Joaquim Barbosa pediu intervenção para ministra Cármen Lúcia #boato

Boato – Por meio do Facebook, Joaquim Barbosa disse que ministra Cármen Lúcia deve, se confirmado crime, pedir intervenção no governo.

Já faz dois dias que o avião que levava o ministro Teori Zavascki caiu no mar. De lá para cá, a internet continua pipocando com novas histórias sobre o assunto. A última que apareceu cita o ex-ministro do STF Joaquim de Barbosa.

Joaquim Barbosa pediu intervenção para ministra Cármen Lúcia, diz boato
Joaquim Barbosa pediu intervenção para ministra Cármen Lúcia, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

De acordo com uma notícia publicada em blogs, Barbosa teria dado um recado, via Facebook, para a atual presidente do órgão, Cármen Lúcia. Ele falou que, se confirmado um crime, seria a hora de pedir uma intervenção (não se sabe se seria militar ou do STF no governo). Leia o texto que circula online:

Joaquim Barbosa: “Caso seja confirmado um crime, é hora da ministra Cármen Lúcia pedir a intervenção”. Um post na rede social facebook feito pelo ex-presidente do STF mostra que ‘a coisa’ é mais séria do que podemos imaginar. 

Na noite de ontem (19), Joaquim Barbosa emitiu sua opinião sobre o trágico acidente aéreo que vitimou o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato. “O que mais precisa acontecer para definitivamente nos conscientizarmos de que estamos sendo governados por criminosos? Em confirmado este crime, está mais do que na hora da Min Carmen Lúcia pedir a intervenção”

Joaquim Barbosa pediu intervenção para ministra Cármen Lúcia?

É claro que a história viralizou online e muita gente favorável à intervenção começou a apoiar o ministro. Mas será mesmo que ele pediu intervenção para a ministra Cármen Lúcia? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na verdade, não há muito o que falar. Não vamos citar os sites que deram as notícias (não vamos promover boateiros), mas tratam-se das mesmas páginas que espalham dezenas de boatos, são pró-intervenção militar e se dizem simpapolíticos mais à direita. Só de saber que a história vem de lá já dá para ficar com a pulga atrás da orelha.

Fizemos uma pesquisa e descobrimos de onde veio a história. De fato, há uma página de admiradores de Joaquim Barbosa. O post foi esse. Logo após a notícia ter sido republicada, os próprios administradores da página falaram o seguinte:

“Esta é uma FANPAGE e não um perfil pessoal!! Que acompanha e repercute desde o julgamento do mensalão todas as declarações do Min. Joaquim Barbosa e noticias relativas ao STF”. Este site de noticias ja foi avisado e sabe que se trata de uma fanpage. Ou agora a verificação das fontes não é mais prerrogativa do “jornalista” que publicou a noticia? 

Ou seja, não foi Joaquim Barbosa que falou a tal frase. Foi uma página do Facebook de “fãs” dele. O ex-ministro do STF não tem uma conta oficial no Facebook para se pronunciar. Barbosa emite as suas opiniões por meio de sua conta no Twitter. Sobre Zavascki, ele postou até o momento uma série de tuítes. Como é possível ver, nada sobre intervenção e nem recados para Cármen Lúcia. Leia:

Estou chocado e muito triste com a trágica morte do nosso querido Teori Zavascki. À família, minhas condolências e votos de solidariedade. Teori ascendeu ao Supremo quando eu exercia a presidência da Corte. Empossei-o no finalzinho de 2012. Era um juiz primoroso sobre o qual repousavam, nesse delicado momento por que passa o país, enormes responsabilidades. Eu tinha grande admiração pelo trabalho que o Teori vinha realizando no Supremo. Fará muita falta ao país, sem dúvida.

Resumindo: a notícia que aponta que Joaquim Barbosa pediu uma intervenção (seja qual for o tipo de intervenção que ele se refere) no governo é falsa. Surgiu de uma página que não é controlada pelo ex-ministro do STF.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 9331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Joaquim Barbosa pediu intervenção para ministra Cármen Lúcia #boato

  • 21/01/2017 em 21:59
    Permalink

    Aposto que esse boato foi disseminado pelo sargento Marcondes.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)