Volnei, motorista da Uber, está estuprando mulheres em Nova Iguaçu #boato

Boato – Cuidado! Volnei, motorista da Uber, está dando bala batizada e realizando estupros em mulheres de Nova Iguaçu (RJ).

Pelo o que tudo aponta, muitos dos boatos do início de 2017 (ou final de 2016) estão girando em torno do Uber. A massificação do aplicativo (que está se espalhando por cidades menores) junto com a desconfiança com ele (principalmente por meio de taxistas) está ocasionando isso. Há poucos dias, falamos do caso de Marcos Trigueiro. Agora, outra história circula online.

Volnei, motorista da Uber, está atacando mulheres, diz boato
Volnei, motorista da Uber, está atacando mulheres, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Ela aponta que Volnei, um motorista da Uber de Nova Iguaçu (RJ), está atacando mulheres. A mensagem que circula por WhatsApp usa a foto do homem e diz que ele dirige um Logan e dá “bala batizada” para as mulheres. Leia as duas versões do texto que circula online:

Esse motorista de uber é de Nova Iguaçu e está atacando mulheres atacou uma conhecida. Nome: Volnei. Dirige um Renault Logan. Por favor, repassem.

Esse marginal é motorista da EBER, ele está dando balas batizadas e tenta estuprar, o nome dele é Volnei dirigi um Renaul Logan… vamos compartilhar…

Volnei, motorista da Uber, está atacando mulheres em Nova Iguaçu?

É claro que, mesmo sem checar, muita gente começou a compartilhar a foto do “marginal”. E aí está o caso espalhado pela internet. Mas será mesmo que ele está estuprando mulheres? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto está nos próprios textos das mensagens. Ela simplesmente joga uma acusação genérica a um homem e expõe a foto dele na internet. Não são raros os casos em que isso acontece. Para quem não se lembra, um desses casos culminou na morte de uma mulher em Guarujá (SP).

O segundo ponto está na falta de informações. Se o homem é “um estuprador” e está “aí disponível” no Uber por que ninguém fez uma denúncia à polícia para prendê-lo. É, no mínimo, pouco inteligente, um homem realizar crimes e estar disponível para viagens (ou para ser encontrado a qualquer momento).

Por fim, encontramos uma própria resposta do próprio Volnei. Postado pela nora dele, um vídeo mostra o homem apontando que a história se trata de um boato. De acordo com a filmagem, ele aponta que houve um mal-entendido e que o caso já está resolvido pela polícia e pela mãe da pessoa. Assista ao vídeo e tire as suas conclusões.

Pelo conteúdo do vídeo, ele aponta que “tudo não passou de um grande engano”. Tentamos entrar em contato, via Facebook, com a família de Volnei, para entender melhor o caso. Até o momento da publicação, não obtivemos resposta. Mas só pelo vídeo e pelo fato de o homem ter “dado as caras”, dá para cravar que é boato.

E vamos convir, a internet não é melhor espaço para fazer uma acusação. Se houvesse algum caso de “ataque a mulheres”, o melhor a fazer seria uma denúncia às autoridades. E aí, deixe que elas averiguem o caso.

Resumindo: não há nenhuma prova que o homem esteja realizando estupros. Para além disso, ele teve coragem de vir a público para negar as acusações. Dá para afirmar que tudo não passa de um boato que circula online. Pelo menos com o que temos até o momento.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de Pri Reis e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Volnei, motorista da Uber, está estuprando mulheres em Nova Iguaçu #boato

  • 06/01/2017 em 18:22
    Permalink

    Ridículo isso!!! Quanto mais mexo na internet, mais tenho medo.
    Logo quando recebi essa informação pelo whatsapp, logo imaginei que era mentira.
    Pedi uma amiga que não repassasse pois, pesquisei e não saiu nenhuma reportagem sobre este
    suposto estuprador.
    Vi um caso de um pai de família acusado de estuprar crianças. Ele ficou preso dentro de casa com a família a ponto
    de ser linchado pelos populares. Fizeram uma montagem com a foto do homem e com as informações sobre ele ser um estuprador. UM ABSURDO ISSO!!
    Acho que antes de espalharmos qualquer notícia, devemos ter a responsabilidade de ao menos pesquisar a veracidade da informação.

    Resposta
  • 05/01/2017 em 03:07
    Permalink

    Precisa ouvir o outro lado da história é a mulher o que diz?

    Resposta
  • 04/01/2017 em 09:35
    Permalink

    Meu Deus,essas pessoas não tem escrúpulos,o perigo que esse homem corre com essas mentiras,muito sério isso.Fazem isso com um trabalhador,pq não faz com um vagabundo?

    Resposta
  • 04/01/2017 em 01:28
    Permalink

    *Gostaria de saber o quanto de verdade há nas afirmações contidas no texto abaixo:*

    C A R A M B O L A

    A Câmara de Vereadores da cidade de Jaú, interior de São Paulo, aprovou Xpor unanimidade um projeto que obriga estabelecimentos como lanchonetes, bares, restaurantes, hospitais e repartições públicas municipais a fixarem cartazes alertando para o risco do consumo da carambola e do suco da fruta.
    A carambola tem uma toxina que pode matar portadores de insuficiência renal. A lei, que também estabelece aos donos de estabelecimentos que evitem a venda da fruta a pessoas que tenham complicações renais, vigora há menos de dois meses.
    É mais um alerta do que uma proibição às pessoas que têm insuficiência renal, para que não venham a sofrer as consequências.
    A carambola tem uma neurotoxina que, se não for filtrada, vai direto para o sangue. Se o paciente portador de insuficiência renal comer a fruta, ele deve contar ao médico, pois corre o risco de entrar em coma e morrer, se não fizer hemodiálise.
    O rim normal filtra a toxina, afirmou o vereador. Depois de contar que pesquisou o assunto, Camargo disse que os diabéticos também correm risco e que 99% da população desconhece os danos causados pela carambola.
    O médico Eduardo Martins Rebec, nefrologista do setor de hemodiálise da
    Santa Casa de Jaú, confirma o risco no consumo da fruta. Há risco de morte, sim. O rim de quem tem insuficiência renal não consegue eliminar a toxina, que se acumula no sangue e acomete o sistema nervoso central. Se o portador de insuficiência renal ingerir a carambola, pode ter convulsões e entrar em coma com risco de óbito, alerta . Para remover a toxina, é feita uma hemodiálise de urgência.

    O ASSUNTO É MUITO SÉRIO E MERECE ATENÇÃO
    Observe que nem passarinho bica a fruta quando esta está madura…

    Isso é muito importante.Minha avó já falava sobre isso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)