Se tornar pai ou mãe, é o grande presente da vida: boato alerta para grupo no Facebook que lida com pedofilia

Boato relaciona grupo do Facebook com pedofilia

Boato relaciona grupo do Facebook com pedofilia

Boato – Grupo fechado do Facebook chamado “Se tornar pai ou mãe, é o grande presente da vida” é na verdade para pessoas que praticam pedofilia

Uma mensagem que voltou a circular no Facebook no mês de agosto de 2013 alerta os usuários para um perigo iminente. A mensagem, que pode ser lida logo abaixo, é curta, grossa e alarmante. Ela fala de um grupo no Facebook usado por pedófilos. Leia a mensagem:

URGENTE!

Galera do Face, cuidado. Atenção!!! Não participem de um grupo criado e que se chama: “Se tornar pai ou mãe, é o grande presente da vida”. Este é um grupo criado por pedófilos, para terem acesso às fotos. Por favor, compartilhem esta mensagem na sua página. Tendo filhos ou não…. OBS: Quem informou foi a promotoria da Infância e Juventude. Ajudem a divulgar…

As características do texto são clássicas de um hoax: com letras maiúsculas, muitos pontos de exclamação, erros ortográficos e sem muitas fontes. A única citada é a “promotoria da Infância e Juventude”. Infelizmente, o texto não diz sequer de que cidade é o órgão.

Vamos aos fatos. Ao colocar o nome da página no Google, é possível encontrar muitas postagens do ano de 2011 sobre o assunto. Uma reportagem da Folha afirma que havia até uma denúncia na Safernet contra a página (que pode ter sido feita por alguma pessoa enganada pelo hoax). Ao buscar algum eventual alerta da “promotoria da Infância e Juventude” sobre páginas do Facebook nada é encontrado.

No Facebook, realmente há um grupo chamado “Se tornar pai ou mãe, é o grande presente da vida”. Para investigar, entrei no grupo fechado. Em menos de duas horas, fui aceito. Ao olhar às páginas, nada de anormal. Apenas conteúdo de baixíssima qualidade como links de notícias sensacionalistas e pessoas acusando a página de pedofolia.

Agora o detalhe que derruba a tese. A página foi criada em abril de 2013. Muito depois das denúncias contra a página existirem. Ou seja, se algum dia existiu uma página que lidava com pedofilia, não é a que está no Facebook. Mais um detalhe. Com o volume de informações que o Facebook recolhe dos usuários, é improvável que alguém use a rede para fotos que envolvam pedofilia. Esses detalhes levam a crer que se trata de um boato.

Uma última observação. A mensagem alarmista tem erros crassos de vírgula. O nome da página no Facebook “Se tornar pai ou mãe, é o grande presente da vida” também separa sujeito e verbo de forma errada na frase. Conclusão: temos dois casos de pessoas que não sabem usar vírgula ou o nome da página e o texto foram criados pela mesma pessoa.

, , , , , , , , ,

3 Responses to Se tornar pai ou mãe, é o grande presente da vida: boato alerta para grupo no Facebook que lida com pedofilia

  1. Marcia Lubrig 16 de janeiro de 2014 Em 04:12 #

    Infelizmente encontrei a página, não entrei mas, fui pesquisar os perfis e????? Como uma página que fala de filhos pode ter tantos adolescentes, e alguns em fotos suspeitas etc… e até fotos de perfis com mulher nua??? Tomem providencia por favor. Quando se coloca o titulo inteiro do grupo não aparece nada no face mas, se colocarmos só o início aoarece!! https://www.facebook.com/groups/138198039697406/?ref=ts&fref=ts

  2. Nelinda 16 de setembro de 2013 Em 18:37 #

    Dei uma pesquisada sobre esta página “Se tornar pai ou mãe é o grande presente da vida” e descobri que em 2011, havia uma página com esse nome e estava sendo investigada sob a acusação de pedofilia pela SaferNet. Não deu para descobrir se era a mesma do face atual,pois a informação que li era de 2011. mas observe que isto ocorreu em 2011 e já havia algo sendo denunciado e não comprovado na época.
    Acho sim que é uma mensagem tipicamente alarmante, porém é bom ficarmos atentos.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hoax: lista de pedófilos circula pelo Facebook - 9 de janeiro de 2014

    […] é a primeira vez que uma denúncia de pedofilia aparece no Facebook. Recentemente, o Boatos.org falou do caso do grupo “Se Tornar Pai ou Mãe é o Grande Presente da Vida”. Ele foi acusado de ser usado por pedófilos, mas nada foi […]

Deixe uma resposta

Feito em WordPress. Tema de Woo Themes