Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto falsa: garoto sírio dorme entre túmulo dos pais mortos na guerra

Foto falsa: garoto sírio dorme entre túmulo dos pais mortos na guerra

Boato – Apos perder pais nos conflitos da Síria, um garoto passou a dormir todos os dias entre o túmulo dos pais. Publicamos em 2018, um desmentido atualizado sobre a história. Confira aqui. 

Não é de hoje que a Síria vem enfrentando momentos difíceis. Desde o começo de 2011 o país vem passando por uma sangrenta guerra civil. Muitas pessoas já morreram por conta dos conflitos entre forças contrárias e leais a liderança do presidente Bashar al-Assad. Desde então, há muitas polêmicas relacionadas ao país. E algumas histórias falsas.

Uma destas polêmicas é uma foto que tem circulado na internet e chamado a atenção de muitos internautas. A imagem mostra uma criança que estaria supostamente deitada entre as sepulturas de seus pais na Síria. Em um primeiro momento a cena é tocante, porém há algo curioso na segunda foto, o garoto aparece sorridente, o que intriga a veracidade da imagem. Junto à imagem, aparece uma mensagem:

PARTILHA para que TODOS meditem sobre SE realmente têm problemas. Esta criança síria ficou orfã devido à guerra, e escolheu dormir ENTRE o Pai e a Mãe. NUNCA façam os vossos filhos escolher com quem viver, nem os influenciem contra o seu Pai ou contra a sua Mãe, pois eles só querem estar sempre com os DOIS, tal como este menino! Esta lição de vida, dada por uma criança, merece ser vista por todos, ComPartilha!

Quem acompanha o Boatos.org percebe que mensagens do tipo (que pedem compartilhamentos, escrita de forma alarmante e que têm erros de concordância e grafia) normalmente escondem uma história, no mínimo, suspeita. Ao buscar a foto, descobrimos que nem na síria foi tirada.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A imagem foi feita pelo fotógrafo, Abdul Aziz al Otaibi. Esta matéria do The Independent (jornal do Reino Unido) fala de uma entrevista em que Al- Otaibi diz que ficou chocado com a forma como a imagem havia sido distorcida.

Segundo o fotógrafo, ele havia deixado bem claro que as sepulturas eram falsas quando postou a foto em seu Facebook. As sepulturas não eram túmulos, mas pilhas de pedras, o órfão não é órgão, mas sim o sobrinho do fotógrafo, a foto foi realmente feita na Arábia Saudita.

O fotógrafo alegou que a ideia foi apenas de mostrar através das fotos o amor de uma criança por seus pais, que é insubstituível. ‘’Este amor não pode ser substituído por qualquer coisa ou qualquer outra pessoa, mesmo que os pais estão mortos. Estou realmente muito chateado com isso. Não é justo usar uma de minhas fotos fora de contexto’’, afirmou o fotógrafo.

Essa entrevista deixa bem claro que a história é falsa. Por isso, se você ver a história do garoto sírio que perdeu os pais de dorme no meio dos seus túmulos, não acredite. É mais um hoax de internet.