México construiu muro na fronteira com a Guatemala #boato

Boato – Assim como Trump quer construir muro na fronteira EUA-México, México já construiu muro na fronteira com a Guatemala.

Desde que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos, Donald Trump já brigou com jornalistas, adotou medidas protecionistas e começou a executar uma de suas principais promessas de campanha: a construção de um muro na fronteira dos EUA-México.

México construiu um muro na fronteira do país com a Guatemala, diz boato
México construiu um muro na fronteira do país com a Guatemala, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

O “muro da discórdia” tem sido alvo de muito debate na internet. Em meio a tudo isso, fotos têm sido muitos compartilhadas pelas pessoas mais simpáticas a Trump: elas mostram o que seria o muro da fronteira do México com a Guatemala. Leia textos que circulam junto com as imagens e falam sobre o assunto:

Esse é o muro construido pelo Mexico na fronteira com a pobre Guatemala.

Presidente mexicano manda recado a Trump: “O México não acredita em muros”. Então por que o México construiu um muro na fronteira com a Guatemala?

México construiu muro na fronteira com a Guatemala?

As imagens do suposto muro se espalharam junto com um texto que aponta que o governo mexicano também tem um plano de construir um muro na fronteira da Guatemala. Mas será mesmo que essa história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, vamos falar do tal artigo. Quando se fala em “México quer construir muro”, o artigo (publicado em um blog de direita) se refere a apenas uma parte da população.

Neste quesito, ele falha por tomar o todo com uma parte. Afinal, não é porque parte da população quer que a maioria quer. Seria a mesma coisa falarmos que todos no Sul querem se separar do Brasil porque uma parte da população quer. Para além disso, debates na esfera política não foram feitos em relação a esse muro. Sequer há previsão de construção dele.

Aí você me fala: “porque estão planejando se as fotos provam que já foi construído”. Pois é aí que chegamos ao segundo erro. As fotos que circulam online não têm nada a ver com fronteira com a Guatemala. Uma das imagens é da fronteira dos EUA com o México na altura do Arizona e foi publicada aqui.

Outra imagem que seria da fronteira “com a Guatemala” é de um muro que divide San Diego de Tijuana. A imagem é muito utiliza como ilustração em matérias sobre o assunto. Uma delas é essa da Al-Jazeera.

Resumindo: a história que aponta que o México construiu um muro na fronteira da Guatemala é falsa. Sobre a “vontade” do país de “imitar” Trump, tudo não passa de um desejo de uma parcela (que também não gosta de imigração) da população.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Alessando Cyrino, Nicolai Iliev, Toninho Espechit e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

12 comentários em “México construiu muro na fronteira com a Guatemala #boato

  • 28/02/2017 em 01:30
    Permalink

    Edgard Matsuki deve estar levando algum $ da embaixada americana em Brasília pra tentar fazer contra-informação achando que só vai atingir índio desinformado! Aqui nós é cacique sabído ! ! ! Idiota é vc que pensa que engana alguém com esse bla bla bla…

    Resposta
  • 20/02/2017 em 22:15
    Permalink

    Na verdade, o tal do “muro” entre México e Guatemala é no sentido figurado…

    brasil.elpais.com/brasil/2017/02/06/internacional/1486340656_933536.html

    Resposta
  • 10/02/2017 em 11:24
    Permalink

    Mais o muro existe ai vcs estão querendo ser o boato da verdade que feio
    alias so entrar no wikipedia ou no infobae.com/ameroca/amaerica-latina/2017/01/29.mexico-tiene-su-proprio-muro-de-la-verguenza-en-el-sur

    Resposta
  • 06/02/2017 em 16:41
    Permalink

    Mentiroso! O Muro existe! Vocês são apenas mas uma página mentirosa das tantas existentes na internet!

    Resposta
  • 05/02/2017 em 18:45
    Permalink

    O conhecido e respeitabilíssimo historiador Leandro Karnal, da Unicamp, numa entrevista concedida ao jornal “Correio Popular” de Campinas, no dia 29/1/2017, disse o seguinte, ao ser perguntado sobre o muro a ser “construído” por “Donald Trump”: “(…) Veja como são as coisas: o presidente mexicano, Henrique Peña, profundamente marcado por atos de corrupção, reclama do muro, diz que é injusto, uma humilhação para os mexicanos. O primeiro grande muro separando o país foi construído pelo México na fronteira com a Guatemala, faz cinco anos, para impedir a entrada de imigrantes pobres da Guatemala. O México acha legal construir um muro para deter guatemaltecos, mas acha humilhante que os americanos façam um muro”.
    Em princípio, acho um abominável absurdo a segregação. Construir um muro para separar países, além de pouco eficaz, é um ato de desumanidade e tem objetivos normalmente inconfessáveis.
    Agora, mais absurdo ainda, é a divulgação irresponsável e inconsequente de informações.

    Resposta
  • 01/02/2017 em 16:16
    Permalink

    Quer combater boatos espalhando outros??? Ou somente as informações que interessam são as que são pesquisadas? O muro entre os EUA e o México já existe desde 94 e foi construido por Bill Clinton, Trump propôs ampliar o muro que já cobre 1/3 da fronteira.

    Resposta
  • 31/01/2017 em 20:09
    Permalink

    E quando vocês falarão da farsa do Programa Fronteiras Sul mexicano, que na teoria seria para proteger imigrantes, mas na prática caça imigrantes para deportação?

    Resposta
  • 31/01/2017 em 17:46
    Permalink

    Você não passa de um Comunistinha mentiroso.

    Resposta
  • 31/01/2017 em 17:10
    Permalink

    Sendo assim, não tem ninguém inocente; todos querem ver seu lado, sempre.

    Resposta
  • 31/01/2017 em 14:49
    Permalink

    E vocês, quase nada tendenciosos também?
    Por que não contam que o muro do “trump” foi idealizado pelo queridinho Bill Clinton.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)