Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma vai confiscar a poupança em 18 de março, afirma boato

Dilma vai confiscar a poupança em 18 de março, afirma boato

Boato – Presidente Dilma Rousseff ordenou o confisco da poupança dos brasileiros. Todo dinheiro será recolhido em 18 de março.

No último domingo, 15 de março, milhares de brasileiros foram às ruas em todo o país. Pelas redes sociais pessoas foram convocadas para comparecer a passeatas por diferentes razões. E foi o que aconteceu em pelo menos 19 capitais brasileiras além das cidades no interior dos estados.

Boato diz que confisco da poupança ocorrerá em 18 de março
Boato diz que confisco da poupança ocorrerá em 18 de março

Bandeiras com palavras de ordem exigindo o fim da corrupção e até mesmo o Impeachment da presidente Dilma Rousseff apareceram por aí. E como acontecimentos de importância nunca vêm sozinhos, quem deu as caras também foram os boatos. Vários deles.

Da lista absurda que você pode conferir aqui, um acontecimento está próximo. O confisco da poupança (espera, outra vez?) que está apavorando internautas e crédulos ingênuos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O boato se espalhou no Whatsapp com um áudio de fonte desconhecida afirmando que o confisco será realizado no dia 18 de março. Confira parte do que é falado no suposto aviso:

‘O gerente do banco aqui nos Estados Unidos, que é irmão de um deputado aí no Brasil advertiu a nossa chefe aqui de que quarta-feira vai ter um golpe de Estado, igual o do Collor, que a Dilma vai retirar o dinheiro das contas aí do Brasil (…) Saca todo o dinheiro, não deixa nada na conta (…) A Lisandra tem contas no Brasil e a ordem é tirar tudo. Ela tá tirando, então eu não vou pagar pra ver né. Se quiser passar pra frente aí, eu vou tirar, vou deixar minha conta negativa’.

O áudio arrepiou cabelo e fez gente suar por aí, mas não há nada de concreto. Tem, e de sobra, características básicas de boato, como a não identificação da fonte da notícia. ‘O gerente do banco’, ‘um deputado aí no Brasil’… Há vários gerentes nos Estados Unidos, deputados no Brasil então, até demais, e nada de nomes?

E como se não bastasse, circula pela internet em sites nada confiáveis baboseiras apocalípticas parecidas. Confira:

Tenho um A2 de que o Dia D será 18/03 e que haverá neste dia uma ação da Área Econômica nos moldes do “confisco” do início do governo Collor. Ações já estariam sendo tomadas nas fronteiras com os países “bolivarianos” limítrofes com afrouxamento da vigilância para entrada de tropa externa invasora. Estariam acontecendo movimentos estranhos envolvendo médicos vindos de Cuba’.

Ao estilo ‘the zueira never ends’ esses avisos de que o Governo Federal é o Mal encarnado estão na web para quem quiser acreditar. Porém, por favor, não acreditem. Sequer é a primeira vez que esses boatos aparecem (e infelizmente pode não ser a última).

Em fevereiro deste ano a mesma balela apareceu por aí. Como um comunicado falso da Caixa Econômica Federal foi dito que as cadernetas de poupança seriam recolhidas por tempo indeterminado a partir de 17/02. O Ministério da Fazenda emitiu nota negando a palhaçada.

Aqui no Boatos.org nós desmentimos essa história mês passado e esclarecemos um caso muito parecido em julho de 2014.

Manifestações são totalmente válidas, descontentamento é aceitável, mas boataria não. Primeiro, por que se essa bobeira se torna crível, a retirada massiva de dinheiro das contas de poupança poderiam quebrar a economia nacional. Segundo, por que é ridículo e ilegítimo alcançar objetivos baseados no engano e na manipulação.

Portanto, olhos abertos. A insatisfação pode ser grande (isso não está em discussão), mas a mentira está solta e pode custar caro, literalmente.

Não é possível comentar.