Lenda: falsa enfermeira está passando HIV em suposto teste de glicose

By | 29/03/2014
Boato diz que mulher está passando vírus HIV no centro da cidade

Boato diz que mulher está passando vírus HIV no centro da cidade

Boato – A Vigilância Sanitária mandou a PM avisar que uma mulher está no centro da cidade pedindo para as pessoas fazer o teste de glicose. Na verdade, ela está passando o vírus HIV.

Os leitores mais assíduos do Boatos.org sabem que lendas urbanas envolvendo crimes bizarros são recorrentes no nosso site. A história de hoje faz uma alerta para as pessoas não serem vítimas de uma mulher que estaria passando aids para as pessoas no “centro da cidade”.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

De acordo com o texto, que ganhou força pelo WhatsApp e começou a se espalhar em redes sociais, uma mulher vestida de enfermeira está no centro da cidade (no caso do boato espalhado em Brasília, na região do Plano Piloto) chamando as pessoas para fazer um teste de glicose gratuito. Na realidade ela está infectando as pessoas. Leia o texto:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Pessoal. …se vcs forem ao plano piloto e por ventura alguém lhes abordarem e pedirem pra vcs fazer a medição da glicose…Denuncie, pois esta pessoa está passando o vírus do HIV….repassando! Repassem para os contatos de vocês! Vigilância sanitária que mandou pra PM informar a população. Ela esta vestida como enfermeira. Por via das dúvidas…. Recebi e estou encaminhando….

Uma história nesse tom já é mais do que suspeita. Ao fazer uma busca na internet sobre o assunto, descobrimos que não é só na capital federal que o boato se espalha. Os principais jornais de Vitória já lançaram matérias fazendo desmentidos da história. Também vimos o desmentido em um blog da cidade de Caicó (RN).

Só o fato da mesma história (que não cita fontes, é cheia de erros de ortografia e alarmista) acontecer em diversos lugares faz a gente pensar em duas possibilidades: ou é mentira ou uma quadrilha de enfermeiras loucas está atacando por todo Brasil. Qual será a mais plausível? A resposta é fácil, tenta aí.

Além disso, raciocine: por que a vigilância sanitária pediria para a Polícia Militar para avisar as pessoas sobre o problema. Não seria mais fácil a vigilância sanitária avisar por si só? Mais uma vez, questão simples de ser respondida.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história é falsa. Por isso, se você vir uma mulher no centro da cidade fazendo testes de glicose no centro da sua cidade, pode fazer o teste (claro que se for em um lugar confiável e limpo). Saber essa informação pode poupar você de doenças futuras.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores (e amigos) Leyberson Pedrosa, Davi de Castro e Líria Jade. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

12 thoughts on “Lenda: falsa enfermeira está passando HIV em suposto teste de glicose

    1. raiane

      da licenca neh eu sou a susposta enfermeira foi uma granda brincadeira mais eu jamais aplicaria nada em ninguem ate sai uma reportagem q eu teria aides vao pra puta q ´pariu q anda postando isso q ganha fama vira palhaco

      Reply
  1. Jaqueline

    Se toca né meu….. Acha mesmo que as pessoas vão aceitar fazer este teste com algum desconhecido, ainda na rua? Não quero parecer preconceituosa, mas zelo por minha saúde e se for necessário eu fazer um teste de diabétes, que seja em um hospital.

    Reply
    1. PALACIO

      tem muita gente inocente neste mundo
      pra nao fala otario
      tipo homem
      si a enfermeira for bonita os cara cai facil

      Reply
  2. rosamaria

    É claro que só pode ser besteira da grossa.
    A Divisão de Vigilância Sanitária de Ji-Paraná vem a público informar aos cidadãos ji-paranaenses que a mensagem disseminada no “WhatsApp” que deu conta de uma suposta enfermeira realizando exame de glicemia e transmitindo o vírus HIV no Centro da cidade NÃO É VERDADEIRA!
    O texto afirma que a informação foi repassada pelo “pessoal do Souza Aguiar” e, como é de notório conhecimento, “Souza Aguiar” é um hospital da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Além disso, não existe em Ji-Paraná o 4º Batalhão de Polícia Militar.

    A Divisão de Vigilância Sanitária não brinca com saúde pública e toda e qualquer informação sobre infrações, problemas sanitários e decorrências só são enviadas a órgãos, público e impressa oficialmente.

    Reply
  3. josy

    gente se vcs querem fazer teste de glicose vá em posto de saude que é gratuito, ou em uma policlinica, e não ficar fazende teste no meio da rua .. e ainda de uma pessoa que vcs não conhecem.. é questão de pensar néh …

    Reply
  4. Débora Santos

    É verdade por que uma mulher com 3 homens passou enfrente o Colegio Estadual Nilo Pessanha , fazendo o suposto teste de gricose …

    Reply
  5. Joao

    NAO É FALSA NADA PORQUE 1 MULHER PASSOU NA CASA DE MINHA BISAVÓ, FALANDO QUE PRECISAVA APLICAR UMA INJEÇAO NELES CONTRA UMA DOENÇA, E A MESMA MULHER ESTAVA NO CENTRO DAQUI FAZENDO A MESMA COISA!! Isso NAO É FALSO!!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *