Tubarão é flagrado no canal de Marapendi, Barra e Ponta Negra, Maricá (Rio) #boato

Boato – Tubarão tigre de dois metros é encontrado no canal de Marapendi, Barra da Tijuca, Ponta Negra e Maricá no Rio de Janeiro.

Os dois ataques de tubarão ocorridos em menos de dois meses, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, colocaram a palavra “tubarão” na boca do povo. Nós últimos dias, apareceram diversos alertas sobre o aparecimento e ataques de tubarões.

O último deles apontava para o flagrante de um tubarão tigre no canal Ponta Negra, na cidade de Maricá (Rio de Janeiro). Junto às imagens do animal, o alerta afirmava que o “tubarão tigre foi avistado no Canal de Ponta Negra” e “estava morto”. Não por acaso, após a mensagem circular no Facebook e WhatsApp, misteriosamente, o tubarão tigre apareceu no canal Marapendi, na Barra da Tijuca (bairro da capital fluminense). Nesta versão, o texto diz “tubarões estão vindo se alimentar em lugares que antes não tinham costume de aparecer”. Confira:

Tubarão Tigre foi avistado no canal de ponta negra, essas fotos foram enviadas por um instrutor arrais amador que estava no canal e conseguiu fazer as fotos. #ATENÇÃO #ATENÇÃO #ATENÇÃO. Muito cuidado em algumas praias especialmente da Barra da Tijuca e regiões. tubarões estão vindo se alimentar em lugares que antes não tinham costume de aparecer. Este apareceu no final da tarde no Canal de marapendi – Barra da Tijuca um dos tubarões mais ferozes que existem tubarão tigre de mais ou menos dois metros essa espécie de tubarão come de tudo, até jacarés e adoram seres humanos

Tubarão foi flagrado no canal de Marapendi, Barra e Ponta Negra, Maricá (Rio de Janeiro)?

É claro que muita gente ficou assustada com o alerta. Mas pode ficar tranquilo e ir curtir a praia que (com exceção de algumas como Boa Viagem, em Recife) não há risco de você achar um tubarão. Felizmente, as mensagens que circulam na sua timeline do Facebook e no grupo do “zap” não passam de boato. Vamos aos fatos.

Para começar, só o fato do alerta estar sendo reportado em diversos locais já mostra uma coisa: se o aparecimento do tubarão foi real, ele, de fato, se tornou um boato com o passar do tempo. Pois bem, as imagens são reais. Mas, ao contrário do que se imagina, não são de um tubarão “assassino” que apareceu no Canal de Ponta Negra.

Acontece que a cena é fruto de uma brincadeira de pescadores. Na verdade, o animal foi encontrado preso em uma rede de pesca em alto mar e não resistiu. E, em seguida, foi levado para as margens do Canal de Ponta Negra. Está aí o LSM (um canal de notícias local) que investigou o caso e não nos deixa mentir. O site “Brasil Mergulhos” também reforça a tese.

É claro que, como todo “bom boato”, a história se espalhou e ganhou novas versões, como a de que foi visto em Marapendi – o que é mais falso ainda, já que a imagem é de Ponta Negra. Por sinal, vale lembrar, que, recentemente, tubarões foram vistos em alto mar no Rio. Mas, antes de se desesperar, saiba que biólogos descartaram as chances de ataque.

Resumindo: nenhum tubarão apareceu em canais, ele foi levado morto e fotografado e, se há alguma ameaça, acredito que, no momento não é a maior que os cariocas têm. Ou seja, a história é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)