonam”). Ao procurar sobre o assunto, não encontramos nada. Como assim um milhão de carros na rua e nenhuma notícia na mídia? Já dá para desconfiar.

As suspeitas de que é um boato se concretizam quando buscamos pela origem da imagem. Se você der um zoom nela, vai ver um monte de gente de olhos puxados. Será um protesto só de imigrantes asiáticos na Alemanha? Nada disso.

A foto tem muitos asiáticos pelo simples motivo de ter sido tirada na Ásia. Mais do que isso, não tem nada a ver com protesto contra gasolina. De acordo com esta matéria do tabloide britânico The Telegraph, a imagem é de um engarrafamento em Shenzhen (China) no ano de 2012. O texto em inglês começa assim: “Quando 1,3 bilhão de pessoas saem todas para um feriado, um pequeno caos é esperado”.

Resumindo: a história que aponta que um protesto na Alemanha conseguiu evitar que o governo aumentasse o preço dos combustíveis é falsa. A foto é de um engarrafamento na China ocorrido em 2012.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Pessoas abandonam carros por causa de aumento da gasolina na Alemanha #boato

  • 21/11/2017 em 12:43
    Permalink

    Boato ? Deve ser ! E o contraboato, igualmente sem base real para o que afirma ? A quais interesses servem os dois ? De um lado, sabe-se precionar o governo contra aumentos nos com bustíveis e do outro ? Evidente que serve aos interesses de quem se beneficia com os aumentos e deseja a submissão pacífica do povo aos seus desígnios! Quem são ? O governo e sua política antinacional e os grupos empresárias por ele favorecidos. Elementar, meu caro Watson!

    Resposta
  • 18/11/2017 em 17:30
    Permalink

    Okay! Ótima e oporna idéia! Só que o povo Alemão é ALEM de ÚTIL Todos inteligentes, úmidos e Conscientes, senão conscientizados – Não é verdade!? – E, agora jose!?… Brasileiros, ALEM de ser “Politiqueiros” Inocentes, ignorantes e Eleitores Otários Inconvenientes! – Não é verdade!?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)