Baleia de 12 metros é encontrada no meio de fazenda nos EUA #boato

Boato – Um fazendeiro encontrou uma baleia de 12 metros no meio da sua fazenda. Detalhe: o local fica a centena de quilômetros do mar.

Graças a este espaço chamado internet, nós estamos expostos a uma vastidão de conteúdos necessários e outros tantos desnecessários. A história na qual vamos falar hoje faz parte do segundo grupo.

Circula na web uma informação que aponta que um fazendeiro teria encontrado uma baleia no meio de uma fazenda em Farmington, pequena cidade perto do Great Salt Lake, em Utah (EUA). A notícia foi publicada em blogs aqui no Brasil. Leia o texto que circula online:

Fazendeiro encontra baleia de 12 metros no meio de sua fazenda centenas de quilômetros de seu habitat natural. Farmington | Um produtor de leite de uma pequena cidade perto do Great Salt Lake em Utah, fez uma descoberta incrível em sua propriedade enquanto ele estava procurando por uma de suas vacas que não havia retornado.

Michael Woodson, de 69 anos, encontrou uma baleia jubarte de 12 metros de comprimento sem vida no meio de um de seus campos, a centenas de quilômetros de seu habitat natural.

A polícia da cidade de Farmington foi chamada no local para investigar, uma vez que o fazendeiro pensou que o cetáceo poderia ter sido deixado lá como uma brincadeira assustadora por alguns jovens do bairro. Os investigadores rapidamente descartaram a possibilidade, no entanto, como nenhum vestígio de veículos ou maquinaria grande o suficiente para transportá-lo foi encontrado em qualquer lugar perto do animal.

Baleia de 12 metros foi encontrada no meio de fazenda nos EUA?

Muita gente ficou se perguntando como que uma baleia de 12 metro foi parar em uma fazenda? A resposta é simples: a história é uma lorota das grandes. Vamos aos fatos.

Para solucionar a história, nem é preciso ir até muito longe. Ao procurar pela fonte da informação, descobrimos que a notícia surgiu em um blog de língua inglesa chamado World News Daily Report em 2014. Agora uma informação sobre o site: ele é de notícias falsas, tipo um Sensacionalista.

Mas e a foto? É montagem? Por incrível que pareça, ela é real. Trata-se de uma baleia encontrada a 800 metros do mar em Yorkshire (Reino Unido), em 2011. De acordo com especialistas, o motivo do corpo do animal parar a essa distância da costa foi uma ressaca.

Resumindo: a história que aponta que uma baleia foi encontrada a quilômetros do mar no EUA é falsa. Na realidade, um site se aproveitou de uma notícia de uma baleia encontrada a metros do mar na Inglaterra e aumentou um ponto no conto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)