Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Idade mínima para tirar CNH vai passar para 16 anos #boato

Idade mínima para tirar CNH vai passar para 16 anos #boato

Boato – Agora, jovens interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem começar o processo com 16 anos.

É bem comum que os brasileiros queiram copiar algumas coisas dos amigos europeus e/ou norte-americanos. O jeans, o milk-shake, a boina, o chá das 5 e sabe-se lá o que mais, o fato é que estamos sempre sofrendo alguma influência de culturas estrangeiras.

Boato diz que idade mínima para tirar a CNH vai diminuir para 16 anos
Boato diz que idade mínima para tirar a CNH vai diminuir para 16 anos

E por falar nos norte-americanos, parece que uma novidade a la gringa está deixando muita gente empolgada por aí. Segundo uma informação que começou a circular as redes sociais no final de semana (18/02), agora jovens com 16 anos completos já podem iniciar o processo para retirar a CNH. É isso mesmo, igual nos States!

Com uma manchete em letras garrafais, a notícia tem se espalhado por aí da seguinte maneira:

A parti de abril a Idade mínima para tirar a CNH Vai passar para. 16 Anos.

Chocados com esse conjunto de informações complexas? Pois em outra postagem esse mesmo título vem acompanhado de uma longa notícia que comenta sobre a busca insana de jovens por autoescolas antes das grandes mudanças. Confira alguns trechos:

Apartir de Março de 2017. Idade mínima para tirar a CNH Vai passar para. 16 Anos.

São Paulo – A mudança nas regras para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), prevista para janeiro, está levando os candidatos à carta de motorista a uma verdadeira corrida às auto-escolas para conseguir o documento.

“As pessoas fogem do conhecimento, e isso é uma verdadeira ironia”, afirmou o presidente do Sindicato das Auto e Moto Escolas do Estado de São Paulo, José Guedes Pereira, ao comentar as alterações no procedimento para quem vai prestar o exame pela primeira vez. “Em vez de 30 horas-aula, serão 45, e o curso teórico vai aumentar cerca de 15%.”

Afinal, a idade mínima para tirar CNH vai passar para 16 anos?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quem chutou “não” para responder essa pergunta ganha um “certa resposta!”. Essa história é claramente uma mentira bem mal construída que visa nada além de enganar desavisados e ganhar dinheiro com cliques.

O título, mal escrito em letras garrafais que destacamos acima, está alocando na categoria “Portugal” de um site muito esquisito. Acontece que em Portugal a carteira nacional de habilitação não se chama CNH, é conhecida nacionalmente como “carteira de condução”. Se isso não bastasse, o site duvidoso também mostra o link de uma chamada idêntica – a única diferença é que anuncia a mudança para março ao invés de abril.

E mais, a outra versão que mostramos não tem relação alguma com qualquer mudança que diminua a idade mínima para tirar a CNH. Trata-se, na verdade, de um artigo publicado na EBC em 2008, comentando o aumento da procura de jovens DE 18 ANOS em função de modificações no processo da CNH. Mudanças na quantidade de horas-aula prática e teórica e, consequentemente, do preço, nada além disso.

Ah e só a título de curiosidade, a possibilidade de diminuir a idade mínima para os novos motoristas brasileiros é um assunto em pauta há alguns anos. Dois projetos de lei de 2010 e 2012 respectivamente foram sugeridos sobre esse tema, mas nunca passou disso.

Ou seja, as pessoas estão em polvorosa por uma mentira ridiculamente mal feita. Essa história de CNH a partir dos 16 anos é #boato total. E aos jovens, fica aquele conselho de vó: não se afobem tudo no seu devido tempo.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.