China executou 26 políticos condenados à morte por corrupção, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra execução de 26 políticos condenados à morte por corrupção e lavagem de dinheiro na China.

Seis em cada dez brasileiros acreditam na máxima “bandido bom é bandido morto”. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2016.

Os escândalos desencadeados pela Operação Lava-Jato, que dominam os noticiários há quatro anos, engrossam o caldo da crise política e aumenta a sensação de impunidade no país. A descrença nos políticos uniu os temas: corrupção e pena de morte. Nem precisamos dizer que o resultado foi um prato cheio para os boatos.

A “última notícia”, que circula nas redes sociais e em diversos blogs, aponta que a China executou 26 políticos condenados à morte por corrupção. Na mensagem, o texto afirma “a China executa 26 políticos corruptos! Imagina se isso vira lei no Brasil”. Junto à mensagem, há uma imagem que seria a prova da punição.

China executou 26 políticos condenados à morte por corrupção?

A imagem viralizou na internet, como é de se imaginar. Mas, apesar de parecer real, este caso é mais uma daquelas histórias que misturam realidade e mentira. E se você ainda não conseguiu entender o porquê, a gente te explica.

Pois bem, de fato, a China é o país que mais condena pessoas à morte no mundo. Inclusive, no relatório “A pena de morte em 2017: fatos e números” da Anistia Internacional, a China foi classificada “como principal carrasco no mundo”. Como também é fato que a China prevê pena de morte para casos de corrupção. Porém, há um valor estipulado para este tipo de punição.

Além disso, não existe qualquer notícia sobre a execução dos 26 políticos corruptos. Na verdade, até existiram alguns casos, como o de Cao Wenzhuang, ex-funcionário da agência de fiscalização de alimentos e drogas da China, o magnata da mineração Liu Han e Liu Zhijun, ex-ministro das Ferrovias da China. Bom, apesar de em todos os casos as condenações serem por corrupção, nenhum são de 26 pessoas condenadas à morte.

Já deu para ver que é boato, mas para não restar dúvidas, procuramos pela origem da foto. Embora não tenhamos encontrado a origem da imagem, localizamos a foto nesta matéria do site “Elmundo.es”, publicada em 2007, e no neste documento sobre a pena de morte na China, publicado em 2005. Em ambos, não há qualquer menção de trata-se de políticos.

Resumindo: apesar de existir pena de morte por corrupção na China, a história que aponta para execução coletiva de políticos corruptos é falsa. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Um comentário em “China executou 26 políticos condenados à morte por corrupção, mostra foto #boato

  • 20/04/2018 em 01:07
    Permalink

    Esse boato é um sonho de consumo que infelizmente não pode ser realizado pelo Povo Brasileiro considerando-se que os nossos cemitérios não dispõem de vagas suficientes e a indústria de caixões não atenderiam à demanda.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)