Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Estadão, IG e outros portais usam print de perfil falso em matéria sobre ameaça do Estado Islâmico

Estadão, IG e outros portais usam print de perfil falso em matéria sobre ameaça do Estado Islâmico

O print que fala que o Brasil é “um país de m…” vem de um Twitter falso de Maxime Hauchard. Estadão, O Dia, IG e outros sites de notícias utilizaram a foto falsa.

O Brasil entrou num rebuliço quando a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) divulgou a informação de que um integrante do Estado Islâmico teria ameaça o Brasil. Toda a mídia deu a informação. Porém, muitos cometeram um erro crasso: usaram a mensagem errada para ilustrar a informação.

Sim. No meio de toda a história da ameaça (que realmente aconteceu), há um erro de informação. De acordo com a Abin, ouvida pela reportagem do Boatos.org, o perfil verdadeiro não chama o Brasil de “país de m…”.  Olha quantos sites usaram o print:

Porém, ele não chamou o Brasil de país de m… O perfil usado na matéria é de um fake @maximehauchard_. O verdadeiro (e confirmado pela Abin por telefone) era o @maxime_hauchard, que “só” ameaçou o Brasil. O relato do perfil certo está nesta matéria. 

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Mais tarde teremos uma matéria completa com outras informações erradas da história.