Shopping RioMar, em Recife, vai cair em 25 de dezembro #boato

By | 30/10/2016

Boato – Shopping RioMar, em Recife, está com diversas rachaduras e, por isso, vai cair. Para completar, profecia marcou a data para antes de 25 de dezembro.

Nas últimas semanas, muitas pessoas de Recife têm ficado apreensivas com uma “tragédia” que estaria em iminência. De acordo com informações que circulam na internet, o shopping RioMar, que fica na capital de Pernambuco, estaria prestes a cair e matar milhares de pessoas. A data? Antes do dia 25 de dezembro.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Shopping RioMar, em Recife, vai cair, diz boato

Shopping RioMar, em Recife, vai cair, diz boato

A história que fala da possível queda do shopping RioMar se fortaleceu com a junção de duas informações distintas. A primeira delas é de que o shopping estaria com diversas rachaduras e com a estrutura abalada. Assista a um dos vídeos que encontramos:

Além das filmagens (inclusive uma que mostra a rachadura do lado externo do shopping RioMar), uma profecia ajudou a botar mais lenha na fogueira. Um áudio por WhatsApp mostrava “Deus” tinha mandando uma mensagem para uma mulher para avisar da catástrofe no shopping no dia 25 de dezembro. Assista a um vídeo sobre o assunto:

Conseguimos a transcrição do áudio em uma mensagem. Só cortamos para os tópicos mais importantes (já que a mensagem é gigantesca). Leia:

Ola, Boa tarde pra todos a paz do Senhor pra todos os irmãos, estou aqui a pedido do meu Deus, do nosso Deus, o todo Poderoso. Ele me em incomodou hoje de manhã pra que mandasse essa mensagem e essa mensagem fosse divulgada.

Há um mês atrás eu estava em minha casa e eu ouvi um impacto muito forte. Um impacto muito forte tipo uma explosão. Há três dias atrás. E nesse impacto forte ELE me dava minha filha a minha filha que trabalha no shopping e ELE pediu pra eu manda uma mensagem pra ela de imediato e fala pra ela orar e vigiar por que eu tinha ouvido uma explosão muito forte né mas ELE não me falava aonde e nem como.

Então três dias após aconteceu a explosão lá no Del Arco lá em São Cristovão e foi demolido muitas lojas muita coisa assim foram danificadas né foi um dia assim muito um acontecimento muito chocante e eu perguntei pra ELE: Senhor foi essa visão Senhor que tu me deste de São Cristovão e ele falou: filha não, num era essa explosão. Eu falei: mas meu deus que explosão e essa Senhor ai Ele falou: filha fica calma fica calma.

Ele disse: filha esse shopping vai cair esse shopping vai ser demolido eu falei mas meu Deus meu Pai por que Senhor eu comecei a chorar comecei a clamar Senhor muda a situação Ele disse: não filha não, e necessário que isso aconteça eu falei mas meu Deus tanta gente, os funcionários…

Ele falou filha eu não trabalho com dias nem com horas nem com meses nem com ano.. Eu trabalho com o tempo mas nesse caso filha vou te dar um mês e a hora não especificada, filha vai acontecer antes do dia 25 de Dezembro. Eu falei meu Deus e natal esse shopping vai ta cheio meu Deus as crianças as pessoas meu Pai meu Deus.

Ele disse filha as casas os prédios, carros as pessoas vão sentir um grande abalo por que o estrondo vai ser muito forte mas nenhuma delas da rua de fora vão morrer, agora os que estão la dentro ninguém vai se salvar eu digo meu Deus meu Pai ai Ele falou filha aquele lugar não é meu aquele lugar tem comidas oferecida brinquedos bonecos tudo que tem lá minha filha é oferecido aquilo não é meu minha filha, eu falei Senhor,

Então gente eu estou mandando essa mensagem espero que essa mensagem seja divulgada é o recado do Senhor o Senhor esta voltando

Rachadura do Shopping RioMar significa que vai cair?

É claro que a junção das duas informações caiu como uma bomba. Mas será mesmo que o shopping está na iminência de cair? No dia 25 de dezembro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de tudo, há de se reconhecer que as rachaduras, de fato, impressionam nas imagens. Porém, o shopping explicou do que se trata. De acordo com informações publicadas na página do Facebook da empresa, as “rachaduras” seriam juntas de dilatação. Leia texto e laudo sobre o assunto:

O RioMar Recife comunica, diante de posts recentes que circularam na internet, que a estrutura deste empreendimento segue padrões rígidos de qualidade, os quais garantem a segurança tanto para seus frequentadores clientes quanto para aqueles que nele trabalham. Para maiores esclarecimentos, confira Parecer Técnico da empresa ENGEDATA Engenharia Estrutural Ltda

1.0- Conteúdo do vídeo postado:

A matéria postada mostra um vídeo dando ênfase a uma rachadura de grande tamanho, surreal, e profunda, contornando uma viga de proteção, e ao longo de todo o piso.

2.0- Explicação Técnica sobre o assunto:

Na verdade, a abertura apresentada na matéria corresponde a uma junta de dilatação que é parte intrínseca da concepção estrutural da obra; essas juntas de movimentação térmica são necessárias e obrigatórias para permitir a dilatação natural da estrutura nos casos de áreas de grande extensão como acontece no Shopping Rio Mar.

O comentário de que ela é profunda é verdadeiro pois a junta só tem sentido se atravessar toda a espessura da laje.Quanto à viga de proteção mostrada, trata-se de uma coluna da edificação que faz parte de um dos lados da estrutura, separados pela junta conforme projeto original.

Vale ressaltar que essa mesma junta atravessa várias partes do Mall, com a diferença de que, neste caso, recebem um acabamento com junta Jeene (borracha), para harmonizar com os outros tipos de acabamento dessa área e não necessário nos corredores de serviço.

3.0- Conclusão:

Concluímos que a matéria veiculada, levantando suspeição sobre a Segurança da estrutura do Shopping é tendenciosa e carece de fundamentação e reafirmamos que a estrutura do Shopping Rio Mar Recife atende a todos os critérios normativos, portanto atestamos a sua Segurança e Estabilidade.

Traduzindo o que falou o parecer técnico: o que seria a rachadura nada mais é do que uma junta de dilatação. Esse vão (que também causou polêmica em imagens sobre a ponte Rio-Niterói) serve para evitar abalos em estruturas quando há expansão das paredes e solo por causa de mudanças de temperatura (sim, é possível uma estrutura expandir e diminuir dependendo do calor ou frio).

Atualização em 03/11/2016: o CREA (PE) também se manifestou apontando que não há perigo nas rachaduras mostradas no vídeo. Leiam: 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – Crea-PE, após reunião que envolveu a Defesa Civil do Estado de Pernambuco e o Corpo de Bombeiros, bem como o Engenheiro Civil, responsável técnico da empresa Engedata José do Patrocínio Figueiroa, e o Engenheiro Civil Romilde Almeida de Oliveira, professor e especialista em cálculo estrutural, realizou na manhã desta segunda-feira (31/10/2016), vistoria para avaliar as possíveis fissuras divulgadas nas mídias sociais, nas estruturas do Shopping Rio Mar.

Assim como atestado pelo calculista responsável pela obra, em parecer técnico divulgado em 27 de outubro de 2016, o entendimento da equipe que vistoriou as instalações é de que a abertura apresentada se deve ao detalhe construtivo denominado junta de dilatação de piso e alvenaria e é definido nos projetos/execução de cálculo estrutural em obras dessa natureza.

Diante do exposto, o Crea-PE se manifesta tranquilizando a sociedade quanto à segurança do empreendimento, não sendo, esse detalhe construtivo, razão para pânico ou desconfiança quanto ao ingresso do público no centro comercial.

Como dito antes, realmente as imagens impressionam (principalmente quem é leigo em engenharia). Mas o que dizer quando um engenheiro atesta a segurança do shopping após uma nova vistoria e assina um documento? Você sabia que se algo acontecer, ele será responsabilizado? Ou seja, ele não assinaria à toa.

Vale também apontar que órgãos fiscalizadores devem (ou deveriam) fazer vistorias periódicas. Se o shopping não foi interditado e há um lado atestando para a segurança da estrutura, deveríamos ficar mais tranquilos, não?

Mas e a profecia do shopping que vai cair em 25 de dezembro?

A segunda parte do boato é mais tranquila de ser desmentida. Há dois fatores que corroboram para que seja boato. O primeiro deles é que o áudio é de 2015. Tanto que se refere à explosão do shopping em São Cristóvão (que aconteceu naquele ano). Ou seja, se era para acontecer algo antes do dia “25 de dezembro”, já era para ter acontecido.

O segundo ponto é que, em momento algum, a mulher do áudio cita o nome do shopping RioMar. Aliás, até o sotaque dela é diferente do sotaque de Pernambuco. Ou seja, a associação da “profecia” com o estabelecimento de Recife ficou por conta de outros internautas.

O último ponto é que o áudio tem todas as características de um boato na internet. O primeiro deles é o formato. Nossa experiência mostra que a grande maioria dos áudios de internet que dão “uma notícia exclusiva” espalha boatos. Além de tudo, ele tem duas características intrínsecas a boatos: é alarmista e pede compartilhamento. Ou seja, o nível de credibilidade desmorona.

Resumindo: os vídeos que circulam online são sim do shopping RioMar, de Recife. Mas, pelo menos por enquanto, não há nenhum indício que aponte que eles signifiquem a queda iminente do estabelecimento. Quanto ao áudio, ele nem fala do tal shopping e, ainda por cima, é antigo. Você pode até acreditar. Mas que é difícil, isso é.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Cleide Pimenta, Haroldo Figueiredo e três leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp pelo telefone (61) 99331-6821.

20 thoughts on “Shopping RioMar, em Recife, vai cair em 25 de dezembro #boato

  1. Najla

    Vale lembrar que ela nao sitou nome de shopping nenhum então vamos vigiar … Infelizmente trabalho em festa food e estou com muito medo :( pode ser qualquer um cuidado ao duvidar de Deus

    Reply
  2. Gabrielli

    Quem ouviu o áudio sabe que ela não falou que shopping iria cair, ela citou sobre a explosão do shopping em São Cristóvão mas logo em seguida ela disse que não era sobre essa explosão que Deus estava falando e sim de outro shopping que ela não sabia qual era

    Reply
  3. Anônimo

    Esse áudio circulou em dezembro de 2015 e o shopping referido não é o Rio Mar, e e sim o Plaza casa forte. Isto se trata de uma mentira.

    Reply
  4. Edson Luiz Minks

    Olá, só acho que técnicos dizer que as rachaduras são juntas de dilatação isso é ridículo, se fosse juntas de dilatação teria uma greta ou espaço compatíveis com o tamanho do piso, eles pensam que enganam quem, não sou técnico mas se alguém já reparou em pontes também tem gretas justamente pra não rachar e assim funciona com pisos então técnicos param de falar besteira e enganar a população, se acontecer de haver uma queda desse shopping ai em Recife que por sinal é lindo e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, quem vai se responsabilizar se algo acontecer e ser uma desgraça.

    Reply
    1. Edson Luiz Minks

      Quero dizer mais juntas de dilatação não são rachaduras mas sim rachaduras e isso é um problema, sinal que foi mal construído.

      Reply
  5. Elaine

    Seja lá a profecia boato ou não nossa confiança está em Deus que cuida dos que o temem. Pois também confiar em atestado de segurança de ” profissionais ” é que também não é a melhor forma de se sentir seguro pois quantas coisas já desabaram e a nada foi divulgado antes de ocorrer ? Os que se dizem “responsáveis ” e afirmam que é seguro se responsabilizam em pagar uma fiança e gozam longa vida e se por acaso ocorrer algum acidente ? Como fica os que se machucam e a família que perdem seus parentes ? Há coisas que não se podem reverter! E não há assinatura do melhor engenheiro do mundo que possa se responsabilizar o suficiente pelos danos se caso ocorrer ! Quem sabe e acredita no sistema maligno desse mundo para a entrada do anticristo ( segundo a bíblia mostra) quem há de confiar nos governantes desse mundo ? Perderiam eles todos os lucros da grande e exuberante fonte que é o shopping rio mar alegando que sua estrutura estaria comprometida ? Logicamente que alarmar o risco não seria “a cara ” dos grandes e corruptos senhores que comandam esse país e se preocupam tanto com a segurança e bem estar da população ( basta olhar para os hospitais públicos para ver a grande preocupação ) alarmar qualquer risco ali seria perder muito lucro e isso sim é a preocupação dos que ganham com o a comercialização! E não a vida dos que estão ali … no shopping só tem pião comparado aos governantes … Não seria preferível dar um jeitinho brasileiro do que alarmar o risco ? O que é mais a cara do Brasil?
    Não que eu queira dizer com tudo isso que acredito no áudio mas ” puxar saco ” das elites que ficam com o lucro totalmente desonesto achando que eles se importam com nossa segurança e bem estar é o início de qualquer boato já criado na face da terra. Essa matéria exaltou até demais o materialismo e o conhecimento humano … Se é que entede de engenharia faltou o amplo conhecimento da verdadeira cara da política enganadora/lucrativa desse mundo ! Não sou a favor de profetadas em rede social … nem desacredito … mas coloco menos fé ainda no sistema desse mundo.!

    Reply
    1. Edson Luiz Minks

      Ola, concordo eles não se preocupam com ninguém mas somente com o lucro, não dão a minima a vida de pessoas.

      Reply
  6. Silbana

    Gente!!!
    Deus tem mas o que fazer
    Do que ir destruir o shop.
    Parem com isso.
    O shop esta lindo.
    E Deus e maior.
    Quando chega nossa hora agente pode ate esta em casa que ela chega.
    Essa professia nao vem de Deus.

    Reply
  7. Erica

    Gente o audio dessa mulher chegou a SP… assustador… e o fato dela dizer que não sabe onde é,que nunca foi lá,me assusta ainda mais… pois pode ser em qualquer lugar …e eu prefiro ser besta em acreditar,pra me sentir mais besta depois que eu ver que era mentira, doq desacreditar e pagar pra ver acontecer !!!

    Reply
  8. Daniel Gurgel Serpa

    Boa reflexão,Paulo Augusto Menezes

    Reply
  9. Uelton

    Eu nao mim ariscarei a ir nesse shopping se é fato ou nao eu tenho que zelar pela minha vida e da minha familia!!!!

    Reply
  10. Wilson

    Essas pessoas não tem o que fazer não é!!!! pinta a bundade branco e vá para boa viagem aparecer.

    Reply
  11. Pedro Nogueira

    Paulo Augusto Menezes
    O CREA-PE já se manifestou.
    As rachaduras que aparecem nos videos são rachaduras de revestimento. Significa que a estrutura se movimentou, somente isso. O que pode cair são partes do revestimento, como reboco de parede e teto, somente isso.
    Então, sem desespero.

    Reply
  12. silvio

    Perca de tempo são estas matérias perdi meu tempo

    Reply
  13. silvio

    Perca de tempo e estas matérias perdi meu tempo

    Reply
  14. Ray

    No audio, a mulher cita sim o nome do shopping. Inclusive ela diz que nunca foi la e que nem sabe onde fica.
    O fato é que qualquer leigo sabe que aquilo mostrado no video, nao sao juntas de dilataçao e sim RACHADURAS. Fora que ja houve comentarios de funcionarios do proprio shopping, de que um dos banheiros esta enchendo de agua.

    Reply
  15. Monica Lima

    Paulo Menezes você disse tudo estou indignada com a forma com a qual esse assunto vem sendo tratado pelos poderosos,ontem estive no shopping riomar e perceptível em alguns lugares pequenas rachaduras funcionários estão maquiando as rachaduras eu os vi trabalhando e detalhe não sou trabalhadora do shopping apenas uma cliente e estou realmente preocupada pois vejo que fazem pouco caso da situação e que não dão o verdadeiro valor a vidas humanas. E é notório que em breve uma catástrofe poderá acontecer

    Reply
  16. Flávio Oliveira

    Poxa! Eu gostava tanto desse site, mas dizer e concordar que as RACHADURAS mostradas no vídeo nada mais é de que a “junta de dilatação” foi uma total falta semancol.

    Reply
  17. Paulo Augusto Menezes

    Bom, não vou entrar no mérito religioso profético, pois acho isso perda de tempo. As rachaduras existem de fato e, não trata-se de acomodação térmica como diz o laudo da construtora. Evidente, que uma construtora jamais daria um laudo desfavorável ao grupo de João Paes Mendonça (dono do empreendimento) e, muito menos contra outra construtora – lembremos que temos uma cultura corporativista.
    Sim, existe está técnica de valas ou rasgos preenchidos com borrachas de silicone (resistentes a altas e baixas temperaturas e são maleáveis para evitarem rachaduras nas estruturas de concreto). Mas, ressalvo que estas são LINEARES de espessuras predeterminadas e utilizadas em áreas sujeitas a terremotos e/ou mesmo manguezais, como é o caso do Rio Mar. (dúvidas é só consultar o Dicionário da Construção).
    O que o vídeo mostra são efetivamente e sem duvidas RACHADURAS verticais (pisos) e horizontais (colunas) , disformes e dispersas, nada tendo a ver com “dilatação” de acomodações tanto de temperaturas ou cedimento do terreno. Se comprometem ou não a construção trazendo o risco de desabamentos, não compete a mim – pois não sou profissional da área. Mesmo assim, qualquer ajudante de pedreiro dirá que são rachaduras.
    Por último, alerto para o total descaso das autoridades competentes de não terem feito ainda uma fiscalização no lugar e do CREA por não ter desmentido este laudo da construtora. Como vivemos no país da impunidade e irresponsabilidade para os poderosos e, vidas humanas não têm valor, só o lucro do capital; tudo pode ocorrer como uma tragédia “divina”. Por fim, lembro só de dois casos com grande repercussão na imprensa: o desmoronamento do prédio construído com areia do Sr. Naji Nahas e a cratera nas obras do metrô. Todos os dois ceifaram muitas vidas. Agora, é só entrarem na internet e conferirem se os parentes das vítimas já foram indenizados e os culpados punidos? Pelo menos isto serviria de exemplo. Minha resposta? Não!
    Paulo Augusto Menezes
    RECIFE-PE.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *