Carnê da Cidadania do MEI é golpe, aponta alerta falso da web

Boato – Se você receber pelo correio o carnê da cidadania do MEI, não pague. Isso é um golpe que manda o dinheiro na conta de golpistas.

Chega o início do ano e muitas pessoas têm sido surpreendidas com contas, impostos e outras coisinhas mais para pagar. Neste ano, quem tem uma microempresa recebeu, pelos Correios, uma conta a mais: é o boleto do Microempreendedor Individual.

Carnê da Cidadania do MEI esconde golpe, diz boato
Carnê da Cidadania do MEI esconde golpe, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Junto com o boleiro, chamado de Carnê da Cidadania do MEI, começou a surgir um rumor de que a história seria mais um tentativa de golpe. Na internet, começou a circular a informação de que o dinheiro pago no boleto iria para golpistas. Leia:

Se algum comerciante tiver esse tipo de carnê favor não pague, isso é uma fraude este carnê que as agências dos Correios entregaram para nos pagar não vale de nada, pra gente, mais sim para outras pessoas por que este dinheiro esta indo diretamente para conta de golpista!!!

Se puderem compartilhem

Boa tarde

Sempre é bom estar esperto com a novas tentativas de golpes na praça. Mas, dessa vez, a história (que foi hiper compartilhada no Facebook) não é verdadeira. O tal Carnê da Cidadania realmente está sendo enviado a fim de facilitar o pagamento de pessoas que optaram pelo sistema de Microempreendedor Individual.

Este link no site do Sebrae aponta que carnê é mais uma forma do Microempreendedor pagar o valor de R$ 45,00 mensais a serem pagos ao INSS. No início do ano, a Secretária da Micro e Pequena Empresa (SMPE) lançou uma nota dizendo que iria distribuir os carnês. Ao todo, foram enviado 4,7 milhões de boletos.

Com isso, podemos chegar a conclusão de que a história do golpe no Carnê da Cidadania do MEI não passa de mais um boato que circula na internet. Vale lembrar que, se você for um Microempreendedor Individual, ainda tem a opção de conseguir os boletos de pagamento do INSS pela internet.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Carnê da Cidadania do MEI é golpe, aponta alerta falso da web

  • 29/03/2015 em 06:31
    Permalink

    Tem vários “boatos” aqui nesse site que na verdade são reais e este é um deles. Eu recebi esse carnê também e o número impresso no código de barras dele é diferente do site, além de ter vindo com informações antigas que já atualizei no meu cadastro tem 2 anos. Não paguem, este carnê é falso sim! Baixem na internet o boleto para o pagamento diretamente no site do MEI.

    Resposta
  • 25/03/2015 em 10:44
    Permalink

    Cara realmente é estranho. Eu abri um MEI, a mais de um ano e meio, porém nunca tinha chegado carnê, sempre paguei pela internet direto do portal do microempreendedor. Esses dias atrá s chegou um carnê desse jeito aí, no meu endereço ANTIGO que tem mais de 7 ANOS que eu não moro lá, e para fins de abertura da empresa, esse endereço nunca foi citado. Se fosse legítimo deveriam mandar pro meu endereço atual não? Que inclusive é o único que foi citado na documentação e é inclusive o endereço da “sede” da empresa.

    Resposta
  • 25/03/2015 em 01:58
    Permalink

    Boa noite!
    Se você realmente diz que o carnê é verdadeiro, então como você explica a seguinte situação dos códigos de barra do carnê serem as iniciais diferente no que diz respeito aos bancos, sendo que um carne que veio para mim começa com o código de barra: 85860000000-4 e no boleto que foi impresso do site inicia com 85820000000-7.
    Você que publicou que o carnê é verdadeiro, não acha isso estranho um carne (boleto) com a mesma data de vencimento e códigos diferentes?? Isso está errado. Então, com certeza é preferível imprimir o boleto do próprio site do que acreditar em milagres de boleto!!!!!!!!!!!

    Resposta
    • 01/04/2015 em 13:48
      Permalink

      POR FAVOR PRECISAMOS QUE ESTAS INFORMAÇÕES SEJAM ESCLARECIDAS, O CÓDIGO DE BARRAS DO CARTÃO DO CIDADÃO NÃO BATE COM O CÓDIGO DE BARRAS DO BOLETO EMITIDO PELO PGMEI. OBS. O NÚMERO DO CARNÊ DO CIDADÃO 07.19.15013.4574752-5 ABRIL DE /2015 É UM, E DO BOLETO DO PGMEI É 07.08.15091.4541362-0 , ESTÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES. POR FAVOR OLHEM COM CARINHO PRECISAMOS DE UMA RESPOSTA.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)