Domínio Público vai acabar por falta de acessos #boato

By | 05/02/2016

Boato – Biblioteca online que disponibiliza centenas de textos, áudios e imagens será desativada por falta de acesso.

As facilidades dos tempos modernos (o nosso, não o de Chaplin) são praticamente incontáveis. Mensagens instantâneas, pessoas que vivem do outro lado do mundo mais presentes que nunca, bibliotecas e museus visitados com um clique. Com a tecnologia, quase tudo é possível.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Boato velho afirma que Portal Domínio Público deixará de existir

Boato velho afirma que Portal Domínio Público deixará de existir

No entanto, por incrível que pareça, as pessoas ainda não estão totalmente adaptadas às novidades do mundo digital. Segundo o alerta que está se espalhando pelos grupos do WhatsApp, o Portal Domínio Público, espécie de biblioteca online criada em 2004 pelo Ministério da Educação, será desativado porque as pessoas não o estão acessando. Confira o aviso:

Imaginem uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente: Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ; escutar  músicas em MP3 de alta qualidade; Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA, ARTIGOS CIENTÍFICOS e muito mais….Esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br.  Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.  Divulguem nos grupos.

Pois bem, como se não bastasse a evasão das pessoas em espaços culturais físicos, isso também está acontecendo na web, que absurdo! Sim, é mesmo, porque é mentira. Esse alerta é antigo, circula na internet há pelo menos oito anos e já foi até desmentido pelo Ministério da Educação.

De tanto que se propaga com frequência, a assessoria do Ministério da Educação se posicionou sobre essa história e tem publicado em seu site uma nota informativa sobre o assunto. Respondendo à pergunta, ‘O Domínio Público vai acabar?’, o texto esclarece que não há risco de que isso aconteça e que as informações sobre falta de acesso sequer são procedentes. Só em 2010, o portal recebeu 7 milhões de acessos, informam.

A quantidade de obras disponível na biblioteca online também não condiz com a realidade. Quando publicado o esclarecimento (em 2011), o portal já contava com 180 mil objetos disponíveis. Essa história tem até um ‘irmão’ parecido. Há alguns anos também corre a balela de que o Portal Capes será extinto, fato que o MEC também já desmentiu.

Ou seja, alerta falso, #boato mesmo, ainda que a história continue se espalhando. Enquanto isso nós divagamos – imagine um mundo em que as pessoas acessam o Domínio Público, ou se informam melhor, ou leem mais ao invés de inventarem mentiras na internet…

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Leandro Melito. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *