Nuvem humana é flagrada nos céus da Zâmbia #boato

Boato – Uma nuvem com formato de um ser humano foi flagrada nos céus da Zâmbia e assustou muita gente. Foto comprova aparição.

Se a nossa página tivesse fundo musical (ainda bem que não tem, porque eles são horríveis), com certeza essa postagem começaria com a música do Arquivo X. Porque o caso de hoje envolve muito mistério (OK, vocês verão que nem é para tanto).

Nuvem humana foi vista nos céus da Zâmbia e assustou muita gente, diz boato
Nuvem humana foi vista nos céus da Zâmbia e assustou muita gente, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Uma imagem tem rodado o mundo e deixado muita gente intrigada. Ela dá conta que uma nuvem em formato humano apareceu perto de um shopping center na cidade de Kitwe, na Zâmbia. A imagem foi publicada em alguns dos principais sites do Brasil após virar notícia nos tabloides britânicos. Leia uma das versões que circularam online:

Fotos mostram ‘nuvem humana’ flutuando em cima de prédios na Zâmbia

Um vídeo que mostra uma nuvem em ‘formato humano’ está intrigando moradores da Zâmbia, na África. O registro foi feito próximo a um shopping na cidade de Kitwe. As fotos mostram uma espécie de cabeça e torso flutuando pelos céus. Segundo pessoas que afirmaram ter visto a nuvem, ela tinha mais de 100 metros de comprimento.

“Ficamos chocados em ver o que parecia ser uma pessoa nas nuvens por cerca de 30 minutos.”, disse uma testemunha. “Alguns começaram a rezar e agradecer, mas outras pessoas começaram a correr. Foi muito estranho”, ela finalizou.

Nuvem humana foi flagrada nos céus da Zâmbia?

Como dito antes, a tal imagem passou pelos principais tabloides britânicos. O Metro fez questão de comparar a nuvem com um personagem de Harry Potter.Daily Mail disse que a mídia de Zâmbia noticiou a história e que muitas pessoas ficaram apavoradas. Mas será que, apesar da atenção dispensada pela mídia, a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Uma olhada rápida na foto já mostra que a figura é, no mínimo, suspeita. Essa informação se reforça quando percebemos que, ao contrário do que foi afirmado, a imprensa de Zâmbia não fez uma cobertura tão maciça assim. O Times não deu uma linha sobre o assunto. O Lusaka Times também não.

Pela as nossas pesquisas, a história foi publicada inicialmente na página do Facebook Zambia Watch. Agora, uma coisa que não bate. A postagem aponta que a nuvem sobrevoou os céus de Kitwe por meia hora. Por que nenhum “abençoado” fez um vídeo nesse tempão que teve para registrar a imagem?

Depois que a história saiu no Daily Mail, os caçadores de boatos “no estrangeiro” começaram a tentar descobrir a história. Chegaram a dois pontos interessantes: a mesma foto (só que em resolução muito melhor) foi encontrada no Pinterest como “Fantasma sobrevoa Reino Unido” e que a “nuvem” nada mais era do que uma pipa. Esse vídeo mostra um modelo dela nos céus.

Para encerrar o mistério, olhe esta foto. Ela é do festival de pipas de Bristol e foi tirada no dia 4 de setembro de 2010. Sim, qualquer semelhança com a “nuvem humana” não é mera coincidência.

spirit kite 2

Resumindo: a história que aponta que uma nuvem em formato humanoide foi vista na Zâmbia e assustou muita gente é falsa. Não passa de uma montagem do Photoshop. Mais uma vez, portais brasileiros embarcaram no Daily Mail e se deram mal.

PS.: Esse artigo é uma sugestão de Kelly Santos e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Nuvem humana é flagrada nos céus da Zâmbia #boato

  • 10/03/2017 em 01:59
    Permalink

    O que eu acho mais lindo é o fator de jornalista brasileiro levar o daily mail a serio.. Eu Rio muito quando leio a versao impressa nos takeaways do reino unido. Jornalistas, por favor, eu sei que é ganha pão e tem fonte.. Mas, descartem o daily mail pelamor, 95% é balela.. Sensationalismo proposital pra render click e vendor pra cabelereiro/takeaway/desocupados e teoristas da conspiração. Pronto, falei.

    Resposta
  • 08/03/2017 em 05:50
    Permalink

    Rsrsrs. É cada uma… A cobertura maciça não deixou rastro de uma alma sequer na foto. Não aparece nenhum curioso na imagem. Nenhum vestígio de que seja real. Ô boato besta, viu? Rsrsrsrs. #boato

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)