Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Domínio Público vai acabar por falta de acessos #boato

Domínio Público vai acabar por falta de acessos #boato

Boato – Biblioteca online que disponibiliza centenas de textos, áudios e imagens será desativada por falta de acesso.

As facilidades dos tempos modernos (o nosso, não o de Chaplin) são praticamente incontáveis. Mensagens instantâneas, pessoas que vivem do outro lado do mundo mais presentes que nunca, bibliotecas e museus visitados com um clique. Com a tecnologia, quase tudo é possível.

No entanto, por incrível que pareça, as pessoas ainda não estão totalmente adaptadas às novidades do mundo digital. Segundo o alerta que está se espalhando pelos grupos do WhatsApp, o Portal Domínio Público, espécie de biblioteca online criada em 2004 pelo Ministério da Educação, será desativado porque as pessoas não o estão acessando. Confira o aviso:

Confira o desmentido em vídeo

Imaginem uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente: Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ; escutar  músicas em MP3 de alta qualidade; Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA, ARTIGOS CIENTÍFICOS e muito mais….Esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br.  Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.  Divulguem nos grupos.

Pois bem, como se não bastasse a evasão das pessoas em espaços culturais físicos, isso também está acontecendo na web, que absurdo! Sim, é mesmo, porque é mentira. Esse alerta é antigo, circula na internet há pelo menos oito anos e já foi até desmentido pelo Ministério da Educação.

De tanto que se propaga com frequência, a assessoria do Ministério da Educação se posicionou sobre essa história e tem publicado em seu site uma nota informativa sobre o assunto. Respondendo à pergunta, ‘O Domínio Público vai acabar?’, o texto esclarece que não há risco de que isso aconteça e que as informações sobre falta de acesso sequer são procedentes. Só em 2010, o portal recebeu 7 milhões de acessos, informam.

A quantidade de obras disponível na biblioteca online também não condiz com a realidade. Quando publicado o esclarecimento (em 2011), o portal já contava com 180 mil objetos disponíveis. Essa história tem até um ‘irmão’ parecido. Há alguns anos também corre a balela de que o Portal Capes será extinto, fato que o MEC também já desmentiu.

Ou seja, alerta falso, #boato mesmo, ainda que a história continue se espalhando. Enquanto isso nós divagamos – imagine um mundo em que as pessoas acessam o Domínio Público, ou se informam melhor, ou leem mais ao invés de inventarem mentiras na internet…

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Leandro Melito. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.