Chico Buarque compra músicas e publica como se fossem suas #boato

By | 07/04/2016

Boato – Vídeo mostra cantor Chico Buarque admitindo que comprou diversas músicas e que estaria negociando canções de um árabe chamado Ahmed.

A defesa pública do governo por parte de Chico Buarque tem feito o cantor ficar na “mira de tiro” da internet. Enquanto fãs do cantor o defendem como “um símbolo contra o golpe”, detratores apontam que ele é uma enganação.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Chico Buarque compra músicas, diz boato

Chico Buarque compra músicas, diz boato

Uma das histórias contra Chico que tem circulado online dá conta que ele não é o compositor de suas canções. Na realidade, ele compra músicas de outros compositores. A prova de tudo isso seria um vídeo que ele diz que a última música comprada pertence a um tal de Ahmed. Leia texto e assista ao vídeo:

Chico Buarque explicando como compra músicas e publica como se fossem de sua autoria. Compartilhem!!!   

Assista ao vídeo que circula online:

A denúncia fez com que a mensagem, compartilhada pela Página “Faca na Caveira”, viralizasse. Mas será mesmo que Chico Buarque compra as músicas e coloca o nome dele como compositor? A resposta é não.

Para começar, a história não tem muita lógica por si só. Vai que Chico comprasse as músicas atualmente. Mas como ele fez quando era um desconhecido? Será que tinha cacife para comprar as canções? Vale lembrar que na época da Ditadura, ele não era muito bem quisto pelo governo. Ou seja, não teria uma “proteção oficial”.

Aí você pergunta: mas e o vídeo, ele não deixa claro o que Chico falou? Sim, deixa. Mas só tem um detalhe: ele não passa de uma brincadeira do cantor contida no DVD Desconstrução, lançado em 2006. A faixa “Ahmed – A Máfia da Composição” é a quarta do DVD. Esta matéria da Folha na época cita a brincadeira.

Sendo assim, não temos mais nada a dizer do que é boato. Chico Buarque não compra músicas. Toda a encenação dele não passou de uma brincadeira que foi, inclusive, colocada em um DVD. Balela.

PS.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Juliana Macedo. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

16 thoughts on “Chico Buarque compra músicas e publica como se fossem suas #boato

  1. Xico o Xato

    hum… nada como jogar uma fumaça quando se está na mira… muitos acusados de ações ilícitas ou imorais, acabam por usar táticas diversionistas… não seria interessante se, uma vez acusado de uma licitude (nada te impede de comprar uma música, por exemplo) “imoral”, que vai te desmascarar, pois vai provar ser uma coisa que vc não é, e que ficou famosos justamente por ser…(que confusão, rsrsrs) produzir um video, em tom jocoso, irônico, antecipando-se ao estouro, falando de sí próprio como uma farsa? então, depois que este video, mesmo inserido em algo sério como num produto de venda, viraliza…muitos vão dizer: “isso é boato! o próprio artista brincou com isso num material oficial dele!”… :)

    Reply
  2. Flávio

    …finalmente a mascara vai caindo aos poucos…que fim de carreira!

    Reply
    1. Marcelo

      Hã??? Você não leu o texto não, só leu a manchete?
      Não sei se você está brincando, igual ao vídeo de Chico…ou se a sua ficha ainda não caiu, e sua carreira como bom entendedor, ainda não começou!

      Reply
  3. Carlos

    É muita ignorância cultural neste país! Continuem cegos e curtam o Wesley Safadão e cia. Melhor pra manter a burrice coletiva.

    Reply
  4. Washington Magalhães

    Não acredito. Será que alguém é tão idiota de gerar provas contra si mesmo? Será que ele comprou mais de 700 (setecentas) músicas de sua obra? Se comprou, comprou todas as músicas? Onde estão esses geniais compositores? Se ele comprou as músicas ele não compraria também esse vídeo que depõe contra toda sua obra? E por que só agora, quando ele toma uma posição política, esse vídeo apareceu? Há algo estranho nessa história. De qualquer forma, se ele comprou ou não, continuo sendo fã de suas músicas. São todas muito boas. Geniais. E gostaria muito de assistir a um show com todos os compositores dessas músicas. Devem ser excelentes artistas. Dá-lhe Chico…

    Reply
  5. ELISA TETTE

    ÓBVIO que isso é uma brincadeira do Chico, falando de seus “heterônimos”. Ele já compôs como sendo mulheres, como pobres, como favelados, este é o Chico e seu imenso talento. Tem que ser muito mal informado para acreditar que ele compra letras! Essa brincadeira está num DVD. ODEIO as manifestações políticas do Chico a favor dessa facção criminosa no poder, mas o Chico letrista é o mais grandioso que já tivemos. Não misturemos as coisas!

    Reply
    1. ELISA TETTE

      Exatamente isso. Tenho ASCO do Chico politico que apoia o PT, Lula e Dilma, mas o talentosíssimo Chico compositor, esse é grandioso, o maior de todos!

      Reply
  6. Critico de música

    Mas isso não muda nada! As músicas dele continuam sendo ruins e chatas. Assim como Caetano Veloso, Gilberto Gil….só música bosta!

    Reply
    1. Marcelo

      Boa música para você devem ser as da Anita, né?

      Reply
    2. ELISA TETTE

      Bem, achar a música dos maiores talentos da MPB “chatas” é de uma pobreza intelectual incrível. É o mesmo que desmerecer Bob Dylan por causa da voz. Música ‘bosta’ como você diz há aos montes hoje por aí. O nosso POP anda um nojo. Vá estudar, garoto.

      Reply
  7. Jefferson Abreu

    Sobre o CHICO BUARQUE DE HOLANDA, o falso compositor.
    *
    Fui pesquisar sobre o caso com um músico ligado ao Chico. O que parece que aconteceu é que ele falou mesmo isso, e confessou a sua “malandragem”.
    Mas, alguém que gravou o vídeo ou teve a posse dele começou a fazer chantagem, então ele como bom malandro inventou essa “brincadeira”, que não teve a menor graça ou sentido, e deixou o vídeo ser publicado com a confissão, como parte de uma brincadeira.
    O fato que eu sei é que pela linguagem corporal quando ele conta os fatos, ele não estava mentindo. As composições dele tem estilos completamente diferentes para serem de um mesmo autor.
    *
    Disseram inclusive que as primeiras composições teriam sido feitas pelo pai dele e não por ele. O que o músico me confirmou que corria este boato na época. Quando o pai morreu ele procurou outros compositores que vendem por um bom preço a AUTORIA de composições para estes famosos falsos compositores. A tal “brincadeira” não teve graça e nem propósito. Acho mesmo que ele falou a verdade quando confessou que não compõe nada.
    *
    Este tipo de malandro tem orgulho de ser “esperto” e precisa contar o que fêz para enganar e fraudar.
    É algo que está latente, alguém tem que saber que ele é um gênio da malandragem pra ser admirado. Isso para este tipo de gente vale mais para o seu ego do que ser grande compositor honesto.
    *
    Muitos compositores falsos na história da música foram descobertos, como o caso da Isolda a grande compositora de sucessos nomeados como autoria da dupla Erasmo e Roberto Carlos. Mas, diante da descoberta os cantores assumiram que ela era a autora e passaram a por seu nome nas músicas, o que gerou até tempos depois uma LEI obrigando a por sempre o nome dos autores verdadeiros nas músicas e composições.
    *
    Chico é mesmo uma FRAUDE, a tal brincadeira não faz sentido nenhum e não tem a menor graça ou significado no contexto de um vídeo.
    Isso seria muita burrice gerar estas dúvidas sobre o próprio nome e carreira. Foi um momento de expressão da malandragem, que precisava contar as vantagens aos amigos. E logo, caiu a ficha da merda que fizera contra si mesmo, e como bom malandro tentou alegar que foi brincadeira pondo no vídeo.
    O malandro vacilou.

    Reply
    1. Francisco Machado

      Interessante sua postagem. Não duvido. Será que quem precisa mamar nas tetas públicas, amparado pela Lei Rouanet, é honesto realmente? E fica difícil acreditar num cara que joga para cima a dignidade e passa a defender uma organização criminosa.

      Reply
    2. Marcelo

      Poxa é mesmo? Por que você não aproveita e divulga o nome do “amigo” de Chico? Aproveita e acaba de vez com essa intriga toda, acaba com a carreira do falso Chico de vez! Esse Comuna, não é mesmo???
      Ô imbecil!!! Já não basta otários acreditarem que a história do vídeo é verdadeira, que idiotas que estão odiando Chico, por sua posição política, não tem senso do ridículo, e por ódio saem postando mentiras, só porque odeia o cara??? E você, pior que os idiotas, faz um reforço maior da mentira??? Se interna animal!!!

      Reply
  8. ferdarcie

    o triste é saber que tem gente cega de ódio que acreditou, compartilhou, rugiu…

    Reply
    1. Marcelo

      Realmente triste, ainda reforçam a história, dizendo que conhece uma pessoa, que conhece o Chico e que a história é verdadeira. Cegas de ódio mesmo! E facilmente manipuladas, adoram plantar mentiras, para assim, ver se conseguem seus objetivos!

      Reply
  9. sisalama

    Como acontece com Lula, o PTralha BuARGHTdeve ter MUITOS AMIGOS que lhe deram as músicas de graça! kkk

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *