Chefe da delegação alemã leva choque em tomada de três pinos #boato

Boato – Chefe da equipe olímpica alemã, Hanz Shadenfreude, levou um choque em uma tomada de três pinos e criticou quem inventou o modelo.

Antes das Olimpíadas do Rio começar, o estado da Vila Olímpica destinada aos atletas tem chamado atenção. Depois de a Austrália adiar a sua chegada, diversos países realizarem reparos por conta própria e um princípio de incêndio acontecer, também no prédio da Austrália, os olhos e as críticas estão voltados ao estado das acomodações.

Chefe da delegação alemã leva choque em tomada de três pinos, diz boato
Chefe da delegação alemã leva choque em tomada de três pinos, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

É claro que algumas mentiras e exageros têm aparecido no meio tudo isso. Na semana passada, desmentimos a história que dizia que a delegação Norte-Americana teria deixado a Vila Olímpica para ficar no Hotel Hilton. Agora, uma história mais bizarra ainda aparece online. Leia:

Chefe da equipe olímpica alemã leva choque e esculhamba tomada de 3 pinos: “Quem foi o imbecil que inventou isso?”

O principal dirigente da delegação alemã para a Rio 2016 não parecia muito feliz esta manhã. Descabelado e visivelmente nervoso, Hanz Shadenfreude afirmou que tentava ligar seu computador quando levou um choque em plena Vila Olímpica: “Tive que comprar quatro adaptadores pra conseguir encaixar nessa tomada de vocês. Quem foi o imbecil que inventou isso? Olha, já viajei o mundo todo mas nunca vi uma b*$%# dessas…”

Para piorar a situação, não havia sequer um eletricista disponível para reparar o estrago. “Não tem jeito, vou ter que pegar um Uber até o hotel mais pr… o quê? O Uber é proibido? Ah, mas vá pra p%^&$ que p#$%@%…”.

Chefe da delegação alemã leva choque em tomada de três pinos?

Não demorou muito para os “haters olímpicos” começarem a compartilhar a informação e dizerem que foi verdade. Mas será mesmo que isso aconteceu? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na verdade, se muitas das pessoas que compartilhassem a história tivessem notado quem foi a fonte da informação, o boato não teria “se tornado” verdade. A história nasceu no site “Escândalo Hoje”. O seu slogan é “um jornal sem compromisso com a verdade”. Ou seja, é um site de humor.

Tanto a história é falsa que nem o chefe da delegação alemã se chama “Hanz Shadenfreude” como também não é a pessoa da foto. A imagem é do produtor musical Phil Spector, condenado pela morte da atriz Lana Clarkson.

Tem só mais um detalhe na história. Com o modelo de tomadas de três pinos é mais difícil de se tomar um choque do que nos modelos anteriores usados no país. Isso acontece porque a parte metálica do conector não fica mais exposta com o aparelho ligado na tomada. Esse, aliás, foi um dos motivos da troca de padrão.

Outra lenda que existe a respeito do assunto é que o Brasil “inventou o padrão”. Isso não é verdade. Já desmentimos a história neste post.

Resumindo: a história que aponta que o chefe da delegação olímpica da Alemanha tomou um choque e xingou as tomadas brasileiras é falsa. Foi criada por um site de humor.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Aranei Cyrillo Gutterres Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Chefe da delegação alemã leva choque em tomada de três pinos #boato

  • 03/08/2016 em 14:27
    Permalink

    A Vila Olímpica foi toda preparada para o evento, a tomada da foto é do tipo antigo, o qual não é mais comercializado e inclusive é proibido que novas construções o utilizem.
    Além disso o primeiro adaptador que está plugado a tomada, serve para equipamentos com o 3 pinos do novo padrão. O branco, também tem um furo que permite o uso. O que me estranha é que ele tenha um computador (como dito na notícia do link, que tenha uma tomada no padrão brasileiro (que você pode visivelmente constatar pela foto)).

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)