Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Chaveiros localizadores são distribuídos em postos de gasolina #boato

Chaveiros localizadores são distribuídos em postos de gasolina #boato

Boato – Bandidos estão distribuindo chaveiros localizadores em postos de gasolinas para rastrear e assaltar carros. Esse é o novo golpe.

A criatividade dos bandidos Brasil afora é ilimitada. Só tem uma classe que os vence em termos de habilidade de fazer coisas mirabolantes: os criadores de boatos sobre coisas que bandidos fazem. Aqui nos Boatos.org já listamos diversos crimes que, na realidade, não apenas boatos. Dessa vez, mais uma história mirabolante está para ser analisada por aqui: a de que bandidos estão usando chaveiros localizadores de postos de gasolina para realizar assaltos. Leia o texto que está circulando por WhatsApp:

Confira o desmentido em vídeo:

Atenção!!! AVISO muito importante. NOVO GOLPE. Repassem. Estão distribuindo chaveiros nos postos de gasolina, gratuitamente, como brinde, durante o abastecimento do veículo. Trata-se de um novo golpe, pois o “chaveiro” permite localizar o seu veículo e possibilitar um assalto ou furto. Avise aos seus maridos/esposas, filhos, parentes e amigos para não receberem esse chaveiro como brinde, eles são os localizadores. REPASSEM.

Com o pedido por duas vezes de “repassem” e com o apelo, é claro que a história viralizou. Pois bem, apesar de viral, o alerta tem tudo para ser mais uma balela que circula por ai. Vamos ao fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Responda-me, qual seria a principal coisa para esse crime ser conhecido e legitimado? Se você disse “um caso que aconteceu”, acertou em cheio. E adivinha quantas vezes houve um assalto com a ação descrita acima? Exato, sabichão. Nenhuma. Vasculhamos e não achamos um mísero caso de assalto usando chaveiro localizador de veículos.

Se formos analisar o modus operandi do suposto roubo também não há muita lógica em rastrear alguém para realizar assaltos ou furtos. Os ladrões (principalmente de carros) são mais diretos em se tratando disso. Por que ele iria rastrear uma pessoa em especial até ela chegar em um local ermo se ela pode esperar uma pessoa qualquer chegar nesse local ermo?

Além da falta de casos e lógica, a história que circula por WhatsApp também tem todas as características de um bom hoax online. Os destaques são os dois pedidos de compartilhamento (repasse) que há na mensagem.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que há bandidos usando chaveiros localizadores para realizar assaltos não passa de uma balela tão verdadeira quanto a história de que ladrões usam ovos no para-brisas para realizar assaltos. Ou seja, lorota das grossas.