Túnel Marcello Alencar está com vazamento e corre risco de cair #boato

Boato – Evitem o túnel Marcello Alencar, no Rio de Janeiro. Ele está com vazamento e corre risco de cair.

Tragédias que ocorrem no nosso cotidiano são traumáticas. Não bastassem assaltos e outros problemas que a criminalidade nos expõe, alguns acidentes causados por imprudência em obras públicas também acontecem. São raros, mas acontecem.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Só no Rio de Janeiro, temos um exemplo vivo na nossa memória. A queda do viaduto Tim Maia acendeu um alerta na população carioca. Alerta que parece ter reacendido com outra história que circula online.

Mensagens que circulam pelo WhatsApp e Facebook dão conta que o túnel Marcello Alencar, que liga a região central da cidade (inclusive o aeroporto Santos Dumont) à região da rodoviária da cidade, está com um grave vazamento e pode ruir a qualquer momento. Leia o texto que circula online:

Pessoal, atenção: já recebi em dois grupos mensagens semelhantes sobre o túnel Marcelo Alencar, que liga o aeroporto Santos Dumont à rodoviária Novo Rio. Não custa ficar alerta e, se possível, evitar passar por ele. As paredes do túnel, no sentido aeroporto-rodoviaria, estariam minando água desde a semana passada e agora a água já escorre como um pequeno rio pela galeria.

Uma das pessoas que postaram essa notícia disse ter telefonado para um amigo engenheiro que trabalha na área de fiscalização da Prefeitura; ele não participou dessa obra, mas disse que já viu esse vazamento, percebeu que está aumentando rapidamente e repassou o problema para seus superiores MUITO preocupado pois são 40 metros de coluna de água, MUITO PESO. Esse engenheiro teria dito que a situação é grave, que está evitando passar pelo túnel e recomendou ao amigo fazer o mesmo!

Desculpem; posso estar transmitindo uma informação alarmista demais, porém as tragédias anunciadas são muitas (veja caso recente da ciclovia) e quase todas passam impunes, levando vidas inocentes. Se alguém souber maiores detalhes, avise. Na dúvida, EVITEM O TÚNEL MARCELO ALENCAR!

Túnel Marcello Alencar está com vazamento e corre risco de cair?

É fato que muita gente ficou preocupada com a situação. Mas será mesmo que é real a história que aponta que o túnel Marcello Alencar está com um grave vazamento e corre risco de cair? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Sabe aquela história do “aumento, mas não invento”. Pois bem, neste caso a história é “aumento e invento”. Logo que a história começou a circular na internet, a concessionária que cuida da região, a Porto Maravilha, publicou uma nota de esclarecimento. De acordo com a concessionária, ocorreu um pequeno vazamento na sexta-feira (12) que já foi sanado e o local não apresenta riscos. Leia:

A companhia informa que a concessionária Porto Novo, empresa contratada para executar as obras e prestar serviços públicos municipais no Porto Maravilha, monitora toda a região, incluindo os túneis, por câmeras ligadas a uma Central de Controle Operacional (CCO) e faz vistorias regulares em todos os 5 milhões de metros quadrados da operação. No fim da última semana foi registrado vazamento de pequeno porte no sistema de drenagem do túnel, mas a situação foi sanada na própria sexta-feira sem qualquer impacto sobre a circulação.

A Prefeitura do Rio de Janeiro também esclareceu a situação por meio da página no Facebook:

Importante: o Túnel Marcello Alencar não está em risco. O vazamento registrado na última semana era pequeno e foi resolvido rapidamente. A Concessionária que administra a região do Porto Maravilha monitora toda a região e agiu imediatamente para sanar o problema.

Resumindo: houve um pequeno vazamento na sexta-feira (12) e foi resolvido no mesmo dia. Mesmo depois de sanado o problema, a mensagem de alerta continuou circulando na internet. Ou seja, pelo menos de acordo com os responsáveis pelo local, não há risco de cair. Se você não quiser acreditar, tudo bem. Mas se prepare para “dar uma volta bem grande” pela região se quiser evitar o túnel.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no número (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

12 comentários em “Túnel Marcello Alencar está com vazamento e corre risco de cair #boato

  • 21/05/2017 em 11:58
    Permalink

    Infelizmente o povo e seus ditados sempre são sábios e eles dizem que
    “Onde há fumaça há fogo”.

    Resposta
  • 20/05/2017 em 22:12
    Permalink

    Acredito que possa realmente estar acontecendo algo porque essas horas realizadas claramente com o objetivo de enriquecer os políticos não podem ser confiáveis, possa que pela maguinetude do tunel ele não vai desabar ou ser inundado pelo mar de uma hora para outra, o importante será permanecermos atentos ao aparecimento de mais sinais.

    Resposta
  • 20/05/2017 em 00:13
    Permalink

    Que a Prefeitura dê uma explicação em nota e carta aberta ao povo Carioca e visitantes da Cidade Maravilhosa. É obrigatório que se faça também​ uma argumentação técnica embasada pelos engenheiros e técnicos de manutenção, para que possamos estar seguros e serenos ao transitar diariamente nos dois sentidos. Aguardaremos a atitude de respeito e cidadania.

    Resposta
  • 19/05/2017 em 14:00
    Permalink

    Olha, o vazamento é um fato. Laudo da prefeitura e tudo neste pais que vem do governo é suspeito. Aí está o alimento do pânico.

    Resposta
  • 17/05/2017 em 13:45
    Permalink

    ISSO SEM FALAR NO VIADUTO PAULO DE FRONTIN !!!

    Resposta
  • 17/05/2017 em 13:40
    Permalink

    Independente da historia ter sido potencializada, em parte inventanda, fato é que ocorreu uma modificação da paisagem natural, houve uma inclusao de urbanização, e quando uma coisa assim acontece, é de se preocupar com a segurança da obra sempre. Nesse contexto, acompanhamento, contenções entre outras açoes são necessarias de forma ostensiva. Exemplo? Ciclovia Tim Maia! De forma que, esse vazamento é motivo de preocupação sim! A prefeitura precisa emitir nota informando que açoes serao feitas para evitar uma tragedia no local! O tunel nao vai desabar, mas a estrutura pode vir a longo prazo ser comprometida.

    Resposta
  • 17/05/2017 em 11:09
    Permalink

    Se houve um pequeno vazamento, porque não haveria um grande vazamento no futuro? Fiquem ligados.

    Resposta
  • 16/05/2017 em 13:20
    Permalink

    NÃO DÁ PARA PASSAR BATIDO DIANTE DE UMA NOTÍCIA (FALSA OU VERDADEIRA) DESSA !
    É LÓGICO QUE A POPULAÇÃO ESTÁ PREOCUPADA E COM ABSOLUTA RAZÃO ! VIMOS MUITO RECENTEMENTE O QUE ACONTECEU COM A CICLOVIA, QUE MATOU DUAS PESSOAS E ATÉ HOJE A JUSIÇA NÃO FOI FEITA ! INFELIZMENTE, ESSAS OBRAS REALIZADAS PELA PREFEITURA NA GESTÃO EDUARDO PAES NÃO SÃO NEM UM POUCO CONFIÁVEIS !!
    EU SEMPRE QUE PASSEI NESSE TÚNEL TIVE MÁ IMPRESSÃO E CERTO PAVOR !!! ATÉ COMENTEI COM QUEM ESTAVA COMIGO … É O TIPO DE TÚNEL QUE NÃO TE DEIXA TRANQUILO AO PASSAR; UMA GRANDE OBRA, DE CERTO, MAS, CAUSA TEMOR SIM À POPULAÇÃO !! NÃO DÁ PARA CONFIAR, LAMENTAVELMENTE ….

    Resposta
  • 16/05/2017 em 13:04
    Permalink

    como confiar na prefeitura?! Lembrem o que aconteceu com a ciclovia. Essas concessionárias fizeram tudo na base da corrupção. Infelizmente não dá mais pra acreditar nos órgãos públicos.
    De qualquer forma, houve um vazamento, o que nem deveria ter acontecido, diga-se de passagem

    Resposta
  • 16/05/2017 em 11:59
    Permalink

    Acredito que esse vazamento não seja especulação​, e uma catástrofe possa acontecer. O túnel vem sendo fechado Todos os Dias, a partir das 22h! E sim, vem prejudicado a circulação!
    E nenhum funcionário sabe explicar a manutenção que está sendo feita, isso nos dois sentidos.

    Resposta
  • 16/05/2017 em 11:36
    Permalink

    Acho que em hipótese alguma poderia haver vazamentos. Acumulo de água vindo de fora ainda vai, mas minar água é no mínimo estranho. Porque aconteceu?
    Espero que outras empresas e ou engenheiros especializados apresentem suas opiniões para tranquilizar mais a população.

    Resposta
  • 16/05/2017 em 05:36
    Permalink

    Na ciclovia foi a mesma coisa. Sem risco, e, caiu.
    Os prédios feitos para o minha casa minha vida, na providência, também eram seguros e prontos e afundaram, não podendo ser habitados.
    E estão na mesma área do túnel.

    Resposta

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)