Ladrões são atacados por marimbondos após roubo à mão armada #boato

Boato – Após realizarem um roubo à mão armada, ladrões fugiram para o mato e foram atacados por marimbondos. Foto mostra estrago feito pelos insetos nos assaltantes.

Não sei se vocês notaram, mas o assunto violência urbana está forte na pauta do debate público em 2018. Em meio à intervenção no Rio de Janeiro, morte de Marielle Franco e inúmeros casos de violência que assolam a população, um texto que circula online aponta para uma solução vinda da natureza: marimbondos.

De acordo com o texto que circula online, dois assaltantes se deram mal ao tentarem se esconder da polícia no mato. A mensagem aponta que eles foram atacados por marimbondos, presos e fotografados com o rosto todo inchado. “Após roubo à mão armada, ladrões fogem para o mato e acabam atacados por marimbondos. O Brasil que eu quero é um Brasil com mais marimbondos”, diz a mensagem.

Ladrões foram atacados por marimbondos após roubo à mão armada?

A foto dos suspeitos e a história se espalharam muito na internet. Mas será real a informação que aponta que eles foram atacados por marimbondos após tentar se esconder da polícia no mato? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Como é possível verificar, a história segue aquele roteiro básico das fake news: é vaga (não diz onde, quando, com quem ou exatamente o que ocorreu), alarmista, com erros de português e sem citar fontes (só faltou o pedido de compartilhamento). O modo que a história foi apresentada já nos deixou desconfiados da veracidade dela. Ao buscar pela origem da imagem, chegamos à verdade.

Ao contrário do que aponta a mensagem que circula online, a história não tem nada a ver com marimbondos. A prisão foi narrada com detalhes pelo site do jornalista Mario Prata (que cobre ocorrências policiais) e aconteceu na cidade de Aparecida de Goiânia (Goiás) no dia 24/04. Leia:

A equipe da viatura 8718, composta pelo sargento Nicolas e cabo Junqueira retornava da Delegacia de Capturas na altura do KM 21, pela BR 153, Setor Expansul em Aparecida de Goiânia, se deparou com um roubo em andamento sendo praticado a passageiros de um ônibus da empresa Real Distribuidora.

Dois pebas (criminosos ralés) estavam bastante machucados ao serem imobilizados e espancados por passageiros que não suportam mais a violência dentro e fora dos ônibus. Com os malacabados a PM encontrou um simulacro (arma falsa) tipo pistola, e um dos pebas usava tornozeleira eletrônica e vários antecedentes criminais.

Resumindo: ao contrário do que aponta a mensagem que circula online, os suspeitos da imagem não se esconderam no mato e não foram atacados por marimbondos. Trata-se de uma tentativa de assalto em um ônibus e as feridas no rosto deles são em consequência da reação de quem estava no coletivo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Ladrões são atacados por marimbondos após roubo à mão armada #boato

  • 29/04/2018 em 01:25
    Permalink

    Mas é sério que alguém pensou que fossem mesmo marimbondos os responsáveis pelos ferimentos? E não perceberam a ironia?… Ah, façam um favor… o último que sair, apague a luz. Pra mim, deu.

    Resposta
  • 28/04/2018 em 22:26
    Permalink

    Será que não entenderam que essa história de marimbondo é meme? Nem precisava desmentir o que, na verdade, é uma zoeira com esses vagabundos!

    Resposta
  • 28/04/2018 em 20:24
    Permalink

    Vocês devem estar de brincadeira em fazer uma matéria dessas. Todo mundo sabe que não foi marimbondo até uma criança de 8 anos. Nao precisa vir querer vitimizar bandido não. O dia que eles fazerem algum mal pra vcs ai vcs vão querer eles mortos. É sempre assim a hipocrisia da esquerda. E eu tenho ctza q esse site é de algum comunista

    Resposta
  • 28/04/2018 em 20:07
    Permalink

    Mas isto estava mais que na cara, foi uma sátira que fizeram, quem acreditou em marimbondo foi muito inocente. Isto é o que acontece quando a polícia é impedida de agir com os “direitos humanos” no pé dela. Justiça com as próprias mãos, é a terceira que vejo só este ano, e teremos muitas outras, parabéns aos que invertem os valores.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)