Mentira: foram roubados coletes de agentes de controle da dengue

Boato – Bandidos roubaram uniforme de agentes de combate à dengue. Suspeita-se que material será usado em roubos.

Uma das doenças que mais preocupam os brasileiros é a dengue. Neste ano, cidades do interior de São Paulo estão sofrendo uma epidemia da enfermidade transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Tanto que estão sendo intensificadas as medidas de combate à dengue.

Materias de agentes de combate à dengue foram roubados, diz boato
Materias de agentes de combate à dengue foram roubados, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Porém, uma mensagem que tem sido compartilhada por WhatsApp tem causado um pouco de preocupação a moradores de algumas cidades do Brasil. A informação dá conta que o uniforme de agente de saúde que combatem a doença foram roubados. Isso significaria que ladrões poderiam entrar em casas disfarçados. Leia:

Gente muito cuidado.

Foram roubados coletes, crachás e bolsas de agentes endêmicos de controle.da dengue.

Suspeita-se de que serão usados para furtos em residências.

Distribuam para o máximo de pessoas possíveis e fiquem atentos. Repasse !!!!!”

Quem acompanha o Boatos.org sabe que essas mensagens compartilhadas com “todas as boas intenções” são, na maioria dos casos, falsas. O fato do texto não dizer em que local aconteceu o roubo, a data do ocorrido e ainda pedir o compartilhamento ao final são típicos de boatos.

Pois bem. Apurando na internet, descobrimos que o rumor se espalhou por cidades diferentes. Temos registros de matérias a respeito do boato nas cidades de Natal (RN), Piracicaba (SP), Limeira (SP), Uberlândia (MG), Araguari (MG), Primavera do Leste (MT), Fortaleza (CE) e muitas outras cidades.

Essa informação fez a gente chegar a duas hipóteses: ou é um boato que causou pânico em vários lugares do país ou há uma grande quadrilha especializada em roubos de materiais de agentes de saúde. Qual você acha é que a mais verossímil?

Se você falou a primeira, está completamente certo. Todos os links que mostramos acima desmentiram a história de que uma quadrilha estaria usando disfarces para assaltar casas. Por isso, pode deixar o agente de saúde entrar que a história é boato. É muito mais arriscado ficar à mercê da dengue do que ser assaltado por um agente de saúde.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)