Informação falsa: MP pode suspender novela Babilônia, da TV Globo

By | 18/03/2015

Boato – Apos beijo gay de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, Ministério Público afirma que pode tirar novela Babilônia do ar se TVs estiverem desligadas na hora da novela por 35 dias.

Sempre quando uma nova novela aparece no horário nobre da TV Globo, alguma polêmica acaba sendo causada. Com a novela Babilônia, o furor acabou sendo potencializado por uma beijo gay entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg deram beijo gay

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg deram beijo gay

A polêmica foi tamanha que os mais conservadores já pedem a retirada da novela do ar. E um texto que tem circulado por Whatsapp e em redes sociais aponta que o Ministério Público já está de olho na novela. Leia:

SOBRE A BABILÔNIA,NOVA NOVELA DA GLOBO.

VALORES, NÃO PODEMOS ACEITAR. ..PRECISAMOS PRESERVAR A NOSSA FAMÍLIA. O MINISTERIO PÚBLICO CONFIRMOU QUE PODE SIM VETAR A NOVA NOVELA DAS NOVE DA REDE GLOBO. ELA VAI RETRATAR O LINDO AMOR ENTRE DUAS MULHERES. ATÉ QUANDO A GLOBO VAI DITAR E A TODO MOMENTO PERTURBAR A CABEÇA DE NOSSOS FILHOS. ESTAMOS REFÉNS DA POLÍTICA SUJA E TAMBÉM DA REDE GLOBO QUE NÃO FICA ATRAS, A JUSTIÇA VAI SE ENVOLVER AGORA, POIS A PODRIDÃO CRESCE A CADA MOMENTO. SE X % DAS TVS ESTIVEREM DESLIGADAS NO HORÁRIO DA NOVA NOVELA A MESMA SERÁ SUSPENSA DO AR. VAMOS MOSTRAR QUE NÃO QUEREMOS MAIS QUE TEMA COMO ESSE VENHA ENTRAR EM NOSSAS CASAS. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE PELO BEM DA INSTITUIÇÃO CHAMADA FAMÍLIA. TÁ NA NOSSA MÃO AGORA. SE ISSO ACONTECER POR 35 DIAS A GLOBO VAI PASSAR A MAIOR VERGONHA DA HISTÓRIA. PASSE ESTA MENSAGEM CASO VENHA CONCORDAR, EU CONCORDO, POIS ACREDITO QUE É FERRAMENTA PODEROSÍSSIMA QUE TEMOS.

Caramba. Quer dizer que se uma certa parcela de TVs estiverem desligadas na hora da novela, ela é tirada do ar? É, vamos convir que esse boato nem é difícil de se derrubar.

Um pouco de lógica já acaba essa premissa. Vamos falar de novelas. Algumas atrações da Globo tiveram audiência baixíssima nós últimos tempos. Nem por isso foram tiradas do ar.

Vamos falar de outros horários. O que seria dos programas que passam nas madrugadas, quando boa parte dos televisores estão desligados? Se a lógica valesse, todos sairiam do ar.

Vale lembrar, inclusive que não há como saber se a sua TV está ligada ou desligada. A audiência das TVs no Brasil, que é medida pelo Ibope, pega apenas uma amostragem da população. Essas pessoas têm um aparelho que mede a audiência. Ou seja, se você não tem o famoso people meter, ninguém vai saber se você está vendo Globo, Record ou nada.

Sobre o MP. Raros são os casos em que a justiça tira uma programa do ar. Um desses casos foi em 2005, quando o programa de João Kleber saiu do ar. E isso não acontece em casos de beijos entre pessoas do mesmo sexo e sim em casos de ódio ou, por exemplo, homofobia.

Sendo assim, podemos afirmar que a premissa de desligar a TV para o MP derrubar um programa é falsa. Também podemos afirmar que a Justiça não pensa, por enquanto, em tirar a novela Babilônia do ar.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora (e amiga) Nathália Mendes. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

12 thoughts on “Informação falsa: MP pode suspender novela Babilônia, da TV Globo

  1. luisvpc

    Sempre houve homossexuais nas novelas, mas eram pessoas sem o direito de ter personagens interessantes nem de serem o que eram abertamente e de forma equiloibrada. Sempre eram piada pronta para as pessoas rirem. Rirem de que? Somos engraçados, nós LGBTs? Não somos palhaças(os), nem serviçais, nem discretos, somos pessoas como vocês e temos tanto direito quanto de expressar nossa sexualidade.

    Reply
  2. luluzinha

    Sinto Muita tristeza ao ver esse tipo de história explicitas dessa forma, todos já sabem que é normal o homosexualismo, que é liberado e temos que tratar de forma natural, mas não precisam apelar dessa forma, é muito ridícula essa novela a Globo se superou todas novelas agora aborda esse tema já ta cansativo, ridiculo não tem mais capacidade de inovar isso já era não precisam desta apelação ridícula e até a minha vó que é noveleira diz que a audiencia dela para esta novela eles não vão ter.
    Que Feio.

    Reply
  3. Adlla

    Minha Opinião: Nos tempos de hoje estamos retratando cada detalhe do que está na bíblia, isso só reforça o Fato que as profecias estão se cumprindo. Jesus está voltando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply
  4. Caio

    Ao Odenir, televisão nao influência ninguém cada pessoa faz algo se quiser, porque ninguém obrigado a fazer nada que os outros fazem, cada um faz o que quer e o que bem entender pra isso ja existe a liberdade individual de cada pessoa.

    Reply
  5. Caio

    Digo absurdo não do beijo e sim desse alarde que fazem quando veem um homossexual se beijar na tv. Parece que vão morrer por ver um simples beijo de pessoas do mesmo sexo.

    Reply
  6. Caio

    Engraçado que quando e um Homem e uma mulher fazendo sexo quase que explícito ninguém reclama, não existe criança assistindo e tudo numa boa. Agora quando se tratá de um simples beijo fazem um alarde desses. E um absurdo mesmo.

    Reply
  7. Andreia

    Bom, o FATO é que a Globo ultimamente só está transmitindo incentivos ao homossexualismo, e a violência. Não sou preconceituosa, cada um escolhe o que quer ser, sou contra ao exibicionismo. Sempre existiram homossexuais nas novelas, filmes, programas, porém era tudo muito discreto e muito mais respeitado. Infelizmente as pessoas gostam muito de imitar o que os famosos fazem, independente de ser errado ou certo, ruim ou bom… Acho que principalmente a Globo, deveria repensar no que transmitir. São muitas cenas de violência também.. Crianças ensinando que podem fazer tudo de errado porque ninguém pode punir menores de idade. Fiquei revoltada com a criança na novela Império, onde ela gritou três vezes que sua mãe era uma galinha, e quando a mãe ameaçou de lhe dar um tapa, a garota desafiou a mãe, pois ela iria presa ao bater em uma menor. ABSURDO… Se eu chamasse minha mãe de chata, era uma surra ou dias de castigo… NÃO MORRI DE APANHAR, TENHO 39 anos, E HOJE SEI RESPEITAR AS PESSOAS, INDEPENDENTE DA IDADE.

    Reply
  8. Greg

    des de quando o amar virou problema??
    Quem nao gosta q nao veja?
    Pelo que eu saiba, o Prasil eh um pais livre, e alem dissu, tem uma coisa chamada: “Liberdade de expressao”
    Que lei que impede duas mulheres ou homem se beijarem na televisao?
    Nenhuma, Intao toda essa palhacada aqui eh por que algumas pessoas nao gostam.
    Entao eu sugiro que nao assistam.

    “Incomodados que se mudem”, Por que o dia que a justica retirar a liberdade de expressao, e comecar a escolher por livre e expontania vontade o que que deve ou nao deve ser dito ou mostrado na televisao, este eh o dia em que voces vao a rua pra disfazer esta bagunca.

    Cuidado com o que desejam.

    Reply
  9. Roselia

    Verdade ultimanete as novelas da globo virou uma pouca vergonha filho matando pai pessoas do mesmo sexo agora essa outra novela retratando ambição etc.. Ridiculo!

    Reply
  10. Marcelo

    Com certeza o programa do João Kleber foi tirado do ar por homofobia viu! Com certeza! kkkk

    Reply
  11. Odenir Da Silva

    Ate gue enfim.o Ministério Publico acordou com as novelas da Globo.estas novelas das nove.tem uma Viadagem muito Grande.agora ate as velhinhas da Globo se passando por Sapatoes.pessoas nobres da Globo.filho matando Pai.uma Vergonha Brasileira.ensinam muitas coisas ruins para os Adolescentes.com certeza.o Ministério Público demorou acordar.mas acordou.agora vamos ver se eles tem peito para isso.se depender de nos.a novela está Fora do ar.Obrigado. …

    Reply
    1. Fernando Clemente

      Odenir da Silva SUA MULA Tu não leu nada desse texto ou então leu só o que tinha agradava,né??

      Ô Sua Anta em nenhum momento do texto é dito que isso é vdd!! Isso é uma mentira desgraçada a Globo não vai tirar a novela Babilônia só pq XXX pessoas desligarem a TV na hora que ela estiver passando!! É cada corrente imbecil que criam no whatsapp e burro são os que acreditam nelas!!!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *