Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Corinthians faz homenagem a Lula na final do Campeonato Paulista 2018 #boato

Corinthians faz homenagem a Lula na final do Campeonato Paulista 2018 #boato

Boato – Corinthians fez homenagem ao ex-presidente Lula antes da partida final do Campeonato Paulista 2018, contra o Palmeiras, com faixa dizendo “Força Lula”.

Em uma final marcada por polêmicas e muita emoção, o Corinthians foi campeão paulista pelo segundo ano consecutivo. O clube venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque neste domingo (8), quando o gol de Rodriguinho levou a decisão para os pênaltis.

Mas, ao que tudo indica, esse não foi o único momento que trouxe alegria (ou não) para o torcedor do “Timão”. Isso porque antes do clássico começar, jogadores teriam entrado no gramado com uma faixa dizendo “Força Lula”.

Junto com a imagem, uma publicação que viralizou em redes sociais diz que “consagrado campeão paulista neste domingo (8) contra o Palmeiras, o Corinthians prestou uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que torce pelo alvinegro”. Confira o que diz o texto, publicado em sites de blogs simpáticos ao ex-presidente:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Corinthians Presta Homenagem A Lula. Consagrado campeão paulista neste domingo (8) contra o Palmeiras, o Corinthians prestou uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que torce pelo alvinegro. Antes do clássico começar, jogadores estenderam uma faixa dizendo “Força Lula” – o clube venceu o rival por 1×0 no tempo normal, depois por 4×3 nos pênaltis (o alviverde tinha vencido o primeiro jogo também por 1×0) e conquistou o 29º título do Campeonato Paulista.

O ex-presidente se entregou à PF neste sábado (7), após um discurso histórico em São Bernardo do Campo (SP). “Não adianta tentar acabar com as minhas idéias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las. Não adianta parar o meu sonho, porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês e pelos sonhos de vocês”, disse. “Não adianta eles acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque eu não sou um ser humano, sou uma ideia”.

Corinthians faz homenagem a Lula na final do Campeonato Paulista 2018?

Muita gente compartilhou a mensagem no Facebook e no WhatsApp. Mas será mesmo que a imagem é real? A resposta é sim. Porém, a história por trás dela é falsa. Vamos aos fatos.

Apesar de a imagem estar sendo compartilhada e publicada como se fosse recente, ela é de 2011. Na ocasião, o ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe e não ainda tinha sofrido com denúncias de corrupção. A homenagem aconteceu antes da partida contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Na mesma partida, a torcida também prestou solidariedade a Lula e exibiu, nas arquibancadas, uma bandeira com a imagem do ex-presidente.

Em 2018, a situação é bem diferente. Apesar de continuar como torcedor do Corinthians, a imagem de Lula perante a opinião pública é bem diferente. Desde sábado (7), o ex-presidente está preso na sede da PF em Curitiba, onde começou a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de detenção referente ao processo do caso tríplex de Guarujá. Sobre a prisão de Lula, o Corinthians (que tem o ex-deputado do PT Andrés Sanchez como presidente) não se manifestou.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história de que o Corinthians fez homenagem à Lula na final do Campeonato Paulista 2018 é falsa. A imagem é antiga e foi completamente tirada de contexto para viralizar. Ou seja, a notícia não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.