Orgia entre idosos acaba com sete mortos na Bélgica #boato

Boato – Sete idosos morreram em uma orgia exclusiva para maiores de 65 anos na Bélgica. Evento contou com 200 pessoas e foi em Charleroi.

Cada vez mais raras na imprensa brasileira, as notícias bizarras não chamam tanta atenção como, por exemplo, há cinco anos. Não sabemos até que ponto o cuidado com as fake news influenciou nesta diminuição de notícias do gênero, mas o fato é que cada vez mesmo essas notícias insólitas têm destaque.

Mesmo assim, de vez em quando aparece uma destas “notícias”. Dentre elas, algumas são falsas. É o caso da história de hoje. Circula na internet (principalmente em sites portugueses) a informação de que sete idosos morreram durante uma orgia “só para maiores de 65 anos” na cidade belga de Charleroi.

De acordo com o texto, 10 pessoas tiveram problemas de saúde durante a “festinha”, que contou com 200 pessoas. Dentre as vítimas, cinco teriam morrido de ataque cardíaco e duas de edema pulmonar. O texto ainda aponta como fonte o jornal Nord Presse. Leia o texto que circula online (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que sete idosos morreram em orgia na Bélgica
Print da notícia falsa que fala que sete idosos morreram em orgia na Bélgica

Orgia entre idosos acabou com sete mortos na Bélgica?

A história começou a viralizar em língua portuguesa em 2017, mas ela é muito mais antiga do que isso. A publicação original, do Nord Presse, é de 2014. Agora um detalhe muito importante: o site belga é de notícias falsas. Entre outras publicações do site está a de que, por exemplo, John Kennedy se suicidou.

Um detalhe: o Nord Press se notabiliza por “enganar” jornalistas. Esta matéria de 2017 aponta (com certo mau humor) que o site “pegou” o jornal Le Parisiense com um boato envolvendo Emmanuel Macron.

Já esta matéria de 2014 aponta que diversos sites russos caíram em um boato criado pelo Nord Press. Adivinhe qual era o boato em questão? Sim, a história dos velhinhos que morreram durante a orgia na Bélgica.

A história é falsa. Mas e as fotos que circulam online? A dos paramédicos levando um homem em uma maca é utilizada em vários sites de serviços de emergência médica. A dos idosos também é usada como imagem de destaque para “idosos felizes”. Ou seja, duas imagens aleatórias que não têm nada a ver com o caso descrito.

Resumindo: a história que aponta que sete idosos morreram durante uma orgia na Bélgica é falsa. Foi criada por um site especializado em fake news e viralizou na internet pelo mundo todo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)