45 mil pescadores recebem seguro-defeso em Brasília, DF #boato

Boato – Levantamento do governo Temer aponta que 45 mil pescadores receberam um salário mínimo por mês de seguro-defeso em Brasília e Distrito Federal.

Desde que assumiu definitivamente o governo, o presidente Michel Temer e sua equipe de ministros têm tentado levantar dados em relação a eventuais desvios em benefícios concedido pelos governos de Lula e Dilma.

Brasília tem 45 mil pescadores recebendo seguro-defeso, diz boato
Brasília tem 45 mil pescadores recebendo seguro-defeso, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

No meio dessa caça às bruxas para economizar recursos, um dado chamou atenção. Publicado no blog da jornalista do O Globo Míriam Leitão, uma declaração do ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, aponta que 45 mil pescadores recebem o seguro-defeso só no Distrito Federal. Detalhe: cidade tem apenas um lago: o Paranoá, onde, teoricamente, nem cabem 45 mil pescadores. Leia:

— Chutem quantos pescadores existem em Brasília? Chutem alto. Vocês não chegarão ao número: Brasília, que tem o Lago Paranoá tem 45 mil pescadores recebendo auxílio-defeso. Há outros ralos. Só numa primeira verificação o ministro Osmar Terra achou 10 mil fantasmas na Bolsa Família. Ao todo, achamos que poderemos economizar R$ 35 bilhões com o esforço de gestão para tapar os ralos — disse o ministro.

A informação apareceu no meio do texto, mas chamou tanta atenção que blogs a favor de uma política mais liberal e contra os governos ditos de esquerda publicaram informação com destaque. Leia um dos textos que circulam online.

Revisão exibe 45 mil falsos pescadores beneficiados e 10 mil fantasmas no Bolsa Família

Os números do seguro-defeso chamam a atenção. O benefício é concedido a pescadores que param as suas atividades na época da desova dos peixes. O levantamento identificou que em Brasília há 45 mil pescadores recebendo o seguro. É um número exorbitante para o distrito, que tem apenas o lago Paranoá e alguns rios.

Para ajudar a identificar e corrigir os vários tipos de ralos, o governo também está unificando cadastros e banco de dados.

45 mil pescadores recebem seguro-defeso em Brasília e no DF?

É claro que a informação chamou atenção na internet. Mas será mesmo que existem 45 mil pessoas recebendo auxílio-defeso no Distrito Federal? A resposta é não. Para você entender, vamos aos fatos.

Antes de tudo, vamos explicar o que que é o seguro-defeso. Em alguns meses do ano, pescadores são impedidos de realizar a sua atividade por questões ambientais. Em contrapartida ao impedimento, eles recebem um salário mínimo por até cinco meses por ano. O estado com maior número de beneficiários é o Pará seguido do Maranhão.

Em contrapartida, a Unidade da Federação que tem o menor número de pessoas recebendo o benefício é o DF. Agora uma pergunta para vocês. Quantos pescadores recebem o auxílio no Distrito Federal e em Brasília?

a) 45 mil
b) 22

Se você, assim como Eliseu Padilha, disse 45 mil, errou. Dados do Portal da Transparência apontam que, em 2015, 22 pescadores receberam o benefício. O total gasto foi de R$ 68.136,00. Fazendo uma comparação maldosa esse valor deve pagar mais ou menos os dois salários de um ministro do STF. Detalhe: se você olhar a região da atividade, vai ver que nenhum deles “pescava no Paranoá”.

É difícil dizer de onde saiu a informação de 45.000 pescadores. Se foi Osmar Terra que passou erroneamente para Eliseu Padilha, se foi Eliseu Padilha que passou erroneamente para o jornalista que fez a matéria ou se foi o jornalista da matéria que entendeu errado. O fato é que o número de pescadores em Brasília não passa nem perto dos 45.000.

Vale fazer uma ressalva: é fato que há denúncias que muitas pessoas recebendo o benefício ilegalmente no Brasil. Em 2015, o seguro-defeso acabou sendo suspenso para revisão. Cabe ao governo fiscalizar o benefício da forma mais correta. Cabe ao governo não errar nem para mais nem para menos os números.

Dito isso, podemos afirmar que o número de 45 mil é um pouco inflacionado da realidade. Dados do Portal da Transparência apontam que o número correto de pescadores em Brasília que recebem o auxílio-defeso é de 22.

PS: Esse artigo foi sugerido pelos leitores Cláudia Viegas e Lineu Santos. Se você quiser fazer sugestões de temas para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “45 mil pescadores recebem seguro-defeso em Brasília, DF #boato

    • 23/11/2016 em 10:32
      Permalink

      Concordo, nenhuma maracutaia seria colocada no portal da transparência, este que é totalmente manipulado!

      Resposta
  • 12/09/2016 em 13:40
    Permalink

    Gozado o sitezinho de boato é só a favor do PT?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)