Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Pílula zumbi chegou ao Brasil #boato

Pílula zumbi chegou ao Brasil #boato

Boato – Vídeo feito pela polícia mostra os efeitos da pílula zumbi, a mais nova droga do Brasil, em mulher na cidade de São Vicente (SP).

Infelizmente, as drogas são um problema e uma realidade na sociedade. Enquanto muitos debatem qual é o melhor caminho para lidar com a questão, milhares (quiçá milhões) enfrentam diariamente o vício no Brasil. E a situação tende a piorar, de acordo com uma mensagem que circula na internet.

Um vídeo mostra o que seriam os efeitos de uma droga chamada pílula zumbi ou droga zumbi. A filmagem, que não será mostrada para preservar a identidade da pessoa, mostra uma mulher transtornada em um carro da concessionária Ecovias.

Junto à filmagem, mensagens apontavam que o comportamento da mulher era consequência da pílula zumbi, que a droga zumbi está assombrando a Europa e que, provavelmente, foi colocada no copo de bebidas dela.

Pílula zumbi chegou ao Brasil? Vídeo mostra efeitos da droga zumbi em mulher?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Obviamente, o vídeo se espalhou na internet rapidamente. Mas será mesmo que o vídeo é da mulher após consumir a pílula zumbi? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A primeira coisa que fomos procurar foi a origem do vídeo e descobrimos que o caso ocorreu na madrugada de 28 de setembro de 2017. Descobrimos também que a mensagem no Facebook erra em diversas informações.

De acordo com esta reportagem publicada no portal G1, a mulher foi encontrada na Rodovia dos Imigrantes em São Vicente “visivelmente alterada” (como é possível ver no vídeo). Porém, não foi apreendida nenhuma droga com ela (tampouco pílula zumbi) e a polícia também não falou nada sobre o assunto. A mulher foi levada para o hospital e liberada no mesmo dia, sem ferimentos. Como é de se esperar, ninguém diagnosticou pílula zumbi alguma.

Com tudo isso, já podemos chegar a um possível enredo. Após o vídeo viralizar (e aí não se sabe se é efeito do álcool, se a mulher tem algum problema ou se é efeito de outra droga), alguém relacionou o vídeo com drogas sintéticas europeias como, por exemplo, o Cloud Nine.

Só tem dois detalhes: como já explicamos aqui, o Cloud Nine não foi massificado por aqui (é mais popular em raves e não “colocado na bebida”, como, outras drogas que não vamos citar aqui) e nem causa “canibalismo” ou “transforma em zumbi”. Obviamente, essas informações não fazem o consumo da droga ser recomendado.

Voltando ao caso da mensagem (que, por sinal, tem as principais características de boatos), temos mais algumas imprecisões para apontar: não achamos, nem no exterior, qualquer link sério que chame alguma droga de pílula zumbi, o FBI é um órgão dos EUA e não da Europa e, obviamente, a mídia não iria deixar de falar de uma droga porque “é assustadora”.

Resumindo: o vídeo que circula online é real, porém não há nenhuma evidência de que a mulher consumiu alguma pílula zumbi para ficar daquele jeito. Infelizmente, temos uma grande gama de substâncias já conhecidas que pode deixar uma pessoa transtornada como a mulher da filmagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Renata colares e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.