Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Policial vive dia de Chuck Norris e mata 10 suspeitos em São Paulo #boato

Policial vive dia de Chuck Norris e mata 10 suspeitos em São Paulo #boato

Boato – Um policial viveu um dia de Chuck Norris e matou, sozinho, 10 suspeitos durante uma tentativa assalto na cidade de São Paulo. O restante dos bandidos se rendeu.

“Dizem que, um dia, uma faca bateu no olho de Chuck Norris. A faca ficou cega”. Começamos o texto de hoje com uma frase sobre o astro dos filmes de pancadaria para dizer que o texto do qual vamos falar é tão verossímil quanto a “lenda criada sobre a lenda”.

Circula na internet uma notícia que aponta que um policial da cidade de São Paulo viveu um dia de Chuck Norris ao matar (sozinho) 10 bandidos após uma troca de tiros com 12 meliantes. O texto aponta que os sobreviventes se renderam: “Dez suspeitos foram mortos em um confronto com um policial militar na região do Morumbi, bairro nobre na Zona Sul de São Paulo, na noite deste domingo (18). Apenas dois criminosos sobreviveram ao incidente”, diz o início do texto.

A notícia, publicada por uma dezena de blogs “daqueles”, descreve o que teria acontecido: “O policial ativo, segundo relatos, saiu do veículo e conseguiu derrubar 10 dos 12 criminosos e os outros dois se renderam. Os suspeitos relataram que estavam planejando realizar uma série de arrastões no bairro e que tais crimes eram rotina na gangue e que tinham a intenção de executar os policiais em caso de abordagem”.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

No final, o texto aponta que o policial (que não teve o nome divulgado) “receberá uma medalha de bravura e será homenageado nesta segunda pelo incidente”. Junto com o texto, há fotos dos suspeitos mortos e do carro da polícia baleado.

Policial vive dia de Chuck Norris e mata 10 suspeitos em São Paulo?

A história se espalhou pela internet e muita gente ficou impressionada com o caso. Mas será mesmo que o Chuck Norris brasileiro conseguiu matar dez bandidos de uma vez? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Duas rápidas buscas pelo assunto já entregam a farsa. Ao buscar sobre a história do “Chuck Norris brasileiro”, descobrimos que ela surgiu em um site de notícias falsas. Para você ter ideia, é o mesmo site que criou a história da lutadora trans que matou uma mulher. Só isso já nos fez desconfiar que se tratava de um boato.

Ao buscar pelo primeiro trecho do texto, chegamos a essa matéria do Portal G1 de setembro de 2017. Na ocasião, dez bandidos foram mortos após confronto com equipes de policiais do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), da Polícia Civil. Ou seja, os 10 bandidos foram mortos. Mas o confronto não foi com um “Chuck Norris” e sim com diversos policiais. Outro detalhe: não houve prisão de suspeitos. Todos foram mortos.

Fizemos ainda uma busca pela imagem. A dos suspeitos mortos é do caso descrito acima. A do carro policial baleado é de uma troca de tiros entre a polícia e bandidos, também em São Paulo, só que no ano de 2010. Essa matéria do G1 aponta que ninguém foi morto na ação. 

Resumindo: apesar de muita gente estar comemorando o “feito do policial herói”, a história que aponta que um “Chuck Norris” matou dez bandidos de uma vez em São Paulo é falsa. É uma balela criada em cima de um fato antigo, que ocorreu no ano passado, e com imagens mais antigas ainda.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.