Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Informação errada: cientistas criam cristal que permite respirar debaixo d’água

Informação errada: cientistas criam cristal que permite respirar debaixo d’água

Informação que cristal deixa pessoa sem respirar debaixo d'água é errada
Informação que cristal deixa pessoa sem respirar debaixo d’água é errada

Boato – Cristal do Aquaman permite a respiração sem aparelhos embaixo d’água.

Imagine-se embaixo d’água. Mergulhando! Só que descarte toda aquela parafernália que te faz respirar. Não! Você não vai morrer afogado e já vai entender o porquê. Leia:
Cientistas Da Universidade do Sul da Dinamarca desenvolveram um cristal que absorve e armazena oxigênio de qualquer ambiente que é exposto. E isso significaria que não vamos mais precisar dos tanques de oxigênio para mergulhar. É isso que têm anunciado algumas notícias que circulam na web. 
 
O material cristalino, apelidado de “cristal do Aquaman”, consegue absorver e liberar oxigênio usando cobalto. Segundo as informações, o material consegue armazenar três vezes mais oxigênio do que um tanque. O cristal pode ajudar pessoas com problemas de pulmão que também fazem uso desses tanques tanto quanto os mergulhadores.
 
Segundo o relatório, publicado em outubro de 2014 na revista Chemical Science, uma colher, repito, uma colher (!) da substância é suficiente para absorber oxigênio de uma sala inteira.
A notícia é impressionante e chamou atenção na web. Porém, o sonho de criança de respirar embaixo d’água como se fosse um super-herói ainda está bem, bem distante! A história não é totalmente mentirosa, mas digamos que houve um pequeno exagero quanto a sua funcionalidade.
Um representante da Universidade Syddansk emitiu uma declaração sobre a eficiência do composto, dizendo que foi um erro de cálculo. Não é uma colher da substância que consegue absorver oxigênio de toda uma sala, e sim 10 litros da mesma.
E outra, não fique muito empolgado achando que vai pedir o cristal pela internet e amanhã vai estar como um peixe embaixo d’água. Não se tem nem previsão de quando nós, reles mortais, teremos acesso a essa tecnologia. Portanto, o cristal existe, mas ainda se encontra em uma realidade muito distante.