Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís” #boato

Boato – A atriz Marieta Severo publicou um texto chamado “Os Erros de Luís” após a condenação do ex-presidente Lula no TRF-4.

Dois dias após a decisão dos desembargadores do TRF-4, em Porto Alegre, de aumentar a pena do ex-presidente Lula para 12 anos e um mês de prisão, o assunto está mais do que vivo na internet. Após um primeiro momento em que as notícias sobre o acontecimento foram destaque, agora é hora das opiniões se espalharem na web. E é aí que começam os boatos.

Um texto gigantesco viralizou em redes sociais e foi atribuído à atriz Marieta Severo (historicamente, apoiadora de Lula). O texto, que foi batizado com o título “Os Erros de Luís”, cita uma lista de críticas a ações de Luís Inácio Lula da Silva.

Dentre os erros citados estão o esquecimento das raízes, erros nos casos de corrupção (como Mensalão e Petrolão), erros na escolha de Dilma, ao elogiar Chávez, Maduro e outros, ao “abandonar” companheiros etc. No final, o texto ainda aponta que seria “hora de ele pagar pelos erros”. Leia trechos (cortamos uma parte porque é gigantesco):

OS ERROS DE LUÍS! (Marieta Severo) Você errou, Luís… Errou na mão, errou na dose, errou no tempo, errou na história… Contra todo e qualquer argumento, Luís, voce teve a oportunidade histórica de fazer diferente… Mas escolheu fazer igual, escolheu piorar o que sempre criticou… Esqueceu suas raízes, suas origens humildes e se aliou aos poderosos de plantão… Esqueceu os seus amigos antigos e olhando apenas pra o próprio umbigo, Luís, abraçou a traição…

É Luís… De tanto que errou, você tanto fez, que agora é a bola da vez… Na marola do mar de lama em que se transformou o seu tempo no poder, não tinha mais como se esconder… E embora o fanatismo de uns, o ego de outros e o interesse de tantos ainda tentem lhe absolver, mais do que uma pena, você é digno de pena, Luís… Todos que lhe conhecem sabem muito bem que seu maior crime foi um assassinato!

Foi você, Luís, e só você que matou o Lula… E ao matar o Lula voce aniquilou a mais bonita militância política que um partido já teve neste país… Uma militância legítima, espontânea, verdadeira… Não a que você conseguiu transformar em gente paga, com pão e mortadela… Você errou Luís… E já passou da hora de pagar as contas por seus erros… Quem sabe, em sua arogância insana, você até se sinta feliz… Afinal você vai em cana! E cana é tudo o que você sempre quis!”

Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís”?

O texto viralizou na internet, como é de se imaginar. Mas será mesmo que Marieta Severo “desistiu” de Lula e escreveu o texto indignada com o ex-presidente e seus erros? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Obviamente, não vamos entrar no mérito do conteúdo do texto. Opinião é opinião. Assim como tem gente que acha que Lula é culpado, tem gente que acha que ele é inocente. E a verdade é que Marieta Severo continua apoiando o ex-presidente.

Não foram poucas vezes que textões do “feice” ou do “zaps” foram atribuídos a pessoas conhecidas só para viralizar um pouco mais. Teve caso com Sérgio Reis, Miriam Leitão, Sérgio Moro e outros. Desta vez, não foi diferente.

Fizemos uma busca inversa para saber a origem do texto. E não achamos a autoria atribuída a Marieta Severo em nenhuma fonte confiável. Como grande parte dos “textões”, ele surgiu de forma apócrifa para depois ter uma autoria atribuída a um famoso (em um site, uma pessoa diz que foi o sobrinho dela que escreveu).

Já que não achamos a autoria de Marieta Severo no texto, fomos procurar por alguma manifestação dela sobre Lula. A última ação dela que encontramos relacionada ao assunto foi a assinatura em uma petição pedindo para que ele concorra à Presidência da República. Ou seja, parece que ela continua confiando nele.

Resumindo: o texto que circula online e fala dos “Erros de Luís” não é da atriz Marieta Severo. Esteja livre para concordar ou discordar com a tese, mas tenha em mente que a autoria que está circulando online é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

31 comentários em “Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís” #boato

  • 10/05/2018 em 18:50
    Permalink

    É simples, leia o texto imitando o Alexandre Frota que vc vai saber quem foi o poeta que escreveu.

    Resposta
  • 12/04/2018 em 15:03
    Permalink

    Mentir é caeracterfistica histórica da direita. Basta ver de onde vem 99% das noticias fakes espalhadas no Brasil.

    Resposta
  • 31/01/2018 em 11:18
    Permalink

    Quando o texto é ruim, melhor mesmo é atribuí-lo a outro, de preferência famoso.
    Se o texto fosse de Marieta, seria ela que teria mudado e não o Lula. Marieta sempre foi de pensamento progressista e esse textinho é reacionário até o ponto final.

    Resposta
    • 09/04/2018 em 16:32
      Permalink

      Quando algo irrita um esquerdopata acéfalo é porque é bom!

      Resposta
  • 29/01/2018 em 13:49
    Permalink

    O texto é de Adalberto Tomaselli.

    Resposta
  • 29/01/2018 em 00:22
    Permalink

    Marieta Severo petista que é a maior inimiga do Brasil com seus dois maridos covardes e sanguessungas do nosso dinheiro.

    Resposta
  • 28/01/2018 em 15:02
    Permalink

    O texto pode não ser dela, mas que foi escrito com maestria, isso foi! Parabéns ao autor dessa obra de arte!

    Resposta
  • 28/01/2018 em 12:31
    Permalink

    Eu se fosse ela… Assumiria a autoria, já que foi dado a ela…Não estaria plagiando. ..E ao mesmo tempo estaria contribuindo para o não partidarismo doentio que cega tanto, a ponto de não conseguir enxergar o óbvio…Marieta, pega pra vc este texto…Admiro vc como atriz…

    Resposta
    • 29/01/2018 em 12:32
      Permalink

      Esse “óbvio” vale apenas para os cegos manipulados pela mídia da elite economico-financeira que odeia os sem-cidadania!

      Resposta
  • 28/01/2018 em 12:09
    Permalink

    Bom dia,

    O autor deste belo texto é o Marcio Didier do site http://www.papoinverso.com.br

    Como é sabido, Marieta Severo é petista e nunca escreveria contra o Lula.

    Entrem na página e lá está publicado o texto original desde o dia 24jan2018, data com histórico julgamento do líder da quadrilha petista.

    Se quem pegou o texto na primeira vez tivesse tido dignidade e honradez daria os créditos à quem de direito e não à quem quem está acostumada a mamar nas tetas destes governos corruptos de esquerda que tomaram conta deste país.

    Até para isso querem se apropriar da propriedade alheia.

    Saco cheio de ver este texto com a Marieta Severo como a autora.

    O Márcio Didier se dedica a escrever o texto, o faz com maestria e ficam dando créditos a uma pessoa dessas.

    #boatos.org
    #vergonhadaesquerdabrasileira
    #chegadementiras
    #vivasergiomoro
    #marietaseverookct

    Resposta
    • 29/01/2018 em 15:53
      Permalink

      Não confunda Petistas e esquerdistas com ladrão, quem rouba são pessoas físicas. Como petista e esquerdista só aceito críticas das pessoas que realmente ficam indignadas com as roubalheiras, e não dos oportunistas que estão se aproveitando da situação para tentar trazer de volta os mesmos direitistas que mamam e mamaram nas tetas do poder desde 1500.

      Resposta
    • 30/01/2018 em 15:20
      Permalink

      Como o adjetivo belo/bela foi deturpado ou minimizado.
      A palavra texto então, nem se fala… Agora, atribuírem a esse lixo a palavra maestria já foi demais.

      Os idiotas perderam a modéstia, disse Nelson Rodrigues.
      País em que autor de novela se acha intelectual e Jornal Nacional é a maior fonte de informação dá nisso!

      Resposta
  • 28/01/2018 em 04:00
    Permalink

    O lularápio é o amor bandido dela.

    Resposta
  • 27/01/2018 em 18:34
    Permalink

    Que pena que não é de Marieta Severo… Já estava voltando a admirá-la.

    Resposta
  • 27/01/2018 em 18:21
    Permalink

    Essa conivente com CRIMINOSOS jamais escreveria isso…. não passa de uma PALHAÇA!

    Resposta
  • 27/01/2018 em 14:00
    Permalink

    De cara deu pra notar que esse texto não seria dela, até porque 15 dias atrás ela fez uma defesa veemente do Lula, não iria mudar de opinião de um dia pra outro, ainda mais sendo petista de coração. Petista nunca deixa de defender seus bandidos de estimação, cometam eles os crimes que cometerem.

    Resposta
    • 27/01/2018 em 19:39
      Permalink

      Concordo com o texto… Quem o escreveu (apesar de alguns errinhos – até perdoáveis – de falta de pontuação adequada) o fez com o coração. Não creio que tenha sido ela quem o escreveu, pois, como se disse, SEMPRE foi do lado dele, sempre levou vantagens, sempre… O Luís até levou-me na “conversa” na primeira eleição, no primeiro turno. Mas logo revelou-se e agora está pagando pelos erros. É uma pena, pois o povo brasileiro confiou em Luís…

      Resposta
    • 28/01/2018 em 14:08
      Permalink

      Babacão. Tu defendes quem? O Aécio? O Serra? O Temer? Malas de dinheiro não te interessam, né? Otário inútil.

      Resposta
  • 27/01/2018 em 01:25
    Permalink

    O texto pode ate nao ser dela…mas Esta CORRETÍSSIMO!!!

    Resposta
    • 27/01/2018 em 17:34
      Permalink

      Também achei…tanto que repassei por watsap elogiando o(até então) autor desconhecido…
      Ele cita tudo o que qualquer cidadão honesto e conscienteque um dia se deixou iludir,gostaria de ter dito
      Que pena que não foi ela que escreveu,perdeu uma ótima chance de se retratar e mostrar que um petista pode sim,ser flexível e optar pelo bem do País

      Resposta
  • 26/01/2018 em 17:06
    Permalink

    Gostaria de saber quem é o autor deste texto, temos como saber?

    Resposta
  • 26/01/2018 em 16:46
    Permalink

    Marieta Severo se manifestou pelo Lula 2018 em 2016, ou seja, bem antes das investigações mais rigorosas sobre o triplex e dos 3 depoimentos que envolveram Lula mais diretamente.

    Revejam seu parecer.

    Resposta
    • 28/01/2018 em 14:11
      Permalink

      Tão verdadeiro que eles vão processar o autor do texto. A tua verdade é igual a una nota de R$-3,00

      Resposta
  • 26/01/2018 em 14:02
    Permalink

    Falso ou não, fosse ela poderia se dizer q enfim estaria mostrando talento já q o texto saiu poético e soou muito inteligente!

    Resposta
    • 07/04/2018 em 19:51
      Permalink

      Aí vc já está de brincadeira…O talento de marieta severo é incontestável.

      Resposta
  • 26/01/2018 em 13:41
    Permalink

    Tem tudo para ser verdadeiro…falsos são os que querem que acreditemos em LULA. que enganou muita gente, inclusive a minha pessoa…acreditei nesta figura do mal por muito tempo…

    Resposta
  • 26/01/2018 em 12:36
    Permalink

    Como se pode aceitar como certas as explicações de Boatos.org ?

    Resposta
    • 29/01/2018 em 23:53
      Permalink

      Porque acredito que eles pesquisem para nos esclarecer todas as dúvidas. Marcia Natal

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)